A Associação Paulista de Municípios (APM) entregou o Prêmio Governador Franco Montoro, durante o 65° Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto, na primeira quinzena de maio. O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2021. A análise das contas foi realizada em 612 dos 645 municípios paulistas que enviaram todos os dados ao sistema público.

“Receber esse prêmio no quesito de gestão demostra o planejamento orçamentário do município, tanto de orçamento e de custeio, as prioridades das políticas públicas garantidas. Ficamos felizes por estarmos no caminho certo”, disse a vice-presidente do COSEMS/SP e secretária municipal de Saúde (SMS) de Guararema, Adriana Martins, município vencedor na categoria Gestão.

O segundo lugar da categoria Gestão foi conquistado por Cravinhos. Para a diretora do COSEMS/SP e SMS de Cravinhos, Roberta Meneguetti, é uma satisfação muito grande, uma vez que os requisitos avaliados dentro do índice “gestao” estão de acordo com as legislações vigentes. “Sem contar o papel do chefe do executivo em conduzir uma equipe formada por diversos atores para fazer isso acontecer”, completou

A análise das contas foi realizada em 612 dos 645 municípios paulistas que enviaram todos os dados ao sistema público até o dia 27 de abril de 2023. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

Prêmio

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado para homenagear o patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o governo do estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.

O estudo continua nos próximos anos. Com o passar do tempo, a metodologia possibilitará determinar, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

O congresso contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e diversas autoridades politicas como: ministros, secretários, deputados federal e estadual, prefeitos e representantes dos 612 municípios participantes.

No oeste paulista, a cidade de Tupi Paulista foi premiada entre as cinco melhores cidades do Estado no Índice de Desenvolvimento Social. O prefeito de Tupi Paulista Alexandre Tassoni Antônio, participou do evento e recebeu a honraria.

Acesse os índices e resultados no link ao lado – https://www.apaulista.org.br/idm/

Confira abaixo a relação de vencedores do 1º Prêmio Franco Montoro:

Categoria Gestão
1° – Guararema
2° – Cravinhos
3° – São Pedro
4° – Carapicuíba
5° – Tabatinga

Categoria Fiscal
1° – Ilhabela
2° – Porto Feliz
3° – Santana da Ponte Pensa
4° – Cabreúva
5° – Lagoinha

Categoria Social
1° – Águas de São Pedro
2° – Uru
3° – Fernando Prestes
4° – Restinga
5° – Tupi Paulista

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASCOM APM

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.