O Brasil registrou 654 novas mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, segundo balanço atualizado divulgado nesta segunda, 22, pelo Ministério da Saúde. Com isso, o número total de óbitos pela doença chegou a 51.271.

  • 663 óbitos nas últimas 24 horas
  • 21.579 casos confirmados nas últimas 24 horas;
  • 51.271 mortes
  • 1.106.470 casos confirmados; (na sexta (19), o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos confirmados);
  • 571.649 recuperados (eram 549.386 até o último boletim do Ministério da Saúde, publicado às 18h45 deste domingo (21))

Em um dia, 21.432 registros da doença foram feitos no País, elevando o número total de casos confirmados do novo coronavírus para 1.106.470. Segundo dados do Ministério da Saúde, desse total, 571.649 (51,7%) representam os pacientes que se recuperaram da doença.

Reprodução

São Paulo é o Estado com maior número de casos confirmados da covid-19, 221.973, com 12.634 mortes. Em seguida, o Rio de Janeiro, com 97.572 casos e 8.933 óbitos; e o Ceará, com 94.158 confirmações e 5.604 mortes.

Últimas Notícias sobre o coronavírus pelo mundo 

OMS aponta recorde de 183.000 novos casos de coronavírus no mundo

O número de casos de coronavírus registrados no mundo em 24 horas marca um novo máximo, com mais de 183.000 contágios em um único dia, segundo a Organização Mundial da Saúde. O maior incremento (116.000) está localizado nas Américas. Os Estados Unidos se aproximam dos 120.000 óbitos, enquanto no Brasil já passam de 50.000. Na Alemanha, a propagação do vírus disparou após um surto da doença em um frigorífico  na Renânia do Norte-Vestfália. 

O novo coronavírus  já infectou mais de 9 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas seis meses após ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos por Covid-19 no mundo ultrapassou 469 mil vítimas. Por outro lado, mais de 4,4 milhões de pessoas já se recuperaram da doença.

Ao todo, o número de infectados pelo mundo se aproxima dos 9 milhões: são 8.970.977 casos confirmados e 468.589 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA). 

Veja os países com maior número de casos, segundo universidade: 

  1. 2.280.969 EUA
  2. 1.083.341 Brasil
  3. 591.465 Rússia
  4. 425.282 Índia
  5. 305.803 Reino Unido
  6. 251.338 Peru
  7. 246.272 Espanha
  8. 242.355 Chile
  9. 238.499 Itália
  10. 204.952 Irã

OMS encoraja aumento de produção e distribuição da dexametasona

A Organização Mundial da Saúde destacou hoje que, uma vez provado o potencial da dexametasona para salvar os pacientes mais graves com novo coronavírus, o momento é de aumentar a produção e assegurar que o medicamento seja distribuído em todo o mundo. “O desafio é aumentar a produção e distribuir de forma rápida e equilibrada a dexametasona, especialmente onde ela é mais necessária”, disse hoje o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O remédio é utilizado desde a década de 60 para outras doenças e é econômico, uma vez que não é necessária a licença para sua produção.

Governo de SP diz que interior teve mais casos de Covid-19 do que a capital pela 1ª vez

Projeto regulamenta situação de emergência para combater ...

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, divulgou que o interior do Estado ultrapassou a cidade de São Paulo no número de novos casos confirmados do novo coronavírus nesta segunda-feira. “É a inversão na lógica de que a capital era o epicentro da doença no Estado e significa uma atenção maior dos gestores públicos municipais”, comentou Vinholi. Segundo ele, o número de infectados registrados no interior foi 14% maior que a capital.

José Henrique Germann, secretário de Saúde, atualizou os números de São Paulo nesta segunda-feira. São agora, desde o início da pandemia, 221.971 casos confirmados e 12.634 óbitos pela covid-19 em São Paulo. A ocupação da UTI está em 65,6% no Estado, que representa 5.680 pessoas internadas em tratamento intensivo, além de 8.248 em enfermaria, entre confirmados e suspeitos. O índice de isolamento social no Estado ficou em 47% durante o fim de semana. Além de São Paulo, Santo André, Campinas, Santana de Parnaíba, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul, Santos, Valinhos, Osasco e São Bernardo do Campo foram as cidades que apresentaram os melhores índices de sábado e domingo.

“O número de mortes neste fim de semana diminuiu em relação ao anterior”, afirmou Carlos Carvalho, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus formado pelo Governo paulista. “Tivemos uma média de 270 óbitos por dia na semana passada, o que é menor que nossa projeção imaginada de 16.000 mortos até o fim de junho. Essa curva vai cair mais ainda porque aprendemos a controlar os casos de maior gravidade, e o uso de máscara e o distanciamento social foram o que possibilitaram esse controle”, concluiu ele.

Durante a coletiva, o secretário cobrou atuação dos gestores municipais e criticou prefeitos que adotaram medidas contrárias às estabelecidas nas classificações do plano estadual – foi o caso, por exemplo, da cidade de Marília.

