Rui Costa foi confirmado na Casa Civil, Haddad na Fazenda, Flávio Dino na Justiça e Mauro Vieira nas Relações Exteriores

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira (09) os primeiros escolhidos para comandar ministérios em seu novo mandato como chefe do Executivo. O anúncio aconteceu no CCBB, sede da transição de governo, antes do jogo entre Brasil e Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo no Catar.

E como o assunto é futebol, se compararmos o anuncio de hoje, mesmo antes da diplomação, começando pelas forças armadas e deduzindo a forma estratégica das cabeças pensantes que cercam o petista, poderíamos dizer que o mesmo antecipou-se na jogada objetivando acalmar e apaziguar as forças armadas, se precavendo de qualquer ação ou qualquer uma das possibilidades de impedimento de posse comentadas principalmente por alguns jornalistas e outras pessoas em grupos de WhatsApp. Lula (PT) deve se encontrar com os futuros comandantes das Forças Armadas ainda na tarde de hoje sexta-feira (9).

Os militares vão ser levados ao encontro, que deve ocorrer por volta das 15h, por José Múcio, já confirmado no Ministério da Defesa e a quem Lula delegou a escolha dos comandantes. São eles:

  • Exército: general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção. É o mais antigo da tropa;
  • Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha;
  • Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica;
  • Comandante do Estado-maior das Forças Armadas: almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha.

Arruda e Kanitz são os mais antigos entre os oficiais mais graduados de suas respectivas Forças. Kanitz é o 2º mais antigo da Marinha. Só está atrás de Aguiar Freire, que irá para o Estado-Maior.

Ministros de Lula: veja quais são os nomes já anunciados

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT ), de forma estratégica começou a anunciar nesta sexta-feira (9) os nomes do primeiro escalão de seu futuro governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. Na lista inicial, foram definidos os chefes das seguintes pastas: Fazenda; Casa Civil , Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores. O governo eleito vem afirmando que o desenho da Esplanada dos Ministérios será similar ao do segundo mandato de Lula (2007-2010).

Fernando Haddad (PT) – Ministério da Fazenda

Fernando Haddad, anunciado ministro da Fazenda do novo governo Lula — Foto: Guilherme Mazui/g1

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad comandará o novo Ministério da Fazenda. A pasta será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Rui Costa (PT) – Casa Civil

Rui Costa, anunciado futuro ministro da Casa Civil — Foto: Divulgação

Atual governador da Bahia, com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. Costa é um dos principais aliados e articuladores de Lula.

Flávio Dino (PSB) – Justiça e Segurança Pública

Flávio Dino (PSB), anunciado ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula — Foto: Juliana Chaves

Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assumirá o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, é um dos nomes da esquerda mais elogiados por Lula entre os que conquistaram mandato.

José Múcio Monteiro – Defesa

José Múcio Monteiro, anunciado para comandar o Ministério da Defesa — Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (segundo mandato de Lula), José Múcio Monteiro foi escolhido para chefiar a pasta da Defesa, ministério ao qual estão vinculados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Ele é considerado um nome com bom trânsito entre militares.

Mauro Vieira (diplomata de carreira) – Relações Exteriores

Mauro Vieira, anunciado futuro ministro das Relações Exteriores — Foto: Filipe Matoso / G1

Ex-ministro das Relações Exteriores (governo Dilma Roussef ), atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Ytamarati.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.