De acordo com informações coletadas até às 14h de hoje (23), o Ministério da Saúde atualizou o cenário do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no país. O número de casos confirmados da COVID-19 subiu para 49.492 no Brasil, o que representa 3.735 novas confirmações registradas nas últimas 24h.

Agora, os óbitos chegam a 3.313 em decorrência da infecção respiratória, sendo 407 mortes registradas nas últimas 24h. Esse é o maior número de óbitos registrados pelo país, em um único dia, desde o aparecimento da epidemia em solo nacional, em fevereiro.

Atualmente, a taxa de letalidade da COVID-19 é de 6,7% nos pacientes infectados com o coronavírus. Nesse cenário, o estado da Paraíba apresenta a maior taxa, que é de 11,6%, já que dos 345 pacientes, 40 faleceram em decorrência da infecção.

Ainda segundo os dados compartilhados, individualmente, pelas Secretarias Estaduais de Saúde, os números de pacientes recuperados da infecção já chega a 26.573 pessoas. 

Casos do coronavírus no BR

Entre as regiões brasileiras, o Sudeste concentra o maior número de casos, com 51,7% dos pacientes da doença — o que representa 25.583 pessoas. Esse é o seu menor índice diário desde a primeira notificação do vírus. Em seguida na porcentagem de casos está o Nordeste, com 27%, ou seja, 13.381 infectados. Enquanto isso, o Norte registra 5.514 e o Sul contabiliza 3.191 casos. Em último lugar está o Centro-Oeste, que tem 1.823 casos.  

A seguir, confira a distribuição de casos e de óbitos pelo novo coronavírus entre os estados brasileiros:

A maior parte das notificações do Brasil, desde a chegada da pandemia ao país, está em São Paulo, que concentra 16.749 casos confirmados e 1.345 mortes. O segundo estado com mais casos é o Rio de Janeiro, que tem 6.172 confirmações e 530 óbitos.

Na terceira posição de casos confirmados está o Ceará, com 4.598 infectados e 266 mortes. Já o terceiro lugar em óbitos, é ocupado por Pernambuco, que registra 3.519 casos e 312 mortes.

Na federação, Tocantins é o estado menos afetado, com apenas 37 casos e duas mortes. Além dos citados, todos os outros estados brasileiros já registram casos e óbitos em decorrência do novo coronavírus.

Covid-19: curva de mortes no Brasil está mais rápida que na Espanha, diz estudo

Reprodução

O número de mortes decorrentes da COVID-19 no Brasil está aumentando a um ritmo mais acelerado do que na Espanha, quando o país europeu estava na mesma fase da pandemia, há duas semanas.

A conclusão é do Observatório Covid-19 BR, que reúne pesquisadores de sete universidades diferentes. O estudo, que teve como base os dados do Ministério da Saúde, mede a velocidade da doença no Brasil e a compara com a de outros países afetados pelo novo coronavírus.

A principal ferramenta de análise para afirmar que a curva de mortes no Brasil está mais rápida que na Espanha é o resultado do seguinte cálculo: quanto tempo o país leva para dobrar o número de óbitos decorrentes da Covid-19.

Reprodução

Na última terça-feira (21), o tempo de duplicação do número de mortos pela doença no Brasil era de 9 dias e 14 horas; na Espanha, esse mesmo número estava em 12 dias e 7 horas há duas semanas (quando o país estava no mesmo estágio da curva que o Brasil está agora).

Quanto mais baixo é esse intervalo de tempo, mais letal é a pandemia no país. Ou seja, por esse critério, o cenário no Brasil é pior que na Espanha, se comparados períodos correspondentes do avanço da doença.

Como é possível perceber, a comparação tem de ser feita a partir de datas diferentes porque a pandemia na Europa começou algumas semanas antes. Esse cálculo começa em cada país cinco dias após a décima morte registrada. 

Comparação do tempo de duplicação de mortes provocadas pelo novo coronavírus em cinco países: Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos e França; atualização em 22 de abril de 2020

Por esse cálculo, o Brasil está no 28º dia de pandemia, enquanto a Espanha está no 40º dia. Segundo os pesquisadores, o menor tempo de duplicação do número de mortes em países europeus (entre aqueles mais afetados pela doença) é o da França. Lá, o tempo é de 23 dias, na Itália é de 28 e na Espanha, 39.

O levantamento foi feito por especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Berkley (nos Estados Unidos) e Universidade de Oldenburg (na Alemanha).

Funcionários do Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria, em São Paulo, fazem uma emotiva homenagem à colega de trabalho Maria dos Santos, enfermeira que morreu vítima da covid-19, nesta quinta-feira.

Funcionários do Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria, em São Paulo, fazem uma emotiva homenagem à colega de trabalho Maria dos Santos, enfermeira que morreu vítima da covid-19, nesta quinta-feira.

As últimas notícias sobre o coronavírus no mundo.

Goiás confirma 403 casos da Covid-19; No Brasil número ...

