Medida foi anunciada pelo prefeito da capital catarinense e faz parte de um pacote de ações para a mobilidade

A boa noticia não é para Marília, mas já foi sugestão da página Marília Centenária. Se por aqui não existe uma política avançada para a mobilidade urbana, em outras cidades a história é outra. O bem comum é prioridade consensual entre a empresa concessionária e a administração municipal, isto lá pelos lados de Santa Catarina.

As informações que nos chegam de lá, dão conta de que o transporte coletivo municipal não será cobrado aos sábados e domingos dos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, na capital, Florianópolis. A medida foi anunciada como alternativa para reduzir o número de carros circulando pela cidade na temporada de verão, diminuindo os congestionamentos nos acessos às praias. Novos horários de ônibus também devem ser disponibilizados para atender a demanda.

De acordo com Topázio Silveira Neto, prefeita de Floripa, a justificativa para a não cobrança da tarifa nos finais de semana durante esses dois meses é para incentivar o uso dos ônibus na alta temporada, quando, de acordo com a prefeitura da Capital, a população dobra.

“Nós vamos ter a temporada mais movimentada da história da cidade. Isso significa muitos veículos se deslocando para os balneários e o morador sofrendo nas principais vias. Queremos que tanto o morador quanto o turista optem pelo ônibus”, explicou o prefeito, que fez anúncio em sua rede social.

De acordo com o poder público, a secretaria municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano vai disponibilizar pelo menos 200 novos horários e está preparada para aumentar o quadro de acordo com a demanda. A medida vem uma semana depois do primeiro teste da temporada de verão, o feriado de 15 de novembro, quando foram registradas intensas filas nos acessos às praias.

Medida é baseada no ‘Domingo na Faixa’

Para tomar a decisão, o prefeito também se baseou no sucesso do programa “Domingo na Faixa” que oferece ônibus gratuito todo último domingo do mês.

De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade, a procura pelo transporte coletivo no último domingo tem sido, em média, 30% maior em relação aos domingos com tarifa normal.

A medida anunciada pelo prefeito está em um pacote completo de ações voltadas à mobilidade na temporada de verão, anunciadas pela Prefeitura no final do mês de novembro e que logo estaremos divulgado por aqui para quem sabe inspirar os responsáveis pelo setor em nossa cidade.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.