Os estados do Sul podem registrar temperaturas negativas, mas os termômetros também devem cair bastante no Centro-Oeste e do Sudeste

Quem aguarda ansioso pelo tempo frio finalmente terá alívio neste final de semana. Com a chegada de uma nova frente fria ao estado de São Paulo nesta noite de sexta-feira (28), Marília terá a primeira queda na temperatura desde o começo do inverno.

A frente fria mais intensa do ano até agora vai derrubar as temperaturas no Centro-Sul do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um corredor polar pode levar as temperaturas para marcas negativas em algumas regiões do país.

Segundo a previsão do tempo pelo ClimaTempo, as temperaturas mais baixas devem chegar de forma mais brusca apenas no domingo (30), quando os termômetros devem atingir a mínima de 12°C. Enquanto isso, nesta sexta-feira (28) e sábado (29), o calor continua e as máximas ficam entre 29ºC e 31ºC.

De acordo com o Inmet, a ocorrência do corredor polar favorece a passagem de ar frio durante o inverno. São massas polares que vêm do Polo Sul em direção ao continente. Além de derrubar as temperaturas, elas também podem trazer chuva.

Nas últimas semanas, o frio esteve represado no sul do Chile e na Patagônia, na Argentina. Nesses locais, além de temperaturas baixas, houve grande acúmulo de neve. Com o corredor polar, esse frio agora conseguirá avançar até o Brasil.

A frente fria pode impactar até mesmo estados como Rondônia e Acre. Isso acontece porque a força da massa polar faz com que ela consiga passar entre os Andes e o Planalto Central, esfriando também o Norte do país, embora em menor grau.

Primeira queda na temperatura do Inverno de 2024

A chegada do frio, segundo o Climatempo, está associada a um grande ciclone extratropical acompanhado de uma forte massa de ar frio, de origem polar, que avança do Sul para o Sudeste do Brasil. Esta será a primeira queda acentuada brusca no Inverno deste ano.

“Esta frente fria vem para quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho, especialmente na faixa central do país. Durante este período, a umidade relativa do ar se manteve reduzida por vários dias, com algumas regiões registrando níveis muito baixos, abaixo de 20%”

E as chuvas?

Junto com o frio,Marília tem previsão de chuva para o domingo, conforme o InmeT (Instituto Nacional de Meteorologia). Na segunda-feira (1°), também há chance de pancadas isoladasA cidade está desde 27 de maio, ou seja, há 31 dias, sem registrar precipitação.

Veja como fica a temperatura para o final de semana em Marília

Segundo a previsão do tempo pelo Climatempo, em Marília as temperaturas máximas ficam entre 29ºC e 31ºC até sábado (29)A partir de domingo, os termômetros devem baixar em quase 10ºC, com máximas de 21ºC e mínimas de 14ºC.

Temperaturas negativas no Sul do país

  • A previsão é que os estados do Sul tenham geadas e até temperaturas negativas.
  • O frio mais intenso deve ser registrado nas regiões serranas entre domingo (30) e segunda-feira (1º).
  • Os termômetros também devem cair bastante em parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
  • Em São Paulo, por exemplo, a máxima na cidade deve ser de apenas 14ºC no domingo.
  • A mínima não passará dos 10ºC.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.