A deputada estadual Isa Penna (PSOL) registra na tarde de hoje um Boletim de Ocorrência por assédio sexual e uma denúncia formal por quebra de decoro contra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) da cidade de Botucatu. Na noite de ontem, durante sessão da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Cury se aproximou por trás da deputada, colocou e manteve as mãos em sua cintura, na altura dos seios.

Um vídeo público da sessão mostra o momento. As imagens mostram que a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário, quando Cury se aproximou por trás dela.

“Não é um lugar em que se encosta, muito menos em uma mulher”, afirma a deputada. Em nota, Arnaldo Jardim, presidente estadual do Cidadania de São Paulo, e Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, condenaram a ação: “Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas. A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher que nenhuma pessoa pode macular. “.

Além de Cury, o Cidadania possui apenas outro representante na Alesp, que também é homem.

Assédio Nas cenas, Isa Penna reage e afasta o deputado com as mãos. Ele, então, põe a mão sobre o ombro da deputada, que reage novamente. Os dois gesticulam e conversam com o presidente por alguns minutos, até que Cury se afasta. “Eu estava de costas, só senti a mão dele escorregar na minha lateral. No momento em que eu senti, virei e falei para ele: ‘Quem você acha que você é? Você está louco? Passar a mão em mim assim?’ E empurrei, tirei a mão dele”, relatou Penna.

Ativista feminista e militante contra a violência à mulher, a deputada diz ter se sentido violada. Segundo ela, um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão. Cury, de acordo com a parlamentar, “estava com muito bafo de uísque”. Depois que ela o afastou, conta, o deputado fez “cara de mal entendido” e pediu desculpas. Mas, pouco depois, diz a deputada, Cury e outros parlamentares estavam “rindo do assunto”.

Deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury na Alesp - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube

Penna, no entanto, destaca que esta não é “nem a primeira, nem a décima” vez em que ela passa por uma situação de violência por ser mulher. “O assédio verbal e psicológico acontece todos os dias comigo e com as deputadas negras”, diz. “Me sinto violada e exposta, mas me sinto forte porque sei que não estou sozinha”, afirma a deputada, que promete fazer uso do espaço como parlamentar para abordar o assédio que sofreu. Segundo ela, outras parlamentares, como as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, ambas do PSOL, também já foram assediadas no ambiente da Alesp.

“A conduta lamentável do Parlamentar se dirigiu, desta vez, a uma das Deputadas, mas coloca em risco a integridade sexual de todas as demais que estão no exercício de seu mandato. A conduta do Dep. Fernando Cury é ato de violência política de gênero e, portanto, um ataque direto à democracia”, diz a representação apresentada por Isa Penna ao conselho de ética da Alesp. “Não sabia sequer o nome desse deputado. Ele mal vai a Tribuna. Não foi um abraço porque eu senti a mão dele, ele pegou no meu peito. Fica nítido no vídeo a situação toda”, afirmou Isa.

“Constrangido” Após a divulgação das imagens, o deputado estadual Fernando Cury subiu à tribuna e se disse “triste e constrangido” com a repercussão do episódio, apesar de negar que tenha cometido qualquer tentativa de assédio. “Gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse. Eu nunca fiz isso na minha vida toda”, afirmou.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.