Com o fim da primeira fase da Libertadores, cresce a expectativa para saber quais serão os adversários dos times brasileiros nas oitavas de final da competição continental. No próximo dia 5 de julho, a partir das 13h (de Brasília), a sede da Conmebol será palco do sorteio que vai definir os confrontos do mata-mata.

Os dois melhores times de cada grupo garantiram uma vaga. Ao todo, 16 clubes estão classificados para os playoffs da Libertadores 2023. Entre os brasileiros, apenas o Corinthians ficou pelo caminho e foi eliminado ainda na primeira fase. Internacional, Palmeiras, Flamengo Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG estão confirmados.

PALMEIRAS ARRASA OS SECADORES, AMASSA O BOLIVAR E SE CLASSIFICA COM A MELHOR CAMPANHA DA LIBERTADORES

O Palmeiras informa que lamenta o sofrimento dos secadores que, diante da dificuldade de torcer, vivem de secar, mas avisa que tudo seguirá igual, por isso pede que não chorem muito. O informe, imaginário, vem depois de mais uma exibição de gala do Verdão, metendo 4×0 e tomando o primeiro lugar geral da Libertadores do Bolivar.

O jogo inteiro foi uma grande exibição. O time entrou com Richard Rios no lugar do machucado Zé Rafael, mas pouco sentiu. Nos primeiros 20 minutos, nosso time sentiu a dificuldade de penetrar em um adversário bem fechado, mas aproveitou o tempo para estudar muito bem. Quando percebeu que era só acelerar, deslanchou com ataques rápidos, dominou totalmente o jogo, marcou logo, reinou em campo, virando 2×0, acabando em 4×0, fora o baile.

Os gols foram de Rony e Artur no primeiro tempo. E foi pouco. No segundo, Piquerez e Artur novamente. Foi pouco outra vez. Faltou, principalmente, o gol do Veiga, que acertou a trave, teve chances e fechou a partida com duas assistências de cinema. Vale comentar que Abel gostou tanto do jogo que só foi trocar no finalzinho, percebeu que o time jogava e se poupava e fez todos os titulares jogarem no mínimo 85 minutos.

O Verdão completou 5 vitórias seguidas, totalizando 15 pontos, 1º lugar geral pela 5ª vez nos últimos 6 anos (na outra foi o 2º rs), com o melhor ataque (16) e melhor saldo (10) disparados. O único que teve 5 vitórias.

Regulamento do sorteio da Libertadores

 Os 16 clubes classificados foram divididos em dois potes. Os times que se classificaram na liderança de seus grupos foram colocados no pote 1; os segundos colocados estão no pote 2. O único critério para o sorteio é que o primeiro colocado de um grupo precisa, necessariamente, enfrentar o segundo colocado de outro grupo. Ou seja, mesmo em potes diferentes, os times que estiveram no mesmo grupo na primeira fase, podem se enfrentar nas oitavas de final.

Pote 1

  • Palmeiras (1)
  • Olimpia (PAR, 2)
  • Racing (ARG, 3)
  • Boca Juniors (ARG, 4)
  • Athletico-PR (5)
  • Independiente Del Valle (EQU, 6)
  • Internacional (7)
  • Fluminense (8)

Pote 2

  • Bolívar (BOL, 9)
  • Flamengo (10)
  • Nacional (URU, 11)
  • Argentinos Juniors (ARG, 12)
  • Atlético-MG (13)
  • River Plate (ARG, 14)
  • Atlético Nacional (COL, 15)
  • Deportivo Pereira (COL, 16)

Quando serão os jogos das oitavas de final da Libertadores?

As duas partidas decisivas aconteceram no início de agosto.
Ida: 2 de agosto
Volta: 9 de agosto 

O que define o mando de campo na Libertadores?

Nas oitavas de final é simples. O time que ficou em primeiro lugar manda o jogo de volta em casa. Para as quartas de final e semifinal, é importante notar os números nos parênteses dos potes acima. Quem tiver o menor número tem o direito do mando de campo.

Gol fora de casa é critério na Libertadores?

Sendo simples e direto, a resposta é: não. Desde a temporada de 2022 a Libertadores excluiu o gol fora de casa como critério de desempate. Sendo assim, em caso de empate após os dois jogos de cada confronto, a decisão será nos pênaltis. A última vez que o que um resultado foi definido com a regra do gol fora de casa foi no duelo entre Palmeiras e Atlético-MG, na Libertadores de 2021. Naquele ano, os paulistas levaram a melhor depois de empatar em 0 a 0 no Allianz, e em 1 a 1 no Mineirão.

DIRETO DO PLANTÃO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.