Marrocos impõe um toque de recolher noturno durante o Ramadã

O Governo marroquino anunciou nesta quinta-feira a imposição de um toque de recolher noturno no país durante o mês do Ramadã, como parte das medidas das autoridades contra a pandemia de coronavírus. O Ministério do Interior detalhou que os restos permanecerão em vigor entre 19h e 5h (horário local), período em que será proibido sair de casa, exceto em emergências, conforme noticiado pelo canal de televisão marroquino Medi 1 TV. Ele também enfatizou que durante o horário de recolhimento também será proibido o trabalho, exceto nos casos essenciais em que as autoridades emitirão licenças de mobilidade.

França com quase 22.000 mortos

Os 516 mortos pela covid-19 de ontem para hoje na França fazem com que o total chegue em 21.856 vítimas. Faz 15 dias que o número de pacientes internados diminui diariamente.

Pela primeira vez, Itália tem mais curados do que contágios

O Governo italiano contabilizou de ontem para hoje 2.646 contágios da covid-19 e 3.033 curados; pela primeira vez desde o início da pandemia, o número de recuperados é maior do que o número de infectados no país. O total de contágios é de 189.973, enquanto os curados estão em 57.576. Os 464 novos mortos totalizam 25.549 falecidos pelo novo coronavírus na Itália. 

Países Baixos ultrapassam 4.000 mortos

São agora 4.177 pessoas falecidas pelo novo coronavírus nos Países Baixos, segundo atualização de hoje. 35.729 pessoas estão infectadas, das quais 19.158 ainda estão hospitalizadas.

Estado de São Paulo confirmou novo recorde de 211 vítimas da Covid-19 em apenas 24 horas.

Hospital de campanha Pacaembu

O Estado de São Paulo confirmou, nesta quinta-feira (23), 211 nova mortes por coronavírus em 24 horas – sendo mais de oito vítimas da doença por hora. Trata-se do recorde de óbitos em um dia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Estado atingiu a marca de 1.345 vítimas fatais da Covid-19 – na quarta (22), esse número era de 1.134.

Ainda segundo a pasta, são 114 cidades com pelo menos uma vítima do coronavírus, e 16.740 casos confirmados da doença, distribuídos em 256 municípios.

No domingo (19), São Paulo ultrapassou o número de mil mortos pela doença. Segundo a pasta, naquele momento havia pelo menos um óbito em 93 cidades, com prevalência na Grande São Paulo.

Confira o plantão das últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Lençóis Paulista registra primeira morte por Covid-19

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista divulgou nesta quinta-feira (23) a confirmação da primeira morte por Covid-19 na cidade.

O homem de 55 anos, tinha doença renal crônica e hipertensão e fazia hemodiálise três vezes por semana no Hospital Estadual de Bauru. Ele foi a Bauru no dia 15 de abril para fazer mais uma sessão de hemodiálise, apresentou sintomas gripais e já ficou internado.

O exame laboratorial foi colhido no dia 17 de abril e o resultado positivo saiu na noite de quarta-feira (22), após a emissão do boletim diário da prefeitura.

Barreira sanitária em Anhembi

A equipe de Saúde de Anhembi realizou na manhã de quinta-feira (23), uma barreira sanitária na entrada do distrito de Piramboia, onde distribuíram panfletos, fizeram orientação e aferição da pressão. Uma unidade também acompanhou a equipe para a necessidade de encaminhar alguém que apresentasse algum sintoma de Covid-19.

O município registrou o seu primeiro caso confirmado da doença nesta quarta-feira (22). Semelhante a outra ação já realizada em Anhembi, o objetivo é a conscientização da população sobre os cuidados necessários, sobretudo aqueles que integram o grupo de risco.

A medida tem o objetivo de conscientizar e inibir entradas desnecessárias no município, porém, não tem o poder de impedir a livre circulação das pessoas baseada na constituição federal que protege o direito de ir e vir.

Barreira sanitária orientou moradores em distrito em Anhembi

Terceira morte confirmada em Lins

A prefeitura de Lins confirmou mais uma morte por Covid-19 nesta quinta feira (23). Com o novo registro, a cidade contabiliza 3 mortes pela doença causada pelo coronavírus.

A cidade tem 16 casos confirmados de Covid-19 nesta quinta-feira (23). No boletim epidemiológico da quarta-feira (22), eram 9 casos.

Dos sete novos casos confirmados, dois foram pelo Instituto Adolfo Lutz, entre eles o óbito, e outros cinco foram resultados de testes rápidos.

Bauru tem mais 9 casos confirmados de coronavírus

O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde de Bauru nesta quinta-feira (23) revela que a cidade tem mais nove casos confirmados de Covid-19. No total, são 73 casos confirmados.

Outros 76 pacientes aguardam resultados de exames. Até agora 349 suspeitos deram negativo. O número de curados permanece em 20.

Bauru continua com seis óbitos confirmados por Covid-19 e outros três suspeito

Prefeitura de Marília divulga situação controlada sobre o COVID-19.

A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou no final da tarde desta quinta feira, um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Neste informe, destaca-se a redução dos casos suspeitos e internados, os casos descartados e o número estabilizado de vítimas confirmadas e também em óbitos em função do novo coronavírus. Confira abaixo:

48 casos suspeitos (aguardando resultados)
6 internados
122 descartados
13 casos confirmados
1 óbitos em investigação
1 óbito confirmado
10 casos curados

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.