Apesar da falta do merecido apoio, local adequado para treinamentos, estrutura e investimentos por parte da iniciativa privada, podemos afirmar que estes jovens já são vitoriosos antes mesmo de iniciar qualquer tipo de competição. O empenho, a determinação, o sacrifício e principalmente o apoio inconteste dos pais são ferramentas essenciais que superam todos estes obstáculos para revelar talentos do atletismo na terra da bolacha ou do biscoito como queiram.

A semana iniciou em ritmo de velocidade e reconhecimento para o jovem Luis Filipe Seixas de Souza, de apenas 16 anos, selecionado pelo técnico Fabinho numa avaliação realizada aqui em Marília e posteriormente na cidade de São Caetano, distante de Marília 455, 2 quilômetros.

O jovem atleta ficou uma semana treinando com os atletas da equipe principal e ao final veio o reconhecimento pela sua técnica arrojada, rapidez e empenho. Luis Filipe foi aprovado e vai ser preparado durante o ano de 2023 pra disputar a olimpíadas da juventude em 2024 na Coreia do Sul levando a bandeira do Brasil e o manto da cidade de Marília.

Luis Filipe é o terceiro integrante de Marília a compor a seleção Brasileira. Ele fará companhia a Gustavo Ferreira, de 19 anos e Edson Ricardo Martins 33 anos, que já fazem parte da seleção principal ( adulto ). O grande detalhe é que a cidade de Marília não possui um centro de treinamento com pista para Bobsled ( trenó no gelo ).

Alias não possui centro de treinamento adequado para o atletismo de nenhuma modalidade. Nos faz lembrar a promessa da campanha eleitoral de 2016 do atual prefeito que registrou em vídeo o seu compromisso em transformar o estádio Varzeano Pedro Sola ( Bairro São Miguel ) no maior centro de treinamento do interior paulista. Já se passam 6 anos, e os atletas continuam…NADANDO NO NADA.

O que é bobsled?

Devido ao clima tropical, os esportes de inverno não são muito populares no Brasil, mas acompanhar as disputas dessas modalidades pode ser muito divertido. Você sabe o que é bobsled? 

A modalidade conhecida como Fórmula 1 do gelo pode estar na lembrança de quem tem mais de 40 anos e assistiu à comédia “Jamaica abaixo de Zero”, baseada na história real do primeiro time olímpico de bobsled da Jamaica. O filme do diretor Jon Turteltaub é de 1993 e tem John Candy, Leon e Doug E. Doug no elenco.

Os atletas de bobsled descem uma pista de gelo em um trenó e chegam a alcançar a velocidade de 150 km/h. As competições são feitas em duplas ou quartetos. Vence a equipe que conseguir finalizar a pista no menor tempo. 

O trenó é feito de metais leves, com, no máximo, 3,8 m de comprimento para 4 pessoas e 2,7 m para duplas. Para deslizar na pista, o equipamento possui 4 lâminas de aço. Além de capacetes de segurança, os atletas precisam calçar sapatilhas com agulhas na sola para poderem correr na pista durante a largada.

Agora que você sabe o que é bobsled, que tal conhecer um pouco da história da pioneira pista de gelo criada no mundo?

De acordo com a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo), a primeira pista para corrida de trenó no gelo foi construída no final do século XIX, pelo dono de um hotel em St. Moritz, na Suíça. Ela é usada até hoje e é considerada a última de gelo natural e a maior escultura de neve do mundo, com 1.722 metros de comprimento e 129 metros de diferença de altitude. 

A cada ano, a partir da última semana de novembro, o canal é reconstruído por 15 trabalhadores, usando 5 mil metros cúbicos de neve e 4 mil metros cúbicos de água. O percurso é praticamente o mesmo, desde a década de 1870, quando a pista foi feita pela primeira vez. Algumas alterações foram feitas apenas nos raios das curvas mais perigosas, já que, com o tempo, os trenós ficaram mais velozes.  A redação do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA se congratula com o jovem Luis Filipe, familiares e amigos de jornada desejando ao mesmo uma carreira vitoriosa e abençoada.

DIRETO DO PLANTÃO DO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.