Conforme já havíamos informado, as temperaturas aumentaram assustadoramente e a primavera se inicia neste sábado com cara de verão proporcionado um calor insuportável. Nessa hora, para aguentar, se faz necessário tomar muita água. O que fazer em uma cidade como Marília?

Uma cidade mal planejada, onde a especulação imobiliária projeta lucros altíssimos com lançamentos simultâneos de condomínios fechados ou verticalizados, em muitos casos afrontando o plano diretor e sem qualquer estudo de impacto sobre o abastecimento de água na rua ou região.

A pior administração da história de Marília, sob a batuta de Daniel Alonso e Cicero de Ceasa, que antes com um balde na mão, era um dos líderes do movimento da Marcha da Cidadania que pedia água nas torneiras, sequer perfurou um poço profundo. A prioridade desta gestão pode ser gramado do Abreuzão, radares, mas menos a solução prometida ainda em 2016.

E olha que não estamos nem mencionando o imbróglio envolvendo a represa do Ribeirão dos índios (zona norte) e tampouco a falta de desassoreamento da represa cascata na zona leste de Marília.

A cidade que antes oferecia fontes de água nos bairros, oriundas de poços raso, hoje oferta outra realidade com quase lacrados por contaminação consoante o que já explicamos sobre o risco da perfuração deste tipo de poço. Já os poços perfurados por empresas particulares estão todos fechados, isto porque, o valor cobrado pelo DAEM para o funcionamento dos mesmos, inviabiliza a manutenção dos mesmos.

Podemos citar como exemplo, a última a ser fechada que funcionava nas estruturas metálicas Brasil, do ex-vice prefeito Tato Ambrósio que cedia gratuitamente água para população, mas que acabava ficando com um alto ônus cobrado pelo DAEM. Com isto, resta população consumir água de galão ou garrafinha, visto que existem diversas denúncias sobre a coloração da água, odor e um estudo do instituto da água questionando a qualidade da mesma, isto quando há na torneira.

Pode existir perigo em água mineral de galão?

O consumo de água mineral envasada em galões de 10 ou 20 litros se popularizou muito nas últimas décadas, principalmente na capital nacional dos radares devido aos motivos já expostos. Isso também porque por um custo aparentemente baixo, era possível ter em casa uma água vinda diretamente da fonte. Porém, não é bem assim, já que se não forem atendidas todas as recomendações de envase, transporte, manuseio e instalação dos galões, a água pode acabar sendo contaminada.

Tomar água mineral de galões é seguro para a saúde? Pode ser que você já tenha ouvido essa pergunta, embora possa nunca ter tido a preocupação em saber que tipo de água beber, como, por exemplo, do filtro, do purificador ou da torneira.

A qualidade da água é importante para que tenhamos um funcionamento regular em nosso organismo, principalmente quando está muito calor e a umidade do ar mais baixa. Por isso, devemos ter alguns cuidados na escolha da melhor água, seja ela água mineral ou provinda de filtros e purificadores.

Quando a água é contaminada, acaba perdendo as propriedades originais, pois as bactérias e outros organismos alteram a química da água. Fora isso, outros fatores também contribuem para que a água que saiu do fornecedor não seja a mesma que vai até a sua residência pela distribuidora.

Somente no Brasil, anualmente ocorrem mais de 20 mil mortes por ano em razão da ingestão de água contaminada, o que nos leva a ter mais um motivo de preocupação para encontrar a água mineral mais adequada para o consumo. Os problemas de água contaminada acontecem principalmente no verão, quando o calor é mais forte e temos maior incidência de chuvas.

O que pode levar à contaminação da água mineral de galão?

Para poder averiguar a procedência e qualidade da água comprada, é vital que o consumidor fique atento ao local onde os galões são acondicionados para transporte e venda. Por exemplo, eles não podem entrar em contato direto com o solo, sujeira e muito menos serem expostos à luz solar. Isso porque o plástico se deteriora mais rapidamente, danificando e reduzindo sua vida útil, o que compromete a qualidade da água que é armazenada nele.

