Centenas de pessoas, incluindo autoridades locais, regionais e estaduais estiveram presentes

Ela continua fazenda diferença em eficiência na gestão administrativa da Prefeitura Municipal de Pompeia, inspirando e provocando até inveja em administradores de outras cidades da nossa região.

Na última quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Pompeia, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizou a cerimônia de entrega das 40 casas populares do novo Residencial “Izabel Maria da Silva”. O evento contou com a presença de centenas de pessoas, autoridades municipais, representantes de municípios da região e do Governo do Estado de São Paulo.

A solenidade teve início com a chegada do Senhor Silvio Vasconcellos, Diretor Técnico da CDHU, que representou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Senhor Marcelo Branco e o Governador Tarcísio de Freitas. Em seguida, foram convidados a assumir um lugar de destaque os escalados para discursar, incluindo a anfitriã, prefeita Tina.

Durante os discursos, o representante do bairro, Senhor José Marcos da Silva, filho da homenageada, e a representante dos moradores do Residencial, Elizabeth Cristina, expressaram gratidão e destacaram a importância desse projeto habitacional para a comunidade local, em especial para as famílias que enfim realizaram o sonho da casa própria.

O Senhor Silvio Vasconcellos, em nome da CDHU, ressaltou o compromisso do Governo do Estado em promover moradias dignas e acessíveis à população e afirmou que o Residencial de Pompeia é um dos mais bonitos já entregues pela CDHU. Por fim, a Prefeita Tina celebrou a entrega das casas, relembrando toda a dificuldade enfrentada para que a conquista se concretizasse, devido a entraves até mesmo judiciais envolvendo a área, agradeceu muito a parceria do Governo do Estado, a atenção da CDHU, o apoio de diretoras da Companhia como Marcelo Hercolin e reafirmou o compromisso da Prefeitura em trabalhar em prol do desenvolvimento do Município.

Após os discursos, foram entregues simbolicamente algumas chaves aos moradores, seguido pelo descerramento da placa inaugural. A cerimônia foi encerrada com a visitação a uma das casas, guiada pela moradora Irene, proporcionando aos presentes a oportunidade de conhecer o resultado deste importante projeto habitacional.

A entrega das 40 casas populares do Residencial “Izabel Maria da Silva” representa um marco importante para a cidade de Pompeia, contribuindo para a redução do déficit habitacional e melhorando a qualidade de vida dos moradores beneficiados.

RELEMBRANDO : Acostumada a encarar desafios (descascar abacaxis), Tina Escorce quebrou um tabu de mais de 10 anos.

A história de Tina Escorce, que deixará saudades à partir de janeiro de 2025, foi marcada por momentos difíceis e superações, desafios e força descomunal para superá-los. Como diziam os antigos, se a vida lhe der um limão, adicione açúcar e faça uma limonada e se der um abacaxi, apenas descasque e faça um delicioso suco adicionando folhas de hortelã.

Na conquista para estas 40 famílias, que na realidade contempla no mínimo 150 pessoas, é necessário relembrar toda a sua luta para que o sonho desta população fosse realizado. Estamos nos referindo a um tabu de quase 10 anos herdado pela administração da prefeita Tina Escorce e que enfim, também foi quebrado e comemorado por todos. 

A solução para o problema antigo, iniciado em 2012, envolvia a antiga administração municipal, o Governo Federal e a financeira Cobansa, e foi constatado pela prefeita após reuniões com representantes do Governo do Estado de São Paulo. Era um verdadeiro abacaxi a ser descascado, mas para quem está predestinada a encarar de frente, era só retirar a casca.

Voltamos ao dia 13 de dezembro de 2021. Anteriormente o diretor de atendimento habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, e o diretor técnico, Aguinaldo Quintana, já haviam recebido na Secretaria da Habitação do Governo do Estado a prefeita Tina de Pompeia, que viajou até a capital especialmente para formalizar a solicitação para que a obra das 40 casas do Jardim Primavera, interrompida durante a antiga administração municipal, fosse retomada e concluída pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo.

Na referida data a prefeita Tina Januário anunciava em seu perfil de redes sociais mais uma importante conquista e vitória em prol da população. Relembre o teor de suas palavras no texto em que emocionava, a mesmo postou;

VITÓRIA! É OFICIAL! Acabamos de assinar o convênio com a CDHU para a obra das 40 CASAS DO JD. PRIMAVERA!- Em reunião no gabinete do Secretário de Estado da Habitação, com o diretor de atendimento habitacional da CDHU Marcelo Hercolin, e o diretor técnico Aguinaldo Quintana, o cronograma que nos foi passado é que a abertura da licitação pelo Governo do Estado deve ocorrer em janeiro e as obras da CDHU provavelmente terão início entre março e abril.- Estamos muito felizes por termos conseguido OFICIALMENTE a solução para esse problema antigo, que se arrastava desde 2012, por um impasse entre a antiga administração municipal, o Governo Federal e a financeira Cobansa.- Era uma das poucas coisas que não tínhamos conseguido resolver, porque não dependia de nós. Mas nunca faltou empenho. Fizemos muitas viagens, muitas reuniões, fomos a Brasília, a São Paulo, até que agora conseguimos. – Encontramos diversas barreiras jurídicas pelo caminho, um problema complicado causado muito antes de sermos eleitos. Mas felizmente, hoje temos essa ótima notícia para a população. O que era um sonho, o que nós tanto queríamos, agora é realidade. Em breve aquele local será visto com alegria e alívio, com sensação de dever cumprido.- E ficamos ainda mais felizes por saber que agora sim essas famílias terão casas com o padrão CDHU de qualidade e toda a infraestrutura necessária!

No dia 24 de Fevereiro de 2022, chegava a confirmação. Graças aos esforços da prefeita Tina Escorce, que realizou diversas viagens à Brasília e São Paulo buscando soluções para o impasse herdado de gestão anterior, e após diversas ações administrativas e jurídicas, Pompeia era contemplada oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo para ter o problema das casas inacabadas resolvido por meio de um investimento de mais de R$ 2 milhões e 700 mil, que envolvia a contratação de uma Construtora muito bem avaliada para retomar as obras e adequar todas as casas ao padrão CDHU.

Em reunião com os futuros moradores, mais uma vez mesclando a alegria com a emoção e em voz embargada ela relatava; “Hoje olhando cada um de vocês, eu me lembro da época em que morava em uma casa de madeira. Até os 8 anos de idade o meu maior sonho era por forro na casa, não era nem ter a casa. O Primavera vai ficar muito lindo, assim que acabar a construção a gente quer urbanizar, deixar aquele local bem mais agradável para todos vocês. Já começamos a melhorar com o parquinho, um pouco mais de iluminação, mas queremos fazer muito mais” finalizou.

E assim ela cumpriu mais um compromisso e venceu mais um desafio na luta pela melhoria na qualidade de vida dos pompeienses. De acordo com o projeto, nas casas foram realizadas a troca dos telhados, com estrutura metálica e cobertura com telha de barro, troca e instalação dos pisos cerâmicos, revestimento em azulejo no banheiro e na parede onde passam os canos da cozinha, instalação hidráulica e elétrica, troca das portas e janelas, além da pintura interna e externa padronizada.

Enquanto em Marília, a preocupação é gastar o dinheiro público com a produção de música em um momento de visível precariedade em todas as áreas da cidade, a administração municipal de Pompeia, sob a competente batuta da prefeita Tina Escorce, segue firme com o foco em obras que resultem em qualidade de vida para a população. Daqui a pouco não nos restará outra a medida, a não ser abrir a hasteg #vempramariliatina.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.