A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta com previsão para esta quinta-feira (13) e sexta-feira (14) de ventos fortes no estado e ondas de até 4 metros no litoral paulista.

Há previsão de ventos fortes, de até 90 km/h, especialmente para a região metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, a região de Itapeva, a Baixada Santista, e o litoral norte. Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos, os ventos poderão atingir os 80 km/h, e no Vale do Paraíba, 75 km/h.

Também há a previsão de ressaca marítima para todo o litoral paulista, nos dois dias, com as ondas podendo atingir até 4 metros. “Diante desse cenário, recomenda-se evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurfe e kitesurf”, alerta a Defesa Civil.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, a formação das fortes rajadas de vento ocorrerá em razão da atuação, no Sul do país, de um ciclone extratropical. “Embora o ciclone extratropical traga chuva para o Sul do país, em São Paulo não serão registrados acumulados significativos”, informa o CGE.

Além da ventania, temperatura no final de semana em Marília pode chegar a 8ºC com sensação térmica de 6ºC.

São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) podem registrar mínima de 9°C, com sensação térmica de 7°C. Baixas temperaturas começam na quinta-feira (13).

Cidades do interior de São Paulo devem registrar mínima de 7°C entre quinta-feira (13) e domingo (16), segundo alerta emitido pela Defesa Civil. A sensação térmica pode atingir 4°C, obrigando os moradores a tirar os casacos e cobertas do armário.

Conforme o órgão, São José do Rio Preto e Araçatuba devem registrar mínima de 9°C, com sensação térmica de 7°C. Em Bauru, a mínima chega a 7°C, com sensação térmica de 4°C.

Já em Marília, os termômetros devem marcar mínima de 8°C, com sensação térmica de 6°C. Sorocaba, por sua vez, pode registrar mínima de 7°C, com sensação térmica de 5°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que já está avançando de forma continental pelo País ao longo desta quinta-feira, atingindo não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o País no decorrer do dia de hoje, quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa na Região Sul, no Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, extremo sul de Goiás e em São Paulo. A previsão indica a tendência de queda de 10°C a 12°C, com relação ao observado no dia anterior em áreas da Região Sul e de Mato Grosso do Sul, especialmente na temperatura máxima.

Na sexta-feira (14), o ar frio chega inclusive à Rondônia, além de se espalhar pela área central de Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo. Neste dia, o amanhecer será gelado na Região Sul com formação de geada. Há ainda, possibilidade de geada em pontos do sul de Mato Grosso do Sul.

No sábado (15), as condições para geada se mantém no Região Sul, extremo sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de atingir também áreas do sul de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, além do sul de Minas Gerais. A atuação do ar frio será rápida e, a partir da tarde de sábado, as temperaturas entrarão em gradativa elevação pelo centro-sul do País.

Ainda segundo o órgão, as temperaturas baixas são justificadas pela frente fria seguida por uma massa de ar frio. Portanto, é melhor separar os cobertores e edredons, além de claro, preparar uma bela sopinha para a refeição noturna. Bom final de semana. Brrrrrr

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.