Sistema funcionará entre três cidades do Rio de Janeiro na rodovia Rio-Santos

Após meses de testes, o primeiro pedágio sem cancela do Brasil (Free Flow) na rodovia Rio-Santos (BR-101) teve data e preço confirmados na terça-feira (21), após ok da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O equipamento, que permite o pagamento do pedágio sem quaisquer cancelas, foi testado durante os últimos meses e aprovado pelo órgão.O pedágio passará a funcionar no dia 31 de março de forma definitiva. Confira abaixo mais informações importantes para o motorista que for usar a BR-101 a partir desse dia:

  • Entre 6h das segundas-feira e 18h das sextas-feira, a tarifa cobrada será de R$ 4,10 para carros de passeio. Fora desse período, ou seja, nos fins de semana e em feriados nacionais, o valor sobe para R$ 6,80;
  • Veículos comerciais terão o mesmo valor de taxa, porém, ele será maior dependendo do número de eixos. Ambulâncias, veículos oficiais, motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas não precisarão pagar;
  • A cobrança automática será realizada em três praças: em Paraty (RJ), no km 538Mangaratiba (RJ), no km 447 e Itaguaí (RJ), no km 414.

Formas de pagamento

A forma mais comum de se pagar o novo pedágio será por meio das já populares TAGs coladas no para-brisa dos veículos, de operadoras, como Sem Parar, Veloe, entre outras.

Por esse meio, o condutor receberá desconto na tarifa de 5% a 70% a depender de quantas vezes passar pelos trechos. A taxa virá na conta mensal do usuário, assim como já ocorre em outros serviços, como em pedágios comuns e estacionamentos.

Mas, para quem não possui a TAG, não há problema. As demais opções de pagamento são via WhatsApp, site ou app da CCR RioSP, via cartão de crédito ou PIX. Se o pagamento for realizado dessa forma, o sistema reconhece automaticamente a placa do veículo.

Tarcísio já havia anunciado seu desejo de cobrança automática e por km rodado em todos os pedágios de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta terça-feira (14), após a conclusão do leilão do trecho norte do Rodoanel, que a intenção é estender para todo o estado o modelo de pedágio “free flow” – em que a cobrança é automática e sem catraca – e também a cobrança proporcional aos quilômetros rodados pelo motorista.

As duas modelagens já estão previstas para todos os postos de pedágio que existirão no trecho norte do Rodoanel, que terá a conclusão das obras e sua administração, agora, assumida pelo fundo de investimentos Via Appia, vencedor do leilão que aconteceu nesta tarde na sede da B3, em São Paulo.

“Já podemos dizer que agora temos um cronograma [para a conclusão do Rodoanel Norte], que até o segundo semestre de 2026 deve estar pronto e funcionando”, disse o governador.

“E ele vem com novidade: o ‘free flow’ e o pagamento por quilômetro rodado. É algo que vamos implantar em todo o estado; vamos substituir todas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo.”

Tanto o free flow quanto a cobrança do pedágio proporcional ao quanto o motorista rodar são possíveis por meio de sensores e câmeras que reconhecem, por exemplo, a placa do veículo, ou por tags de cobranças automática, como o Sem Parar.

O sistema “free flow”, ou “tráfego livre”, em inglês, usado em diversos lugares do mundo, dispensa a estrutura das praças de pedágio e desafoga o trânsito das rodovias.

Evasão de pedágio dá multa

Assim como já acontece no sistema de pedágio tradicional, quem passar pelo novo sistema e não pagá-lo, receberá multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, bem como a necessidade de pagamento de multas e encargos pelo atraso na quitação da taxa do pedágio.

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