Eis que estamos a véspera de mais um processo eleitoral onde os rumos do país e do estado serão decididos na urna de acordo com a vontade do eleitor que sempre surpreende na hora de digitar as teclas. Em verdade ficamos a vontade para dizer que o voto tem consequências e o pior, duram por intermináveis 4 anos. Basta relembrar de 2018 até os dias de hoje o que nossa Marília e região ganhou dos pseudo representantes.

Pior que isto é a certeza de que esta é a eleição mais importante da história, não só para o Brasil e o estado de São Paulo, mas, também para a cidade de Marília. Podemos dizer que principalmente para o município que já tem cerca de 204 mil eleitores e, que pelo menos 130 a 150 mil devam comparecer às urnas para o exercício sagrado da democracia.

No entanto, é bom lembrar que os 70 deputados federais que representam o Estado de São Paulo na Câmara dos Deputados, em Brasília, só estão lá porque uma parte considerável do eleitorado mariliense confiou seu voto a eles. Levantamento elaborado pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA junto ao TSE, aponta que o eleitor mariliense não valoriza as candidaturas locais para o congresso nacional, preferindo confiar a representatividade política da cidade para candidatos de fora, que na maioria das vezes nunca pisaram por aqui e nunca pisarão.

Ao todo na última eleição, realizada em 2018, foram 67.233 votos, ou seja; quase 70 mil votos jogados para candidatos que não residem na cidade e só lembram da mesma em período pré eleitoral enviando emendas que o município tem direito. Para dizer a verdade, conta-se nos dedos os que assim o fazem, pois tem aqueles que receberam 8, 10 e até 12 mil votos e não enviaram sequer R$ 1 real ou pelos menos um video de agradecimento ao eleitor. QUE SIRVA A LIÇÃO…

O mariliense apanha e não aprende que para mudar a história politica da cidade o embate tem que ser decidido aqui, ou seja: entre os candidatos daqui, afinal, 70 mil votos é muito mais voto que o próprio prefeito Daniel Alonso obteve na eleição de 2020 ( 55 mil votos ). Com esta somatória, é possível, dependendo da legendo eleger um e até dois deputados federais com residência fixa na cidade. É bom repetir, com endereço “real” na cidade e não simplesmente um escritório político para atendimento.

DE MARILIA POR MARILIA : Candidaturas a Deputado Federal

As convenções para decidir os candidatos para Deputado Federal começaram no dia 20 de julho e se estenderão até o dia 05 de agosto. O primeiro partido a realizar foi o Patriotas em evento realizado no hotel Intercontinental, em São Paulo, lançando o nome de Juliano da Rádio Campestre que na eleição para prefeito disputou a eleição pelo PRTB e em 2018 disputou pelo Solidariedade do Deputado Paulinho da Força.

Na mesma data, porém na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o PT lançou o nome do professor Juvenal Aguiar para deputado federal. Já o Republicanos lançará o nome do policial militar Renato Taroco para deputado federal. A convenção do partido será no dia 30.

A grande surpresa foi o lançamento da pré candidatura da ex modelo, ativista da causa animal e educadora física com especialização em crianças especiais, Paula Tosin, que sai candidata pela primeira vez neste ano pela sigla do PSC. A homologação da candidatura será no próximo sábado (30 ) também na capital paulista. Paula possuí laços de amizade com a prefeita de Bauru, Suellen Rosin e estará fazendo dobradinha com a mãe da prefeita, Lúcia Rosin, além de outras. Uma caravana está sendo organizada para este dia. Paula Tosin (PSC) é a primeira mulher a sair candidata a Deputada Federal pela cidade de Marília e pode quebrar um tabu histórico em uma cidade que tem como tradição uma politica tipicamente machista e conservadora sem espaços a grandes cargos para mulheres.

Nossa reportagem não obteve acesso a agenda do candidato Hélcio Freire (NOVO), que sairá candidato pelo partido NOVO. Hélcio é o ex secretário de obras do governo Daniel Alonso e se desligou da administração após um desentendimento com um dos principais assessores da administração do gestor expertise. No entanto o espaço está aberto para sua divulgação.

Já o deputado Federal Vinicius de Carvalho ( Republicanos ), possui escritório de atendimento na cidade, a exemplo do ex deputado Walter Ihoshi (PSD) que tenta voltar ao congresso nacional. Os demais são apenas paraquedistas que aparecem apenas para pegar o voto e desaparecem. INFELIZMENTE. Por esta razão, o eleitor tem tudo para mudar o cenário e deixar a disputa no ringue da própria cidade, digo na urna.