Um galão de água possui validade de três anos e esse também é um ponto importante a ser observado para ver se há perigo na água mineral que está sendo adquirida. Esta informação fica localizada na parte inferior da embalagem e precisa ser verificada em todas as compras. A validade da água mineral também precisa ser verificada, pois depois do processo de envase sua validade é de apenas 3 meses.

Diferenças entre a água mineral de galão e outras procedências

Para saber as principais diferenças entre a água mineral de galão, água de filtro ou de purificador, devemos buscar pela qualidade. O primeiro passo, e o mais importante, ao comprar água de galão, é procurar o selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Para que tenham esse selo, as empresas distribuidoras de água mineral precisam atender a algumas especificações, como retenção de partículas, redução do cloro e de bactérias. O selo do Inmetro apresenta quais são as características do produto.

Além disso, também é importante verificar se não existem rasuras no selo, uma vez que qualquer sinal diferente pode indicar que o adesivo tenha sido retirado de outro produto.

Se você quiser ainda mais segurança com relação à água mineral, poderá passa-la por um filtro. Os filtros podem ser encontrados em versões de barro, de plástico ou inox. Os filtros de plástico e inox trazem uma vela que filtra a água, impedindo a passagem de impurezas, porém não reduzem o índice de cloro ou a presença de bactérias. Além disso, também é importante lembrar que os filtros devem ser limpos periodicamente, para permitir melhor qualidade na água que você bebe.

De onde vem a água mineral

água mineral é captada diretamente na fonte e, de acordo com a legislação, não deve sofrer qualquer tipo de tratamento. Assim, ela não possui o gosto de cloro típico da água da torneira, que passou por um tratamento.

Como se trata de água captada na natureza, de forma geral a água mineral possui certa quantidade de sais minerais que lhe oferecem um sabor típico, além de propriedades nutricionais especiais, dependendo da fonte.

água mineral de uma fonte nunca é igual a de outra fonte. Ao compararmos águas de fontes diferentes, vamos ver que são diferentes as concentrações de sais minerais e de outros elementos necessários para nossa saúde.

A água mineral dos galões deve ser envasada na fonte

Uma questão importante para a água mineral manter qualidade é o envasamento, que deve ser feito direto na fonte. Contudo, mesmo que a água esteja pura e própria para o consumo, não vai adiantar se as condições de higiene no local estiverem degradadas, ou mesmo se os galões não seguirem padrões rigorosos de higienização.

Um galão de água mineral não pode ser reutilizado por mais de três anos. Durante esse período, deve sempre ser muito bem higienizado a cada reutilização. Além disso, os galões não podem ficar expostos ao sol, seja durante o transporte ou no armazenamento, já que o calor aumenta o risco de contaminação.

Ao receber um galão de água mineral em sua casa, o consumidor deve lavar a sua boca com água limpa e detergente neutro antes do uso, sendo ainda recomendado que um galão seja consumido no prazo máximo de uma semana.

água mineral bem tratada e bem cuidada, mesmo em galão, é a melhor bebida para sua saúde. Se você tomar os cuidados necessários ao receber os galões em casa ou no seu ambiente de trabalho, ela é totalmente segura.

Como é possível consumir água pura sem risco de contaminação?

A água filtrada é a melhor maneira de consumir água de qualidade sem se preocupar com a contaminação por agentes externos. Isso porque antes de ser consumida, ela passa por um processo de purificação e filtragem que elimina até mesmo os menores microrganismos.

Outra alternativa, são os purificadores de água, que possuem um sistema tecnológico que consegue retirar impurezas, cheiros e odores para que seja possível ter sempre água pura em casa para beber. Em geral, os purificadores ainda removem o cloro e possuem eficiência bacteriológica. Feita a troca de refil para os purificadores, que deve ser realizada aproximadamente a cada 6 meses, você garante que sua família estará segura e livre de doenças causadas pelo consumo de água contaminada.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.