As vendas em comemoração ao Dia das Mães nos shoppings devem crescer 7,6% este ano na comparação com 2022, aponta Pesquisa de Expectativas do Dia das Mães, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), feita em todo o País. A previsão é de que os shoppings devem movimentar cerca de R$ 5,7 bilhões em vendas durante o período.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 27 de abril de 2023 com o objetivo de entender as expectativas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, tíquete médio, entre outros indicadores, para a semana do Dia das Mães, que acontece entre 8 a 14 de maio. Para os shoppings ouvidos na pesquisa, 91% têm perspectivas positivas para a data.

A expectativa é que em 2023, o tíquete médio seja de R$ 198,00, valor igual ao registrado no Dia das Mães de 2022. Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa, encontram-se: perfumaria e cosméticos, vestuário, joalheria e calçados.

Sobre o fluxo de visitantes, 81% dos respondentes disseram que será superior em relação à 2022. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será em média de 8,9%.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. “A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo no Dia das Mães, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período”, comenta em nota.

Expectativa de crescimento no e-commerce para a data também projeta até 7%

family, child, holiday and party concept – smiling mother and daughter with gift box

O dia das mães é uma das datas mais importantes para o e-commerce, sendo uma comemoração que movimenta bastante o varejo no geral. No ano passado, o segundo domingo de maio já mostrava grandes resultados depois de um período de incertezas por conta da pandemia e seus desdobramentos.

Em 2022, o dia das mães chegou a um crescimento de 18% comparado a performance de 2021 e um resultado geral de aumento que variou de 3% a 5%.

A Voxus, AdTech de mídia programática especializada em smart displau de performance e awareness, realizou uma análise sobre a data, levantando os principais insights sobre o dia das mães. De acordo com os dados internos da empresa, a expectativa para o ano de 2023 no dia das mães é extremamente alta, com uma projeção de intensificação das vendas geral no e-commerce brasileiro na semana da comemoração, de 7 a 14 de maio, chegando a um aumento de 5 a 7%.

Os especialistas da AdTech ainda apontam que, no caso de marcas e empresas que investirem em ações direcionadas para o dia das mães em 2023, o crescimento é maior, com potencial de aumento em 30%. Segundo a análise dos dados internos da Voxus, os setores de maior destaque são vestuários, saúde e beleza, com grande foco em cosméticos e eletrônicos.

Esses números mostram que o mercado está se recuperando e os consumidores voltando ao hábito de consumo que tinham antes da pandemia, conseguindo adquirir itens não essenciais sem comprometer seu orçamento.

Essa liberdade de escolha possibilita também a compra de diferentes produtos para presentes e, outro motivo que pode causar os grandes números de vendas nesse ano, é a continuidade do comportamento do consumidor brasileiro de presentear diferentes pessoas em datas comemorativas. A esperança é que esse tipo de ação ajude a alavancar as vendas e comprove essa positividade do resultado prevista pelo mercado.

Em todo caso, um outro insight sobre o consumo no dia das mães em 2023 está relacionado às compras internacionais que vem passando por grandes mudanças, pois no início deste ano, o governo apresentou uma proposta para aplicação de taxas em todos os tipos de compras feitas em países estrangeiros.

Tal movimento pode desencorajar o público a recorrer a esse modelo de obtenção de produto, optando por compras nacionais frente aos artigos estrangeiros. Diante de todas as possibilidades, a esperança é que esse ano entregue a performance geral que 2022 prometia, inclusive durante o dia das mães.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.