Expectativa é aliviar rede hospitalar que atende 62 municípios da região e está com alta taxa de ocupação dos leitos. Segundo o governo do estado, investimento para os novos leitos foi de R$ 3 milhões.

O Hospital das Clínicas (HC) de Marília (SP) abriu 10 novos leitos de UTI para Covid-19 nesta sexta-feira (15). Agora, a capacidade de atendimento passou de 30 para 40 pacientes.

De acordo com o hospital, a expectativa é aliviar a rede hospitalar do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, que atende 62 municípios, com população estimada em 1,2 milhão de habitantes.

O aumento determinado e anunciado pelo governo do estado de São Paulo no final de janeiro exigiu a contratação de novos profissionais, locação de mais equipamentos e reorganização dos espaços de atendimento. Segundo o estado, o investimento foi de R$ 3 milhões.

Pink equalizer pattern background vector

Os equipamentos necessários, como respiradores pulmonares, monitores de parâmetros e bombas de infusão, chegaram nesta quinta-feira (4) no hospital, o que permitiu a abertura dos novos leitos.

Agora, o HC conta com 90 vagas para pacientes com Covid-19, sendo 40 para UTI adulto, dois para UTI pediátrica, 40 para enfermaria adulto e oito para enfermaria pediátrica. Na manhã desta sexta-feira (5), todos os leitos de UTI adulto, com exceção dos novos, estavam ocupados.

De acordo com a superintendente do HC Famema, Paloma Libânio Nunes, mesmo com a abertura dos novos leitos, é necessário seguir os protocolos de prevenção, já que os casos, mortes e internações estão aumentando.

“É um momento que realmente a gente tem que redobrar os cuidados que a gente vem sempre falando para não precisar utilizar leitos de UTI. […] Se continuar essa contaminação da forma que está, nenhum leito de UTI vai ser suficiente. A gente pode abrir, abrir e não vai ser suficiente”, alerta.

Por um outro lado, ainda se aguarda os outros leitos de UTI prometidos para o HU ( Hospital Unimar ).

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.