O resultado não poderia ter sido outro. Após a decisão tomada pelo Deputado Mariliense Vinicius Camarinha em assumir a liderança do Governador João Dória (PSDB) na ALESP ( Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ), a resposta do seu atual partido (PSB ) já era esperada, alias, já havia sido anunciada anteriormente.

O mesmo foi afastado oficialmente de todos os atos na casa legislativa representando o partido. A decisão atende a um pedido da direção estadual conforme consta no site oficial desde o dia 16 de abril, ou seja, um dia após a publicação da nomeação do deputado. Confira;

Deputado estadual Vinícius Camarinha é suspenso pelo PSB/SP

O deputado estadual Vinícius Camarinha foi suspenso pelo Diretório Estadual do PSB, após ter aceitado se tornar líder do governo João Doria (PSDB) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).  Segundo representação efetivada por um filiado, ao se vincular a um cargo de liderança do governo estadual, o parlamentar macula a imagem do partido e ignora a vontade popular dos eleitores do PSB.  Na decisão liminar, o presidente estadual da sigla, Márcio França, decidiu suspender as atividades partidárias de Camarinha, desligando o deputado da presidência do Diretório Municipal de Marília e das comissões parlamentares em que o PSB se faz representado, até que se conclua o processo disciplinar instaurado, que será remetido ao Conselho de Ética do PSB/SP.

Mediante a solicitação, o presidente da ALESP, deputado Carlão Pignatari publicou o veredito, mediante ao que rege a casa em seu regimento nestas situações, contemplando uma prerrogativa ética do partido, onde Vinicius Camarinha foi removido de forma delimitada das vagas em que ocupava em razão da proporcionalidade partidária nas comissões permanentes e temporárias da Assembleia, bem como, no Conselho de defesa das prerrogativas parlamentares.

O caso foi mais além, pois, em consequência de sua decisão, o Deputado Vinicius Camarinha foi desligado da presidência do partido na cidade de Marília e aguarda decisão do Conselho de Ética do partido em função do processo disciplinar instaurado. Confira com exclusividade a publicação oficial da decisão;

Relembrando todo o episódio

França nomeia Vinícius Camarinha para Secretaria Estadual - Notícias sobre  giro marília - Giro Marília Notícias

A noticia estourou como uma bomba nos bastidores políticos de toda a região. Conforme negociações de bastidores e posteriormente a indicação do governador João Dória, ou seja: o deputado mariliense Vinicius Camarinha, se tornou líder de governo na ALESP ( Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ) para defender fielmente propostas e projetos do tucano que conta hoje com uma enorme rejeição popular, embora, política seja como um nuvem, como dizia o saudoso e honrado Ulisses Guimarães.

Na ocasião, o impacto regional se deu ao fato de que, no ano de 2018, após perder a prefeitura para Daniel Alonso (PSDB) em 2016, Vinícius Camarinha foi novamente conduzido ao cargo de deputado estadual com votos importantes da região, no entanto, publicamente fazendo campanha para Márcio França e, até proferindo agressões verbais contra o então desafeto João Dória. Vinícius retornou para a Assembleia Legislativa já se tornando líder do PSB, posição agora ocupada pelo deputado Barros Munhoz.

Na ocasião o discurso do deputado exalava gratidão; “É uma honra ter recebido esse convite do governador João Doria para ser o líder do governo na Assembleia. Pretendo, junto com a Assembleia e com os deputados, construir um projeto de solução para as demandas e os problemas da nossa população. Essa relação é muito importante, o governador tem toda a disposição em dialogar e aperfeiçoar os projetos, em aprovarmos boas leis e mantermos essa boa relação entre o Executivo e Legislativo. Eu farei esse trabalho com muito afinco, muita dedicação e muito espírito público”

Após saber da decisão, o ex governador Márcio França já enviou um recado de forma oficial; “Assim que assumir oficialmente, serão suspensos seus direitos partidários. Liderar o governo mais decepcionante do estado de São Paulo deve ser um sacrifício tão grande, com um governador tão impopular, que nenhum deputado do próprio PSDB aceitou o encargo — declarou França após Vinicius Camarinha aceitar ser o líder de Dória na Alesp”.

Mas afinal, o que Marília ganhou com a decisão do deputado ?

TCE nega recurso e mantém multa a Vinícius Camarinha • Marília Notícia

Como já citamos na matéria alusiva a este fato na época, a decisão é uma incógnita para o futuro do deputado Vinicius Camarinha que após perder a reeleição para a prefeitura de Marília com um desgaste histórico, foi abraçado e acolhido por Márcio França que, ocupando o governo em 2018, chegou a nomear o mariliense na titularidade da secretaria do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.

