Nunca um slogan foi tão adequado para uma cidade como este de CAPITAL NACIONAL DOS RADARES. Se os 50 radares em área considerada urbana eram poucos, eis que o contorno acaba de ganhar mais dois. Com isto, a rodovia conhecida pelos inúmeros acidentes e vidas ceifadas, salta de 11 para 13, faltando apenas para ser colocado em operação, totalizando 14 dsipositivos em toda a sua extensão administrados pelas concessionárias Eixo e Entrevias.

O comunicado foi divulgado já no meio da semana. Onze novos radares entraram em operação em rodovias administradas pela Eixo SP, a partir deste domingo (24). Foram quatro equipamentos na SP 294 – Comandante João Ribeiro de Barros, três na SP 310 – Rodovia Washington Luís, três na SP 425 – Rodovia Assis Chateaubriand e um na SP 304 – Rodovia Luiz de Queiroz.

O início da fiscalização nestes novos pontos ocorre após homologação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela aplicação das multas. A instalação e a operação dos radares atendem a uma determinação do contrato de concessão. Os equipamentos, segundo a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, auxiliam na preservação da segurança do usuário por meio da fiscalização da velocidade máxima permitida na rodovia. De acordo com ela, a velocidade excessiva é um dos principais fatores que contribuem para o registro de acidentes.

No trecho mariliense, ambos os radares ficam na região próxima do Hospital das Clínicas (HC), sentido campus universitário. O primeiro deles está no quilômetro 446, próximo ao acesso à avenida Tiradentes. Já o segundo fica na conhecida ‘descida do HC’, no quilômetro 447 + 300 metros.

SP 294 – km 446+000 (pista sentido oeste) – Marília

SP 294 – km 447+300 (pista sentido oeste) – Marília

O trecho urbano da SP-294 – também conhecida como rodovia do Contorno – na área de atuação da Eixo SP, que vai desde o distrito de Lácio até a região do campus universitário, conta com a instalação de nove radares de velocidade.

Um dos equipamentos, inclusive, foi fixado, no quilômetro 450 da rodovia, o que indica que novos aparelhos ainda podem aumentar a lista de dispositivos em funcionamento – no futuro – em um trecho de apenas dez quilômetros.

O último radar instalado por funcionários da Eixo SP até então, se encontra no quilômetro 450, sentido de Marília a Lácio, na descida existente depois que o motorista passa pela região do campus universitário. Em seguida, o segundo radar do trecho foi fixado no quilômetro 449, antes da entrada para a Via Expressa da avenida Sampaio Vidal, importante ligação para a zona Sul de Marília.

O terceiro radar instalado neste sentido fica no quilômetro 446, antes de o motorista passar pela Coca-Cola Femsa. Novos radares fixos ainda podem ser instalados neste trecho, levando em conta que, no outro sentido, já foram colocados seis equipamentos, ou seja, o dobro do que está instalado no sentido Leste.

Para quem trafega do distrito de Lácio para o campus universitário, são seis aparelhos instalados. O primeiro dispositivo eletrônico fica logo após o posto de atendimento da Eixo SP, no quilômetro 444. Em seguida, no quilômetro 445, aparece o segundo radar fixo.

O terceiro está no quilômetro 446 da SP-294, antes da conhecida “descida do HC”, em referência à proximidade com o Hospital das Clínicas, em trecho crítico da área urbana da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), por causa do grande número de tombamentos de caminhões.

O quarto radar instalado pela equipe da Eixo SP está no quilômetro 447, depois da “descida do HC” e antes da entrada para a avenida Presidente Roosevelt.

A concessionária instalou o quinto aparelho fixo no quilômetro 448 da SP-294, em uma curva antes da entrada para o hotel Sun Valley. O sexto equipamento foi fixado no km 451, antes do fim do trecho de concessão, que vai somente até a curva que segue em direção ao posto da Polícia Militar Rodoviária.

A concessionária Entrevias também administra um trecho do Contorno entre o quilômetro 451 e 458 da SP-294. A empresa tem cinco equipamentos de radar fixo instalados na SP-294, sendo quatro em operação e um não operante. O equipamento que ainda está sem funcionar foi fixado no quilômetro 457, sentido Leste, e ainda aguarda homologação e publicação no Diário Oficial. Os aparelhos em funcionamento estão nos quilômetros 451 e 454 no sentido Leste e 453 e 455 Oeste.

O radar ativo no quilômetro 451 possui velocidade máxima permitida de 40 km/h, para quem passou pela base da Polícia Militar Rodoviária e vai pegar o viaduto sentido campus universitário. O local exige atenção do motorista, por se tratar de pista simples, sem canteiro central, com curva acentuada que costuma provocar o tombamento de caminhões. Os demais radares são para 80 km/h.

Na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), que completa o Contorno, a Entrevias instalou outros três equipamentos fixos, nos quilômetros 320, 323 no sentido Leste, além de outro aparelho mesmo quilômetro – 323 -, mas no sentido oeste. A mesma rodovia conta com outros radares em operação no quilômetro 326 nos sentidos Leste e Oeste.

Pela rodovia Rachid Rayes (SP-333) existe equipamento em funcionamento no quilômetro 334 e um outro recentemente fixado no quilômetro 335. É MARÍLIA SENDO MARÍLIA, SEM QUALQUER ATRAÇÃO TURÍSTICA, VOCÊ PAGA PARA ENTRAR, PAGAR PARA SAIR E SE ESTACIONAR NO CENTRO, CORRE O RISCO DE TAMBÉM LEVAR UMA MULTA E PONTOS NA CARTEIRA. PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS QUE PERMITIRAM AS INSTALAÇÕES. PENSANDO NO POVO OU NA ARRECADAÇÃO?

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