Primeira paciente atendida no Hospital Oncológico Unimar destaca estrutura. Direção busca acelerar credenciamento junto ao SUS para atender a população.

“Sonho que se sonho só, é só um sonho que se sonha só, mas, sonho que se sonha junto é realidade”. O Hospital Beneficente Unimar, desde a sua criação tem como uma máxima de seu criador, Drº Márcio Mesquista Serva que diz ” Nossa missão é cuidar de pessoas“. Para tanto, o seu sonho sempre foi desenvolvido com um parceiro de fundamental importância pela sua óptica; a população de Marília e região.

Inaugurado na última segunda feira, o Hospital Oncológico que foi criado como um braço do Hospital Beneficente, já arregaçou as mangas e abriu as portas para o atendimento. A Primeira paciente a ser atendida pelo HOU (Hospital Oncológico Unimar), advogada Sílvia Regina Pereira Frazão destacou a estrutura disponível aos pacientes em Marília. Ela chegou por volta das 8h e após fazer os procedimentos burocráticos, foi levada até a sala de quimioterapia.

A paciente faz aplicações uma vez por mês e relatou como foi o início do tratamento. “Após fazer uma cirurgia na Santa Casa de Marília para retirar um nódulo da mama, iniciei os tratamentos no HBU (Hospital Beneficente Unimar), com o doutor Sérgio Afonso. Depois tive de fazer radioterapia, aí fui para o HC (Hospital das Clínicas) e tive de ir para outras cidades, para fazer exames que não podiam ser feitos aqui em Marília”, explicou.

Emocionada, ela ressaltou que agora os pacientes que precisam de tratamento não terão mais que fazer o percurso que ela fez, sofrendo menos desgaste para iniciar a recuperação. “O sentimento é de gratidão e de tranquilidade, porque eu posso fazer em um único lugar todo o tratamento. No Hospital Oncológico da Unimar vai ser possível fazer os exames, as cirurgias, os tratamentos e todos os demais procedimentos”, ressaltou.

Silvia disse que conheceu a estrutura do hospital e achou extraordinário tudo o que foi feito. “Realmente é uma estrutura de ponta, de primeiro mundo, onde os pacientes terão a tranquilidade para realizar radioterapia, quimioterapia, fazer os exames necessários em um único lugar”, disse.

Sobre a iniciativa da família Serva, Sílvia ressaltou que o reitor Márcio Mesquita Serva é um visionário, por sonhar e realizar toda a estrutura de saúde existente hoje. “Ele é um homem de visão, visão de futuro, que transforma a vida das pessoas. Antigamente, quando se falava em câncer era esperar a morte. Tinha câncer, morria. Era sentença de morte. Hoje, com toda essa estrutura, realmente a pessoa tem esperança de cura”, finalizou.

Além de Silvia, muitos pacientes foram atendidos no novo espaço, tanto aqueles que passaram pelas consultas médicas, como aqueles que compareceram para dar sequência ao tratamento. A princípio, os atendimentos serão aos pacientes particulares ou por meio de convênios, mas a Superintendente do Hospital Beneficente Unimar protocolou, também já na terça-feira, o pedido de credenciamento de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Iniciar o atendimento para quem tem convênio ou particular já é um grande começo, mas o sonho só será completo quando estivermos atendendo a população. Com isso, vamos dar início nesta terça-feira ao movimento para garantir o credenciamento do Hospital para atender pelo SUS”, ressaltou Márcia Mesquita Serva em especial ao JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, lembrou quando o Dr. Márcio ficou internado em São Paulo para o tratamento de um câncer. “Meu pai estava sendo atendido no hospital e falou que queria a mesma estrutura em Marília, para o nosso povo. Agora, estamos vendo que esse sonho se tornou realidade”, comemora.

Ainda segundo Fernanda, o HOU terá outra importante missão, que é ser transmissor de conhecimento para os acadêmicos dos cursos na área da saúde. “O Hospital Beneficente Unimar é o principal cenário de estágio para os alunos da Universidade de Marília, tanto para os alunos dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Celebrar a conquista do mais novo Hospital Oncológico Unimar é realmente motivo de orgulho para todos nós. Tenho certeza que os alunos vão usufruir deste espaço, aperfeiçoando ainda mais as suas práticas. Parabéns à cidade de Marília que recebe este presente”, declara.

Credenciamento junto ao SUS beneficiará toda a região.

A Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) define, entre outros aspectos, a contratação de prestadores de serviços de saúde como competência comum dos entes federativos. A contratação de serviços de saúde de forma complementar das instituições privadas e a sua relação com o gestor deve ser estabelecida por vínculos formais, permitindo-lhe suprir a insuficiência dos serviços no setor público, assegurada a preferência às entidades filantrópicas e às sem fins lucrativos, conforme art. 199, §1º da C.F, observadas as exigências gerais aplicáveis.

A Regulação em Saúde consiste em macroprocessos de gestão do setor Saúde, constituídos por um conjunto de ações que devem ser desenvolvidas de forma dinâmica e integrada, com o objetivo de apoiar a organização do sistema de saúde brasileiro, otimizar os recursos disponíveis, qualificar a atenção e o acesso da população às ações e aos serviços de saúde.

A Regulação em Saúde compreende a elaboração de atos normativos que o Ministério da Saúde regulem ou regulamentem o setor Saúde, além de outras questões que impactem em seus determinantes. A ação regulatória abrange os setores público e privado de saúde. No âmbito do SUS, as ações de Regulação em Saúde estão organizadas em três dimensões de atuação, integradas entre si: Regulação de Sistemas de Saúde, Regulação da Atenção à Saúde e Regulação do Acesso.

Para isto, o Hospital Oncológico Unimar foi estrategicamente e tecnicamente planejado, para atender uma demanda comprovadamente existente na cidade e na região que, se deslocam para as cidades de Jaú ou Barretos para a falta de estrutura existente na cidade até então.

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, contou sobre o desejo de ofertar para a cidade um centro de referência em tratamento ao câncer. “Desde o início, quando inauguramos o HBU, há 21 anos, nosso desejo sempre foi o de oferecer para a população o que há de melhor em ensino e em saúde. Seguimos com esta missão e, atualmente, somos a quarta melhor Universidade do estado. O sonho se tornou realidade, mas ainda temos uma longa jornada pela frente”, ressaltou.

Instalado na quarta torre do HBU, o Hospital abriga os mais modernos equipamentos para a realização de quimioterapia, diagnóstico por imagem,
laboratório para exames, farmácia clínica especializada, odontologia hospitalar, hematologia, UTI adulto e leitos hospitalares. E na quinta torre, com obras já iniciadas, serão instalados os aparelhos de última geração na Radioterapia, que é o Acelerador Linear e no Centro Cirúrgico Oncológico o aparelho para Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons
(PET/CT).

De acordo com o Coordenador da área de Oncologia do HBU, Dr. Sérgio Luís Afonso, o Hospital vai beneficiar, ainda mais, os pacientes. “De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde, o câncer vai ser em 2030 uma das principais causas de mortalidade e com este novo espaço, os pacientes terão a oportunidade de receber tratamento qualificado em um único lugar”, destacou.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA HOU

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.