Os golpes financeiros na internet estão cada vez mais sofisticados, dificultando a segurança dos usuários de instituições financeiras. O resultado disso é o número significativo desse tipo de abordagens criminosas registradas no Brasil: foram 5 milhões de investidas, de janeiro a julho de 2022. Isso representa mais de mil tentativas de golpe por hora. 

Este dado expressa, ainda, um aumento de 97% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a empresa de cibersegurança PSafe.

O crime mais comum é a clonagem do cartão de crédito. Também são muito praticados o phishing, um golpe que faz com que pessoas compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartão, o golpe do pix, do WhatsApp e da falsa Central de Atendimento.

As vítimas são pessoas físicas ou jurídicas, geralmente abordadas por telefone, por aplicativos de mensagens ou por anúncios em sites e aplicativos.

Em Marília a realidade não é diferente e semanalmente ocorrências são lavradas com vítimas dos golpistas. Eis que a Policia não dorme não ponto e como diz o Delegado Drº Cléber Pinha Alonso, “Um dia a visita inesperada bate a porta”.

Na data de ontem terça feira (8) policiais civis do SIG da CPJ Marília realizaram ação policial para cumprimento de 9 ordens judiciais de busca e apreensão, expedidas pelo Juízo de Marília, por representação da autoridade policial. O objetivo era prender os integrantes da quadrilha.

Membros da Policia Civil de Marília se deslocaram até São Paulo para o cumprimento da ação. Foram localizados 5 dos alvos, na Capital do Estado, onde foram apreendidos material, incluindo máquinas de cartões, notebooks e celulares, utilizados na prática dos golpes. Confira abaixo a nota publicada pela assessoria de imprensa.

NOTA A IMPRENSA : Nesta data (08), em investigação de associação criminosa que aplica golpes com clonagem ou furto de cartões bancários, policiais civis do SIG da CPJ Marília realizaram ação policial para cumprimento de 9 ordens judiciais de busca e apreensão, expedidas pelo Juízo de Marília, por representação da autoridade policial. Hoje foram localizados 5 dos alvos, na Capital do Estado, onde foram apreendidos material, incluindo máquinas de cartões, notebooks e celulares, utilizados na prática dos golpes.

Ao final o responsável pela operação Drº Cléber Pinha Alonso postou em suas redes sociais; “O crime compensa? Acho que não. Tenta a sorte e espera, uma hora batemos à sua porta”.

DIRETO DO PLANTÃO DE POLICIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.