A queda de quase sete hora registrada no WhatsApp, Instagram e Messenger na última segunda feira (4) pode ter sido a que mais gerou prejuízos financeiros para empresas e prestadores de serviços.

No entanto, os negócios que dependem dessas ferramentas podem ser ressarcidos por eventuais perdas, segundo a especialista em direito digital Patrícia Peck.

As empresas que tiveram prejuízos têm a possibilidade de ajuizar uma ação de ressarcimento de até 40 salários mínimos no juizado especial”, disse em entrevista  no final da tarde de ontem, terça-feira (5).

Uma das possibilidades para facilitar esse processo, explica ela, é optar por uma ação conjunta, que pode ser liderada por alguma associação setorial. Esse movimento, além de solucionar prejuízos pontuais, pode também ajudar a melhorar a regulamentação.

“Essas grandes empresas têm um grande impacto social, então vamos ter que desenhar regulamentações conjuntas para que haja um compromisso de medidas alternativas contra esse tipo de indisponibilidade”, diz.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.