As compras online são uma comodidade e uma tentação, em especial em épocas de grandes datas, onde o fluxo de dinheiro é grande e, as pessoas estão propensas a investirem em compras. Porém, é preciso ter atenção redobrada com os golpes pela internet para não acabar sofrendo um prejuízo.

Alguns sites parecem lojas de venda de produtos quando na verdade querem aplicar um golpe, enquanto outros roubam seus dados, clonam seu cartão e criam promoções tentadoras para roubar o dinheiro de quem age por impulso quando se depara com um grande desconto.

O ditado é antigo; ” esmola demais, o santo desconfia”. Na última quinta feira mais uma Mariliense caiu no golpe e ficou no prejuizo. Por esta razão, ao final da matéria o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA preparou algumas dicas importantes para que você não seja a próxima vítima.

Segundo o boletim de ocorrência, um operador de máquinas de 29 anos de Marília denunciou ter sido vítima de estelionato esta semana após uma transação no conhecido site OLX, plataforma de compra e venda online. Ele alega que perdeu o automóvel que tentava comercializar, um Fiat Uno ano 2014.

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No histórico, a vítima registrou um boletim de ocorrência na Central de Polícia Judiciária (CPJ) na ultima quinta-feira (17). O mesmo tipo de golpe vem acontecendo com frequência no município e região, além de outros pontos do país, como já citamos, com maior intensidade devido a época em que as pessoas recebem o 13º salário e onde a maioria é impulsionada pelo desejo de consumir.

No relato, uma pessoa teria se identificado como Rubens B. D. Pereira e teria contatado o operador de máquinas dizendo ter interesse em comprar o automóvel anunciado pelo preço de R$ 24 mil.

O tal Rubens disse para o operador de máquinas que enviaria uma pessoa chamada Roberto para ver o veículo, mas ele não deveria informar ao terceiro o valor que estava sendo negociado. A alegação era de que Rubens estaria fazendo uma transação envolvendo um terreno com Roberto, o terceiro envolvido.

No capitulo final, a Vítima disse aos policiais que foi até o cartório e realizou o reconhecimento de firma para transferência do veículo para Roberto, enviado por Rubens. Após a transferência do veículo, a vítima e Roberto ficaram esperando que Rubens fizesse o depósito em nome do operador de máquinas, o que não ocorreu.

Para complementar o imbróglio, Roberto disse para o dono do carro que depositou R$ 19 mil para Rubens, por isso estaria no prejuízo, então pegou o automóvel, os documentos e foi embora. Resultado; O proprietário do veículo ficou no prejuízo. As negociações começaram por volta das 9h e foram concluídas em torno das 15h30 já com a queixa de estelionato na Central de Policia Judiciária (CPJ) onde os policias iniciaram a investigações.

Confira 10 dicas para evitar fraudes nas compras online

Procon alerta para golpe do site de compras falso | Jornal da Manhã

As principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. Um em cada quatro brasileiros já foi vítima deste tipo de ação, mas é possível evitar essa dor de cabeça com o Serasa Antifraude, um serviço que possibilita monitorar o seu CPF e evitar golpes.

1. Pesquise a idoneidade da empresa

Confira os dados comerciais da empresa de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, de preferência, em sua página principal. Desconfie de sites que não seguem essa regra.

2. Sem contato, nem pensar

Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio eletrônico, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é e menos provável será de você ser vítima de um golpe virtual. Alguns sites, inclusive, oferecem chat online pelo qual você pode conversar com um atendente em tempo real.

3. Fique de olho na certificação digital

Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Confira se a página inicial apresenta essa informação. Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

4. Atente à qualidade dos textos

Procure pistas de golpe no site. Erros de português e fotos de má qualidade são bons indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas. Fique atento.

5. Conheça a reputação da empresa

Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Sempre que estiver com o pé atrás com algum comércio eletrônico, consulte a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

As redes sociais também são ótimas ferramentas para descobrir se existem reclamações em torno destes serviços e conhecer a opinião de outros consumidores. Nas fanpages das empresas no Facebook você encontra comentários de clientes e avaliações com estrelas. Além disso, você pode ver se a empresa responde os comentários deixados pelo público e se ela se importa em resolver os problemas que são relatados.

6. Peça indicações

Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet.

7. Leia a política do site

Você conhecerá não só suas medidas de segurança como também seu sistema de trocas e devolução. Quanto mais confiante você estiver, melhor será sua compra e mais protegido estará o seu CPF.

8. Use dispositivos seguros

Utilize wifi, computador ou smartphone seguros. Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal intencionadas.

9. Fuja de promoções mirabolantes

Se um determinado produto está com o preço tão tentador que você quase não consegue deixar de comprar, pare, respire fundo e não compre. Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.

10. Guarde os comprovantes das compras

Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação. Eles podem ser úteis no futuro.

Não se esqueça: cuide sempre do seu CPF. Monitorar regularmente seu CPF é um bom jeito de evitar prejuízos com fraudes. Você pode consultar seu CPF gratuitamente no Serasa Consumidor ou contratar o Serasa Antifraude, que envia uma mensagem sempre que seu CPF for consultado ou quando sofrer alterações de negativação ou participação em empresa

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL COM INFORMAÇÕES DO SERASA.

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