Pode até parecer uma perseguição, mas não é. A prova disto é que at´e o departamento de jornalismo da TV TEM ( canal de TV aberta ) fez uma matéria a respeito do assunto entrevistando os pais de atletas que relataram as mesmas reclamações já publicadas pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA em publicações anteriores. Uma parte dos atletas de Marília que treinam no ginásio Neuza Galleti ou no pseudo centro especial de treinamento, localizado no poli esportivo Pedro Sola, sofre as “duras penas” para defender a cidade em competições estaduais, nacionais e até internacionais.

O motivo ainda não sabemos, e tampouco houve alguma manifestação ou nota por parte da administração municipal a respeito do assunto. O silêncio está provocando a ira dos pais dos atletas e a desmotivação em muitos que disputam competições importantíssimas com potencial de se tornarem novos atletas de destaque internacional a exemplo de muitos que por aqui passaram.

Neste último final de semana, uma equipe de 12 atletas partiu rumo a São Paulo com o objetivo de participar de mais uma etapa de competições promovida pela Federação Paulista de Atletismo. Na programação, disputa nas modalidades de 100, 200, 400, salto em altura, salto em distância, revezamento e arremesso de peso.

Mais uma vez, nossa reportagem foi acionada para testemunhar na manhã da última sexta feira (29) a saída dos atletas rumo à capital paulista para defender a cidade de forma honrosa. Ocorre que, para que isto ocorresse, foi necessário o empenho dos pais dos atletas para “locar um van” que possibilitasse transportar os atletas até o seu destino. Em outras palavras, para defender a cidade, se fez necessário a famosa “vaquinha” diante da estranha e vergonhosa omissão da secretaria de esportes e da administração municipal.

Em conversa com uma mãe de atleta, a revolta era clara; “É inacreditável o que acontece aqui em Marília. “Outras equipes com condições financeiras suficientes e de sobra para bancar os custos recebem total e apoio e concessão de transporte, mas os atletas em sua maioria considerados “sem condições financeiras” são menosprezados. Não temos diária para alimentação e muito menos para o transporte, enquanto os abastados são favorecidos com a maior facilidade”, concluiu.

Outro pai de atleta que preferiu não se identificar confirmou as declarações e ainda acrescentou ; “Isto é uma discriminação muito grande. Nós temos aqui, atletas de alto potencial que só não ganham mais conquistas por falta de apoio e investimentos. Parece que não há um critério técnico para avaliação e o atletismo de Marília só sobrevive pelo empenho e sacrifício dos atletas e a vaquinha dos pais para as despesas e as viagens”, comentou.

Ainda durante a produção desta matéria, conseguimos um contato com um casal de pais que acompanhou de carro a delegação até São Paulo. Segundo eles, a atleta Juliana Marconato havia conquistado medalha de ouro na competição, mas por devido a uma lesão na coxa e o tempo frio na terra da garoa, acabou ficando à 15 pontos do recorde sul americano que com certeza deverá ser batido por ela mesma no já próximo campeonato brasileiro, ISTO CASO CONSIGA APOIO PARA PARTICIPAR DA DISPUTA.

Nossa reportagem de forma exclusiva, teve acesso a cópia do documento que foi protocolado no “ganha tempo” com 30 dias de antecedência solicitando o transporte para a participação do evento, mas, que FOI NEGADO pela secretaria com a justificativa de estar fora do tempo hábil. ABSURDO.

Para acessar os resultados finais, basta acessar o link que segue abaixo da FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO.

https://atletismopaulista.com.br/resultado-paulista-sub-18-2022/#.YucKstZBsiM.whatsapp

ENQUANTO ISSO : Prefeitura de Tupã realiza solenidade de entrega dos novos Uniformes para equipe de Atletismo com a presença do mariliense Jardel Gregório.

Se em Marília a situação do atletismo está nesta situação, na Estância Turística da cidade de Tupã a realidade é outra. Na última quinta feira (28), ocorreu a solenidade de entrega dos novos Uniformes para equipe de Atletismo que representa o município.

A solenidade contou com a presença Ilustre, pela primeira vez em Tupã, do mariliense e ex atleta medalhista Olímpico e Mundial, no Salto Triplo, Jardel Gregório. Para o Prefeito Caio Aoqui foi uma alegria dupla, entregar novos uniformes para nossos atletas e recepcionar Jardel Gregório em na cidade que faz um belíssimo trabalho de investimento nos atletas.

Para o Sub Secretário de Esportes, Matheus Mendes também foi um momento ímpar conhecer Jardel e ao mesmo tempo, entregar os uniformes da equipe multi campeã, na modalidade de Atletismo. “Foi motivo de tietagem para todos os presentes”, disse o secretário.

A equipe recebeu camisetas e shorts de passeio/pódio, camisetas de competição , Agasalhos e bolsa para viagem. Para os técnicos de Atletismo de Tupã, Luis Alves e José Pedro, isso mostra o respeito que o atletismo da cidade conquistou no cenário. Estadual e Nacional. Abaixo foto da equipe de Tupã no almoço da equipe.

UM GRANDE DETALHE : O atleta mariliense acabou ganhando de presente um uniforme da equipe e outro da comissão técnica. Durante o discurso, Jardel Gregório de forma emocionada agradeceu pelo presente e reconhecimento e citou; “Para vocês verem a importância que a cidade de Marília dá ao atletismo. Aqui em Tupã eu me sinto lisonjeado em receber o uniforme da delegação e da comissão técnica, mas, até hoje eu não recebi sequer uma camiseta da minha própria cidade”. lamentou.

Conheça o Heptatlo no Atletismo

A prova do Heptatlo no atletismo é chamada de “provas combinadas”, o heptatlo é uma modalidade feminina e disputada nas Olimpíadas. Os atletas  devem demonstrar bastante versatilidade e um ótimo desempenho nas diversas provas que compõem essa modalidade do atletismo.

Heptatlo no Atletismo

O Heptatlo no Atletismo é uma modalidade nos Jogos Olímpicos que, que exige muito versatilidades das atletas, cuja competição é exclusivamente feminina, e é composta por sete provas combinadas.

As provas que compõem heptatlo:

  1. corrida de 100m com barreira;
  2. arremesso de peso;
  3. lançamento de dardo;
  4. salto em altura;
  5. salto em distância;
  6. corrida de 200m;
  7. corrida de 800m.

1º Dia de Provas no Heptatlo

São quatro provas disputadas no 1º dia de provas do Heptatlo:

  1. 100 metros com barreiras;
  2. Salto em Altura;
  3. Arremesso de Peso;
  4. 200 metros rasos.

2º Dia de Provas no Heptatlo

No segundo dia de provas do Heptatlo são disputadas três provas:

  1. salto em Distância;
  2. Lançamento de Dardo;
  3. 800 metros rasos.

Pontuação no Heptatlo

Os atletas do Heptatlo recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Regras do Heptatlo

As regras do heptatlo são as mesmas das modalidades que o integram.

DIRETO DO PLANTÃO DE ESPORTES

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.