“Momento de decisão com base técnica e não base política por esses municípios. (…) Momento de firmeza, de resiliência e de não ceder à pressão”, afirmou o secretário.

“O município de Marília, que nos notificamos ainda há pouco, para que apresente no estado o parecer da sua vigilância sanitária para não corresponder com o plano São Paulo neste momento, que o aponta como uma fase vermelha, e o crescimento de 137% de casos ao longo desse último período, 71% de internações e 40% de óbitos.”

Resumo do dia nas regiões de Bauru e Marília

Projetos na área da saúde buscam combater coronavírus — Rádio Senado

Gália registra o primeiro caso de Covid-19

Gália confirmou o primeiro caso de Covid-19

A prefeitura de Gália registrou nesta segunda-feira (22) o primeiro caso de Covid-19. Com isso, a cidade entra para lista dos municípios com casos confirmados no centro-oeste paulista. Além do caso positivo, a cidade monitora 5 casos suspeitos e 23 já foram descartados.

Torrinha registra duas mortes pela Covid-19 no mesmo dia

Balanço Covid-19 Torrinha

A prefeitura de Torrinha (SP) divulgou na noite de segunda-feira (22) dois casos de morte causados pela Covid-19 no município, que agora soma três mortes. O anúncio duplo foi feito quase uma semana depois do primeiro registro de morte na cidade.

O município tem agora 50 casos confirmados de coronavírus, além de outros 19 considerados suspeitos, à espera de exames. Segundo a prefeitura, 26 pacientes conseguiram se recuperar da doença.

Restrição do comércio em Botucatu

O Sindicato do Comércio de Botucatu (SP) se reuniu na última sexta-feira (19) e definiu novas regras de funcionamento para as lojas da cidade, respeitando as quatro horas estipuladas pela fase 2 (laranja) do Plano São Paulo.

A Justiça negou o pedido da prefeitura de permanecer na fase 3 (amarela) na última quarta-feira (17). No entanto, o município, que desde o último dia 1º segue decreto da prefeitura com regras da fase 3, recorreu da decisão e sustentou em sua ação que, com base em todos os indicadores de saúde na cidade, não seria justo regredir.

Enquanto aguarda a decisão da Justiça, Botucatu segue as regras da fase laranja. Agora, o comércio na cidade funciona das 10h às 14h, com um cliente a cada 10 metros quadrados. Além disso, todos os funcionários e clientes devem usar máscaras e álcool em gel.

Bauru registra 23ª morte por Covid-19 e publica novo decreto de flexibilização

A prefeitura de Bauru (SP) registrou nesta segunda-feira (22) mais um óbito provocado pela Covid-19, totalizando 23 mortes pela doença. A paciente é uma mulher de 73 anos, que apresentou início dos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no último dia 12.

Balanço Covid-19 Bauru

A cidade registrou 21 novos casos de Covid-19 e chegou a 929 disgnósticos positivos da doença. Há ainda 150 casos suspeitos, aguardando resultado de exames. Além das 23 mortes, há outras três sob investigação. Um total de 540 pessoas já se curaram da doença.

A prefeitura publicou no fim da tarde desta segunda-feira (22) um decreto que prorroga até o próximo domingo ( 28) a quarentena que restringe o funcionamento de comércio e serviços, e que passa a valer a partir desta quarta-feira (24).

Apesar de seguir na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo após a reclassificação promovida pelo governo paulista, a prefeitura de Bauru resolveu endurecer as regras desta etapa da flexibilização após a cidade registrar um preocupante avanço da pandemia de coronavírus. Em uma semana, foram registrados quase 400 novos casos e quatro mortes.

Além de manter as regras da fase 2, o decreto reforçou a proibição total de funcionamento de alguns setores, como academias, e funcionamento com regras endurecidas para outros, como lanchonetes e salões de estética, por exemplo.

Marília mantém regras da fase laranja,investigar nova morte suspeita por coronavírus e já tem 262 casos.

Apesar da reclassificação da região de Marília (SP) para a fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, a prefeitura decidiu que vai manter a cidade na fase 2 (laranja), com maior flexibilização das atividades econômicas.

Com essa decisão, Marília mantém válido o decreto que permite o funcionamento do comércio na cidade. Veja também a decisão tomada pelas prefeituras de outras cidades que fazem parte da região de Marília.

A Prefeitura de Marília irá investigar mais uma morte suspeita por coronavírus na cidade. Até o momento o município registra sete mortos confirmados, e com a nova ocorrência, investiga quatro óbitos – ontem eram três. Não foram fornecidos detalhes sobre este novo óbito que aguarda exames.

Segundo o novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22), foram confirmados mais quatro pacientes com Covid-19 e agora Marília contabiliza 262 testes positivos para a doença.

Outros 263 casos aguardam resultado dos exames e são considerados suspeitos. A cidade tem 25 marilienses internados, 15 aguardando resultado de testes para Covid-19 e 10 já confirmados.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.