Marília é conhecida nacionalmente pelos escândalos envolvendo recursos da merenda das crianças em nossas escolas. Tal fato ocorreu em administrações passadas envolvendo ex prefeitos e milhões e milhões de reais enquanto as crianças passavam a sopinha rala e salsicha. Recentemente um novo capítulo voltou a se tornar público e culminou com nova visita dos homens da Policia Federal no gabinete do prefeitura municipal e na residência de um de seus homens de confiança que por sinal foi exonerado “as pressas” já prevendo o escândalo. Mais recentemente um novo parecer do TC ( Tribunal de Contas ) apontando carne vencida oferecida às crianças.

Enquanto isso, os telefones da redação do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, disparam com denuncias de servidoras e professoras nos relatando a precariedade dos alimentos, falta de frutas e outras barbaridades. Diante do exposto, voltamos novamente a discutir com a sociedade mariliense, principalmente com as mães de alunos, uma solução que foi apresentada em 2019 pela ONG MARILIA CENTENÁRIA. Eu sou Kaíto Junior, MTB 37.142, diretor proprietário da Editora Ponto a Ponto, responsável pelo referido Jornal e presidente da mencionada organização não governamental que discute modelo de gestões administrativas e políticas.

Em verdade, tal iniciativa partiu à partir do momento de estarmos cansados dos constantes escândalos envolvendo a merenda de nossos filhos desde desvio de verbas até o cardápio questionável que na ocasião chegou até o episódio de carne estragada. Resolvemos então ir a luta pela transparência e gestão eficiente na referida alimentação nas escolas. 

Chegamos na ocasião, a ensaiar uma visita a todas as unidades municipais da cidade  realizando um abaixo assinado para ser protocolado na  Prefeitura Municipal solicitando ao Gestor que, com maior brevidade possível fosse implantado em todas as EMEIS E EMEF’s do Munícipio o APLICATIVO PRATO ABERTO, uma plataforma digital que permite as Mães em tempo real acompanhar pelo celular, tablet ou computador a qualidade e o conteúdo da merenda oferecida aos seus filhos nas unidades escolares.

No entanto, fomos convencidos e nem tentar, pois, como já foi provado esta administração tem como modus operandi a gestão ditatorial que não aceita nenhuma sugestão com envolva a participação popular.

Para quem não conhece, a plataforma permite a interatividade via facebook e instagram com atendimento virtual. Sem duvida nenhuma é uma solução inteligente e, já utilizada em algumas escolas particulares e, em mais de 3000 escolas na capital paulista com sucesso inquestionável. A transformação Social começa com atitudes como esta que, visam a transparência.

COMIDA BOA NÃO TEM SEGREDO – UM POUCA DA HISTÓRIA

Um jeito fácil e transparente para todo mundo se nutrir de informação sobre o que é servido na Rede Municipal de Ensino.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em parceria com a Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), lançou em 8 de dezembro de 2017, o “Prato Aberto – Comida Boa Não Tem Segredo”. A ferramenta é resultado do primeiro Ciclo de Inovação do Pátio Digital, iniciativa de Governo Aberto da secretaria (patiodigital.prefeitura.sp.gov.br (Link para um novo sítio)).

A plataforma, que pode ser acessada em pratoaberto.sme.prefeitura.sp.gov.br (Link para um novo sítio), é projetada para funcionar em computadores e dispositivos móveis como tablets e celulares. A ferramenta permite a consulta dos cardápios por dia e por escola, com visualização no mapa. É a primeira vez que os cardápios são divulgados por unidade escolar — até hoje, modelos de cardápio por tipo de gestão eram publicados no Diário Oficial.

Além de facilitar a consulta dos cardápios, a plataforma permite a avaliação da qualidade das refeições e prevê interação com usuários via Facebook e Telegram, por meio de um assistente virtual, o Robô Edu. O Prato Aberto foi reconhecido como prática inovadora no setor público

Pátio Digital – O projeto, criado em parceria com a Unesco no Brasil, promove o uso da tecnologia e da informação em torno das políticas educacionais. O projeto atua em três eixos: transparência e dados abertos, colaboração governo-sociedade e inovação tecnológica. São disponibilizados dados para acompanhamento da sociedade, realização de encontros mensais e o uso da tecnologia para aproximar o poder público da população. Acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br (Link para um novo sítio)

Esta na hora de cessar as discussões inflamadas e os discursos demagógicos para se realizar algo de efetivo. Se você gostou da ideia, entre em contato conosco e nos auxilie nesta empreitada em prol de nossas crianças e da nossa tranquilidade.  Você Mamãe, abrace essa ideia,  pois,  a luta é nossa, mas a conquista será sua e principalmente de nossas crianças.

Este é o papel do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, desenvolver um jornalismo critico, mas, construtivo em prol da cidade e seus munícipes. Aqui, nossa redação é composta de profissionais que acima de tudo amam esta cidade e prezam pela transparência em todos os atos de uma administração municipal. JORNALISMO CONSCIENTE E RESPONSÁVEL.

“MARÍLIA CENTENÁRIA, pensando Marília, pensando você e a cidade que queremos”.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.