Os produtos de 360 lotes tiveram a comercialização, distribuição e uso suspensos permanentemente; consumidores que tiverem um dos detergentes suspensos em casa devem contatar a empresa para ter o produto substituído gratuitamente
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de 360 lotes dos detergentes da marca Ypê. A decisão se deu por conta do ‘potencial risco de contaminação microbiológica’ dos produtos. A Ypê explica que apesar da mudança no odor, não há riscos à saúde humana, porém os produtos suspensos estavam fora dos padrões utilizados pela empresa.
A Anvisa explicou que os riscos de contaminação microbiológica são amenizados por dois fatores. O primeiro é fato de que o detergente é um produto destinado para limpeza de objetos e é enxaguável, por isso o contato com a pele é rápida. Além disso, quando o produto tem um alto nível de contaminação, suas características mudam. O mau cheiro e a turbidez são fortes a ponto de inviabilizar seu uso.
Por isso, o órgão explica que a suspensão dos lotes é uma medida preventiva. Inclusive, foi a própria Química Amparo, fabricante do detergente, que descobriu que os produtos estavam fora do padrão de qualidade. A empresa recebeu diversos relatos de consumidores sobre o mau cheiro e turbidez em várias versões do produto.
Após as reclamações, a empresa realizou uma análise interna e descobriu que os lotes não estavam dentro do padrão de qualidade utilizado. A Química Amparo, então, comunicou a Anvisa sobre o problema, conforme determina a regulamentação sanitária. Segundo o órgão, esse tipo de ação é chamada de “recolhimento voluntário”.
A Anvisa, então, determinou a suspensão permanente da comercialização, distribuição e uso dos lotes defeituosos. Isso significa que os produtos devem ser recolhidos pela empresa. A Ypê afirma que os consumidores que tiverem algum detergente dos lotes da lista (veja abaixo) podem pedir a substituição gratuita do produto por um novo exemplar. Os clientes devem ligar para o SAC ou para o telefone 0800-130-0544, ou mandar um e-mail para sac@ype.ind.br.
DIRETO DA REDAÇÃO