Senadora pelo PSDB, Gabrilli está na metade do mandato; esta é a segunda chapa 100% feminina dessas eleições presidenciais

A senadora Simone Tebet (MS), candidata à presidência da República pelo MDB, oficializou a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como a vice de sua chapa ao Planalto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2), em São Paulo, com presidentes do MDB, PSDB e Cidadania, os três partidos da coligação.

Inicialmente, o nome mais cotado era o do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que tinha a preferência da própria Tebet. Mas ele declinou o convite e deve assumir uma função na coordenação da campanha. Também chegou a ganhar força a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

A escolha de Mara Gabrilli também é uma estratégia para garantir que o PSDB mantenha engajamento na campanha. Nas últimas semanas, alguns tucanos têm mostrado pouca empolgação com as dificuldades de um acordo em alguns estados e com as possibilidades de crescimento da candidatura nas pesquisas.

Mara Gabrilli, de 54 anos, está na metade do primeiro mandato de senadora por São Paulo. Membros da campanha de Tebet veem na parlamentar um potencial de ampliar votos da chapa em território paulista, onde Gabrilli teve mais de 6 milhões de votos em 2018.

Tetraplégica, também conta a favor da tucana o fato de atuar pela causa das pessoas com necessidades especiais e ser integrante, desde 2018, do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.

Gabrilli também já foi deputada federal por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2019, vereadora de São Paulo e secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na capital paulista, na gestão de José Serra (PSDB), de 2005 a 2007.

Essa é a segunda chapa inteiramente feminina a ser anunciada nessas eleições presidenciais. O PSTU lançou Vera Lúcia à presidência, tendo Raquel Tremembé como vice.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.