DE MARILIA POR MARILIA : Candidaturas a Deputado Estadual

Se para deputado federal existe um menosprezo para os candidatos da cidade, com relação a disputa por uma cadeira na assembleia legislativa do estado de São Paulo não é diferente. O histórico ao longo dos processos eleitorais se repete com milhares de votos sendo distribuídos de forma bondosa a deputados de outras regiões que sequer conhecem a cidade que tanto carece de recursos.

A consequência é o que presenciamos hoje; uma região cercada de presídios e uma cidade também cercada de pedágios por todas as entradas, seja pela BR-153 ou SP-294 ou SP-333. Sem contar que perdemos quase todas as regionais e não conquistamos nenhuma AME+ e tampouco um BAEP da Policia Militar. Como sempre dizemos, o voto errado tem consequências graves para toda a população. Por esta razão, o eleitor terá um papel importante de votar consciente pensando no seu bairro e na sua cidade.

O primeiro nome que surge é de Thiago Zani, que terá sua candidatura homologada pelo Solidariedade para a disputa como candidato à uma cadeira na ALESP. A convenção do partido será no dia 30 de julho, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo. Na sequência temos o Drº Ricardo Paoliello que é pré candidato pelo PTB, e com homologação da candidatura também no dia 30 na capital paulista juntamente com o convenção do Republicanos.

A empresária Regiane Mellos ( União Brasil ) também é outra surpresa dentro deste processo eleitoral e mais uma mulher na disputa. Até a publicação desta matéria não conseguimos contato com a mesma para saber o dia exato da convenção de homologação que deverá ser realizada em São Paulo.

Correndo no páreo aparece também as candidaturas de Marcos Kohlmann que foi candidato na última eleição na disputa do executivo municipal de Marilia pelo PSL, mas, que por razões ainda não bem esclarecidas para os veículos de imprensa, acabou se retirando do pleito sendo substituído posteriormente. Kohlmann será candidato pelo PMN após a homologação realizada na convenção de seu partido.

Outra grata novidade é a candidatura do jovem Rafael Amadeu, irmão do conhecido Marcão Amadeu que chegou a ser suplente de vereador em eleições passadas. Rafa, como gosta de ser chamada, é pré candidato à uma cadeira na assembleia legislativa de São Paulo pelo PDT e sua homologação deverá ocorrer nos próximos dias.

O ex vereador Roberto Monteiro, volta a ativa pelo PSB que agora está sob nova direção e já foi anunciado como candidato a deputado estadual. Por ultimo, por enquanto, temos a candidatura de Everton Belasco (PRTB) que também irá tentar uma das 94 vagas da ALES´P. Nossa reportagem também não conseguiu a agenda de convenção do mesmo.

Há de se registrar também a já confirmada homologação em convenção do Sargento Neri para reeleição como deputado estadual. O policial militar mora em Garça, mas, a exemplo do que acontece com outros deputados, possui escritório político em Marília. O mesmo também sairá pelo partido Patriotas.

A pré candidata Dani Alonso, embora filha do prefeito Daniel Alonso, agora reside em Bauru, mas, como seus familiares residem aqui, a mesma terá sua candidatura homologada nos próximos dias e logicamente investirá pesado para conseguir votos em Marília. O mesmo exemplo é o deputado e ex prefeito Vinicius Camarinha que reside em São Paulo e já não tem Marília e região como sua base principal. O trabalho do mesmo hoje é espalhado na baixada santista, vale do paraíba, grande São Paulo e cerca de mais 120 cidades. Mesmo assim, o mesmo lançou oficialmente a sua candidatura no último sábado aqui na cidade em um renomado hotel, afinal, o mesmo, pelo menos, nasceu aqui.

Demais partidos não obtivemos informações, mas, a nossa redação está a disposição para a publicação e acréscimos nesta matéria. Verdade seja dita, o único remédio para acabar com os maus politicos é a urna. A única pessoa que pode mudar a situação da sua cidade, do seu estado e do país, não são os politicos, e sim, você eleitor ou eleitora. Marilia pode mais e nesta eleição pode fazer a diferença com um voto responsável, inegociável e consciente de uma mudança que se faz necessária para destravar a porteira do desenvolvimento de toda esta região. PENSE E REFLITA.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.