Metodologia inovadora da Universidade de Marília desenvolve habilidades que os tornam aptos para atuar no mercado desde as primeiras aulas

A área de Tecnologia da Informação (TI) tem sentido o crescimento acelerado do mercado e, com isso, a necessidade de profissionais qualificados para suprir essas demandas. A Universidade de Marília (Unimar), reconhecida como um dos principais centros de formação em
TI no interior, acompanha esse avanço e segue investindo em formação de qualidade, por meio dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, resultando na alta empregabilidade dos acadêmicos desde o primeiro ano da graduação.

De acordo com o coordenador dos cursos na área de TI, prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, os diferenciais na formação dos acadêmicos Unimar têm gerado esse resultado. “A Instituição destaca-se por oferecer uma formação de excelência, capacitando os alunos a atenderem às exigências do mercado, motivo pelo qual os acadêmicos desde o primeiro ano já conquistam excelentes oportunidades”, conta.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a estimativa do setor é que até 2025 serão ofertadas 797 mil vagas, mas haverá a falta de profissionais qualificados, uma vez que todos os anos são formados 53 mil profissionais em cursos de tecnologia da informação, mas a demanda média anual é de 159 mil profissionais.

Os cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar têm desempenhado um importante papel no fortalecimento do setor em Marília e região, proporcionando a formação de profissionais altamente qualificados, por meio de metodologia que une a teoria à prática, em laboratórios com equipamento de ponta e aulas ministradas por profissionais atuantes no mercado.

Essa qualidade na formação resulta na alta empregabilidade, desde os primeiros anos de formação. Assim como a acadêmica do curso de Ciência da Computação, Emanuelly Vitória Freire da Silva, conta que assim foi com ela, começou como estagiária e logo foi efetivada. “Comecei a trabalhar em uma empresa para pegar experiência, logo depois comecei a desenvolver um chat e fui contratada. Percebo, agora, que são muitas as oportunidades, mas é necessário se esforçar para aprender e estar preparado para quando a vaga aparecer”, conta.

O acadêmico do curso de ADS, Pedro Henrique Alves Veloso, destaca também a oportunidade conquistada no início do curso. “Estou no começo da minha graduação, e mesmo assim, o curso de ADS na Unimar já influenciou a minha carreira. O estágio que comecei reflete isso, por ter o curso no currículo forneceu vantagem e auxílio para conquistar a vaga”, destaca.

Além da oportunidade de aprimoramento profissional, os acadêmicos que iniciam sua atuação na área passam a ter acesso a salários atrativos. Conforme dados da Brasscom, a média salarial pode chegar a ser 2,9 vezes superior ao salário médio nacional.

O acadêmico de Ciência da Computação, Vitor Henrique Pereira Araújo, conquistou o estágio e celebrou por poder ajudar a família a pagar a graduação. “Assim que entrei no curso o coordenador enviou vagas para estágio, fui no primeiro, o da Tray, e antes mesmo das aulas começarem havia conquistado uma oportunidade, isso está me ajudando muito no aprendizado e também na questão financeira”, conta.

Para Miguel Guarnetti de Moraes, acadêmico de ADS, a graduação foi primordial para sua carreira. “O curso foi e vai ser muito importante tanto para minha vida profissional quanto pessoal, o conhecimento é uma dádiva e que diferente do que o ditado fala, é para todos e não para poucos, só depende de você escolher receber ou não”, conta

“Esses números comprovam a qualidade da formação oferecida pelos nossos cursos, porque são construídos para desenvolver habilidades profissionais de excelência desde o primeiro semestre, permitindo que os futuros profissionais conquistem uma oportunidade, fazendo parte
desse processo de expansão tecnológica”
, finaliza o coordenador Caio.

Mais informações sobre os cursos de Ciência da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acesse: https://www.unimar.br/ .

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.