O poder exercido pela ala tucana no comando do estado de São Paulo na esfera executiva e legislativa é claramente imbatível, pelo menos foi o que ficou conotado após a votação de ontem na ALESP ( Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Após uma votação tranquila e esmagadora, o Deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), 61, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo no dia de ontem, segunda-feira (15), com 65 votos entre 94 deputados –resultado já esperado e que consolida o domínio dos tucanos na Casa.

Tudo pela manutenção da estratégia politica do poder que domina o estado já a décadas. Aliado de João Doria (PSDB), Carlão foi líder do governo nos últimos dois anos, quando atuou para aprovar projetos estratégicos para o Palácio dos Bandeirantes, como a reforma da Previdência, a extinção de estatais e o ajuste fiscal (o polêmico PL 529, que provocou aumento de ICMS).

Como já se era esperado, diante de seus posicionamentos e declarações, o deputado Vinícius Camarinha (PSB), que representa pelo direito do voto a cidade de Marília, votou sem pestanejar no deputado Carlão Pignatari (PSDB) e consequentemente apoiando a política adotada pelo Governador João Dória. Vale relembrar que, a ultima votação do nobre parlamentar ajudou a elevar a carga tributária no estado de São Paulo penalizando comércio, indústria, agronegócios e principalmente, quem esta na ponta final da corda, ou seja, o pobre consumidor que pode ter sido seu eleitor, depositando o sagrado voto da confiança.

Vinícius deixa secretaria estadual e fala sobre mandato, Dória e Justiça -  Notícias sobre giro marília - Giro Marília Notícias

A pergunta que fica no ar, diante da postura do nobre deputado e ex prefeito da cidade na gestão 2012 à 2016 que, por sinal saiu com enormes índices de rejeição, é justamente o que favorecerá Marília nos próximos anos com conquista reais ? Por esta razão, elencamos até algumas perguntas para a reflexão do mesmo que com certeza terá acesso a esta matéria através de sua eficiente assessoria de imprensa.

  • Será que ganhará um centro avançado da tão aguardada AME ?
  • Ganhara uma base para um heliporto para ações do helicóptero Águia da Policia Militar conforme prometido em campanha ?
  • Reconquistaremos a volta do Batalhão da Policia Militar ou a instalação de uma unidade do BAEP como ocorreu nas cidades polos de todo interior do estado, menos em Marilia ?
  • Com o fim da CDHU, irá conseguir conjuntos habitacionais para habitação de interesse social para as famílias carentes que moram áreas de risco ???
  • Conseguira firmar parcerias a exemplo de Lins, Lençóis Paulista e tantas outras cidades com investimentos do exterior que geraram milhares e milhares de empregos ?

Enfim a eleição de Carlão Pignatari, já era prevista em acordo entre os partidos, inclusive com a participação histórica do PT que já sinaliza uma união de forças para 2022 na disputa estadual e federal pelo executivo, até mesmo por sugestão do lendário Fernando Henrique Cardoso que, prega a união dos partidos no slogan ” todos contra Bolsonaristas”.,

O resultado acaba garantindo ao PSDB mais dois anos no comando da Assembleia. Desde 2007 ( 14 anos ), os presidentes da Casa são tucanos e, desde 1995 ( 26 anos ), ainda que com breves intervalos, o partido governa o estado. A hegemonia é criticada por opositores, que veem submissão do Legislativo ao Executivo. A politica tucana que recentemente presentou a região com lindas praças de pedágio, praticamente isolando a cidade e mais uma vez sacrificando a região.

Sem quaisquer chance de vitória, devido ao poder da famosa tarântula da maquina administrativa, o principal candidato da oposição, ligado à polícia e aos bolsonaristas, Major Mecca (PSL), teve apenas 16 votos. Já o isolado Carlos Giannazi (PSOL) obteve 4 e Sergio Victor (Novo), 5 votos. Estiveram presentes 90 deputados para homologar o processo eleitoral a festa tucana, mais uma vez.

Mesa diretora

Votação para novo presidente da Alesp nesta segunda — Foto: Reprodução

O deputado Wellington Moura (Republicanos) foi eleito vice-presidente da Alesp, tendo na segunda vice-presidência o deputado André do Prato (PL) e, na terceira, professor Kenny (PP).

Deputado Luis Fernando Teixeira (PT) foi eleito para a primeira secretaria e Rogerio Nogueira para a segunda..

Processos judiciais

Carlão Pignatari tem 61 anos e nasceu em Votuporanga, no interior paulista. Em 1994 foi coordenador da campanha de Mario Covas para o governo de São Paulo e, em 2000, foi eleito para o primeiro mandato como prefeito de sua cidade natal.

Em 2010 foi eleito pela primeira vez deputado estadual, cargo que exerce pelo terceiro mandato consecutivo, além de ser líder do governo na Assembleia Legislativa.

Já no cargo de deputado, Pignatari passou a responder a processos por improbidade administrativa na Justiça referentes ao período em que era prefeito de Votuporanga.

Foi acusado pelo MP de participar de fraudes em licitações junto a “Máfia do Asfalto”, e condenado a no “Escândalo dos Sanguessugas”, por supostamente direcionar licitações em benefício de grupo empresariais. Os casos ainda tramitam na Justiça.

Em 2017, a Justiça também condenou o parlamentar por improbidade, mas o caso terminou no ano passado com um acordo firmado entre ele e o Ministério Público. De acordo com este processo, a prefeitura de Votuporanga descumpriu uma determinação judicial que previa o fornecimento de remédios controlados a um idoso, que morreu.

Carlão substitui Cauê Macris (PSDB), também aliado de Doria e que esteve à frente da Casa por quatro anos. Cauê agora é cotado para assumir alguma secretaria estadual e também é lembrado para o cargo de vice em chapa tucana para o estado em 2022, visto que, agora, o governador João Dória já acena para a desistência da candidatura a presidência da Republica devido a volta ao cenário eleitoral do ex presidente Lula.

Dória já sinalizou que deverá disputar a reeleição ao governo do estado que agora já não sabemos informar com exatidão, se pode se apresentar ainda como o mais rico da federação, após a crise da pandemia e as medidas adotadas pelo mesmo.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO SITE G1

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.