A primeira fuga de um presídio de segurança máxima do país completa, nesta segunda-feira (19/2), seis dias. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson “Tatu” Cabral Nascimento, de 33, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na última quarta-feira (14/2) e seguem foragidos.

A força-tarefa para encontrar a dupla conta com cerca de 300 agentes federais e estaduais, helicópteros e drones. Apesar do esforço, apenas rastros e pegadas, roupas e restos de alimentos foram encontrados na zona rural. 

Fuga

Rogério da Silva Mendonça e Deibson “Tatu” Cabral Nascimento, vizinhos de cela, fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada de quarta-feira (14/2), através de um buraco na parede da cela.

De acordo com o Ministério da Justiça, o buraco foi feito na área da luminária da cela, que fica na parte superior de uma das paredes. O órgão desconfia que a fuga foi facilitada por funcionários de uma obra que é realizada no teto da prisão ou por servidores da cadeia que conheciam a dinâmica da reforma.

A primeira fuga de penitenciárias federais ocorreu 11 meses após audiências no governo, que abordaram o suposto rigor excessivo das cinco unidades administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A questão é que parece que a fuga acabou inspirando a bandidagem e incentivando a empreitada. Na noite da última sexta-feira, 16, ocorreu uma fuga em massa na Casa de Custódia de Pimenta Bueno – em Rondônia, resultando na escapada de 13 detentos. As circunstâncias exatas continuam sob investigação, com dois indivíduos já recapturados.

A Polícia Militar está intensificando esforços para recapturar os fugitivos e evitar possíveis incidentes. Uma grande operação, liderada pelo Ministério Público de Rondônia, através do GAECO e da promotoria local, com apoio da Polícia Militar e Penal, foi desencadeada.

A ação iniciou-se na madrugada, com policiais militares realizando varreduras na região próxima ao presídio e implementando medidas de segurança. Até o momento, três fugitivos já foram recapturados.

As buscas e diligências continuam, visando localizar e prender todos os detentos foragidos. A operação segue em andamento, com a cooperação de diversas autoridades locais para garantir a segurança da comunidade e a ordem na região.

MAIS UMA: 17 Presos Fogem De Penitenciária No Piauí

Dezessete presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina, no Piauí (PI), na manhã desta segunda-feira (19). O presidente do Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, disse que a fuga aconteceu provavelmente pela parte superior do prédio.

Em comunicado, a Secretaria de Justiça (Sejus) afirmou que as forças de segurança do estado estão em diligências para a recaptura dos foragidos e que, caso a população tenha informações sobre o paradeiro deles, o telefone 86 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM estão disponíveis para denúncias.

A Sejus disse também que as causas do ocorrido estão sendo investigadas através de procedimento administrativo interno. A Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez tem capacidade para 76 detentos e abriga, atualmente, 188 presos.

“Nas circunstâncias dessa fuga, eu não sei mais detalhes, mas pela informação que chegou, imagino que tenha ocorrido pela parte superior dos pavilhões, pavilhão B. Porque quebraram cadeado” disse Carvalho.

DIRETO DO PLANTÃO COM INFORMAÇÕES DE POLÍCIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.