Estranhamente, após eleito pelo PSB, começou a ter uma conduta meio questionável por quase sempre votar em favor de João Doria, do PSDB, na Alesp, sem com isso causar espanto ou questionamento por parte de Márcio França. Porém, com a efetivação de seu nome como líder do governo João Dória, o presidente estadual da legenda acabou despertando de vez a sua ira e revolta, manifesta na solicitação enviada a Assembleia Legislativa e ao Conselho de ética do partido que deverá em breve dar a sentença final.

Em Marília os grupos nas redes sociais ficaram divididos quanto à nova posição de Vinícius. Quem já apoiava politicamente a família Camarinha aplaudiu e acha que Vinícius terá condições de ajudar mais a cidade; e aqui elencamos algumas promessas não cumpridas desde a sua campanha de 2018, quando foi eleito graças aos votos obtidos na região, pois, se dependesse de Marília, com certeza não seria eleito, tamanho a sua rejeição que ainda não saiu da cabeça do eleitor, devido ao estado em que deixou a cidade.

Fato é que; com a liderança nas mãos, o mesmo detém um capital político invejável que poderá ser contabilizado tranquilamente em outras regiões do estado lhe garantindo a reeleição, caso não haja impedimentos jurídicos. Confira algumas das promessas pendentes até hoje;

  • Implantação da AME +
  • Casas populares para a população de baixa renda
  • A volta do comando da Policia Militar para Marília
  • Instalação de um heliporto para a implantação do helicóptero Águia da Policia Militar.

Já os situacionistas visualizaram como um verdadeiro tiro no pé, visto o enorme desgaste do governo Doria na pandemia da Covid-19 que gerou o desemprego para milhares de pessoas e a falência de muitos comerciantes, principalmente no setor de bares e restaurantes, sem com isso comprovar eficácia nas decisões do plano São Paulo, pois, os números não mentem em afirmar que o estado é o campeão nacional em mortes pela covid-19 e também em casos de contaminados.

Vinicius Camarinha se aproxima de governador e irrita grupo de Daniel •  Marília Notícia

Sem querer compactuar com o analistas apocalípticos de plantão, é bom lembrar que, o atual prefeito de Marília, Daniel Alonso pertence ao PSDB, embora já tenha confidenciado aos mais próximos que irá deixar a legenda que ainda conta com os vereadores Eduardo Nascimento e Evandro Galete e com o secretário de direitos humanos Wilson Damasceno. O que isto tem a ver ??? A decisão de Vinicius Camarinha poderá ter reflexos em um futuro bem próximo envolvendo a legenda tucana. É bom anotar…..

Ouvindo as partes envolvidas

Nossa redação manteve um contato com a assessoria do presidente estadual do partido, ex governador Márcio França que, prontamente nos atendeu e informou que no momento o mesmo está licenciado, sendo que o presidente em exercício é o ex prefeito Jonas Donizete, mas, que a posição do partido em relação ao fato está mantida e o caso realmente está sob análise da comissão de ética do partido que deverá tomar uma decisão a respeito se baseando no estatuto e regimento da sigla.

Por um outro lado, e dentro do nosso espirito democrático, mantivemos também um contato com a assessoria do deputado Vinicius Camarinha que, nos enviou a seguinte nota;

Nota
Tenho clareza absoluta de que aceitei o convite do governador João Doria para a liderança do governo na Assembleia Legislativa em nome pessoal e não em nome do partido. Aceitei por compreender que tenho algo a contribuir com o Estado de São Paulo, em especial, nesse momento de pandemia onde a necessidade de união impera.
E fiz isso pelo histórico de proximidade do PSB em São Paulo com o PSDB. Tendo o PSB ocupado o cargo de vice do governador Geraldo Alckmin e participado da aliança que elegeu João Doria prefeito de São Paulo.
E como uma decisão pessoal e não partidária, lógico que o partido tem o direito de tomar as medidas que entender convenientes. O que compreendo e respeito absolutamente.
Vinicius Camarinha Deputado estadual (PSB)

A grande expectativa mesmo, fica por conta do principal envolvido, ou seja o eleitor mariliense e de toda a nossa região. Mesmo que tenha realizado uma excelente poupança eleitoral, a cidade foi a que mais ganhou praças de pedágio sem qualquer reação mais enfática de Vinicius Camarinha. É a região que menos foi contemplada na área de segurança pública, basta checar o deficitário número de policiais em nossa cidade e a distribuição dos BAEP’s implantadas no interior paulista, como por exemplo Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba e outras. Como sempre costumava dizer o seu pai em discursos inflamados nas emissoras de rádio em uma época não muito distante; ” O Tempo é senhor da razão”.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.