A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu alerta para fortes chuvas que atingirão o estado de SP, com validade entre quinta-feira (23) e sábado (25). A passagem de uma frente fria criará condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.

Já para as condições de chuvas, nas regiões de Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva, Vale do Ribeira, 100mm. Nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, 110mm.

A Defesa Civil pede que os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações em evitar áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto.

Ainda segundo a Defesa Civil, as pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Tempestade da noite passada, provocou um rastro de estragos pela cidade e parte da zona oeste fico no escuro

Um problema começa a se tornar constante na capital nacional dos radares e multas, a falta de energia elétrica e suas oscilações em dias de chuva. Na noite de ontem, vários estabelecimentos comerciais foram obrigados a fechar suas portas mais cedo pela cidade por fala de energia. Cerca de 10 bairros na região do Jardim Bandeirantes e parte do Jardim Cavallari também ficara às escuras devido ao temporal no início de noite.

Apesar da chuva rápida, a mesma veio acompanhada de fortes ventos e provocou queda de árvores em alguns pontos. De ocorrências mais graves, no Jardim Virgínia, zona oeste, o banheiro dos fundos de uma casa foi destelhado. Já no bairro Alto Cafezal uma casa também ficou destelhada. Segundo o corpo de bombeiros, felizmente ninguém ficou ferido.

O apagão fez com que vários semáforos ficassem sem funcionamento, principalmente no Centro e zona oeste. Por conta da falta de sinalização, o trânsito ficou complicado em algumas vias, como a rua Bassan e avenida Tiradentes.

A população deve estar atenta às recomendações da Defesa Civil. Evitar áreas arborizadas durante a tempestade é aconselhável, devido ao risco de quedas de árvores. Além disso, é crucial não enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas, uma vez que uma lâmina d’água relativamente baixa pode representar perigos significativos. Ao ouvir trovões, é recomendado procurar abrigo imediatamente.

Para aqueles que residem em áreas de encosta, é fundamental observar os sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, inclinação de postes e árvores, e o escorrimento de água lamacenta pelo morro durante deslizamentos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.