Público fez buscas sobre temas como feminismo, economia, pandemia e educação. “Preço” foi um dos termos que se manteve em alta

O primeiro debate entre candidatos à presidência aconteceu na noite deste domingo (28), transmitido pela TV Bandeirantes e outros veículos parceiros. Os temas abordados provocaram o interesse do público, que pesquisou no Google diversos termos relacionados a emprego, economia, diversidade, além de assuntos relativos aos próprios candidatos.

Segundo dados exibidos ao longo do debate e levantados por parceria entre Google e Vibra (empresa responsável pela estratégia digital do Grupo Bandeirantes de Comunicação), os oito assuntos mais procurados até logo após o fim do debate, foram, em ordem decrescente: preços, dólar, escola, educação, saúde, covid-19, guerra e corrupção. O assunto “preço” se manteve em primeiro lugar durante quase toda a duração do debate, perdendo apenas em dois momentos para a busca pelo assunto “corrupção”.

Já em relação aos nomes dos candidatos, a maior quantidade de pesquisas foi pelo nome de Jair Bolsonaro. Lula foi o segundo mais buscado, com três momentos de pico, e Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com um momento de pico de pesquisas, por volta das 23h15.

Dentro das pesquisas relacionadas ao tema da diversidade, o campeão de buscas foi “feminismo”. Nos primeiros momentos do debate, “povos indígenas” e “racismo” eram os assuntos de diversidade mais procurados, respectivamente.

No entanto, após os insultos do presidente Bolsonaro direcionados à jornalista Vera Magalhães e, posteriormente, as falas das candidatas Simone Tebet e Soraya Thronicke sobre a participação feminina na política, o termo “feminismo”passou a ser mais buscado.

Quanto aos termos relativos à política, os três mais buscados até o fim do debate foram “corrupção” (que se manteve em primeiro lugar dessa categoria durante quase todo o tempo), “STF” e “democracia”. Já quanto aos assuntos relacionados a emprego, os três mais buscados foram “aposentadoria”, “auxílio emergencial” e “Bolsa Família”. Em relação à economia, as maiores buscas foram sobre “preços”, “dólar” e “empréstimo”.

Dúvidas sobre os candidatos

O público também fez perguntas sobre cada candidato. A principal dúvida sobre Lula foi sua idade, seguida por quanto tempo ele passou preso. Já as principais perguntas sobre Bolsonaro foram “o que fez de bom para o Brasil?” e “o que falou para Vera Magalhães?”. As maiores dúvidas sobre Ciro foram se ele havia sido um bom governador e quem foi sua esposa. Quanto aos candidatos Simone Tebet, Soraya Thronicke e Felipe d’Avila, as principais buscas foram as mesmas: quem eles são.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.