A Prefeitura de Pompeia e o DHS concluiu com sucesso a distribuição gratuita de máscaras para a população da cidade. A iniciativa visou prevenir a população e demonstrou claramente a preocupação da gestora para com os munícipes, justificando o seus altos índices de aprovação junto ao moradores.

A ação teve inicio na última quarta feira, dia 6 de maio, com uma distribuição em massa de máscaras de proteção contra o novo Coronavírus (Covid-19) para os moradores daquela cidade. Desde a ultima quinta-feira (07/5), o uso do item é obrigatório em todo o estado, conforme decreto anunciado pelo Governador do Estado de São Paulo, João Dória.

“Fizemos a compra de inicialmente dezenas de milhares de máscaras para proteger a população contra o novo Coronavirus. Começamos a distribuição pelos bairros José Januário, Lacombe, Tufic Baracat, Olmira, JK, Provence, Primavera e Flândria, e concluímos o trabalho na sexta-feira, chegando a todas as residências de Pompeia”, afirmou o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento.

Notícia - Saúde - Prefeitura de Pompeia

As máscaras seguem padrão do Ministério da Saúde e foram adquiridas com recursos próprios, ou seja, ela não esperou chegar recursos de Brasilia ou São Paulo para tomar a iniciativa em defesa de seu povo. Elas devem ser utilizadas de modo a proteger do topo do nariz até a cobertura total do queixo. As máscaras podem ser lavadas e reutilizadas.

“É importante que todos tenham a consciência de utilizar as máscaras com responsabilidade sobre a sua vida pela sua própria saúde e pela das demais pessoas. Nós fomos o único Município da região que distribuiu máscaras de excelente qualidade para toda a população. Também fomos o único Município a adquirir comprimidos de hidroxicloroquina em alta escala, para proteger ainda mais nossos moradores e não vamos parar por aqui. Vamos adquirir inclusive máscaras infantis de que nossas crianças vão gostar bastante. Há muito para ser feito, por isso, seguimos com as medidas de prevenção sem termos, até agora, nenhum caso suspeito ou confirmado de Covid 19 na nossa cidade”, pontuou a chefe do executivo.

Vale ressaltar que o uso de máscaras é obrigatório também nos transportes públicos e particulares, em instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.

Moradores agradecem a administração municipal por doação de máscaras em Pompeia

“Para alguns, o gesto pode parecer pequeno, mas o sentimento de gratidão é enorme”. A frase é do senhor Manoel de Souza Ramos, 60 anos, morador do bairro Primavera, feliz ao receber as máscaras que começaram a ser doadas pelo Governo de Pompeia a toda população, na quarta-feira (6). A ação é pioneira entre os municípios do estado, incluindo os de grande porte, e reflete todo o empenho da administração Tina Januário na prevenção ao novo Coronavirus.

Já o morador da rua Emilio Zamariolli, Albertino Maran, 63 anos, faz questão de afirmar que “seu agradecimento é feito em nome de toda sua família, seus vizinhos, da população em geral, que têm recebido máscaras reutilizáveis para o enfrentamento desta pandemia”. Para ele, essa é a crise mais difícil já enfrentada pelo país, da qual se recorda.

Moradora da rua Manoel Brasil Camargo, Almerita Leite de 74 anos, conta que chegou a precisar sair de casa para ir ao médico sem máscara durante a quarentena, apesar de ser parte do grupo de risco, por não ter tido acesso à proteção antes. Segundo ela, a visita do agente comunitário de saúde que entregou sua máscara gratuitamente foi tranquilizadora.  “A coisa está ficando cada vez mais feia nesse nosso mundo, e eu achei esta atitude fundamental para o momento em que vivemos. Agora já tenho a minha e fico mais tranquila porque às vezes eu preciso sair para ir ao médico em Marília”, comentou.

Márcia Teotônio, 55 anos, recebeu a sua máscara em casa e também elogiou as últimas ações da Prefeitura no enfrentamento ao novo coronavírus. “É uma ação positiva, com certeza, e de extrema importância. A gente precisa se proteger, e tem gente que não pode comprar. Nas farmácias uma máscara custa em média dez reais, por isso, é muito importante que todos tenhamos acesso a este objeto de prevenção, principalmente os mais vulneráveis”, disse.

A prefeita Tina Januário enalteceu o trabalho de todos que estão saindo de suas casas com a missão de ajudar ao próximo, desde os profissionais de Saúde, funcionários de farmácias, instituições financeiras, supermercados, mercearias, oficinas e demais serviços essenciais, e lembrou dos que estão em casa e dos que se dedicam em trabalhos voluntários.

“Precisamos da união de todos, pois só assim iremos derrotar o coronavírus e sair mais fortes e vivos disso tudo”, afirmou a prefeita, agradecendo a todos pela perseverança.

Além do combate ao coronavírus, a prefeita Tina Januário ainda pediu para que a população continue tendo bastante cuidado com a dengue. “Outro problema bastante sério nesta época do ano é a dengue. Infelizmente essa doença continua sendo uma realidade e nós não podemos, de maneira alguma, deixar de tomar os devidos cuidados, principalmente dentro de casa, onde nossos agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias têm encontrado criadouros com uma certa frequência”, completou a chefe do executivo.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.