Segundo historiador, não é possível termos muito amigos, porque eles implicam história, convivência, biografia, viagens, dificuldades, risos e lágrimas

O dia ainda não acabou e portanto, podemos dizer que hoje (20), foi comemorado o Dia do Amigo aqui no Brasil! A data é simpática e serve pra gente homenagear pessoas especiais que nos acompanham. O que pouca gente sabe é que a data foi criada pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de Julho de 1969. Segundo ele, esse feito não foi apenas uma vitória científica, mas também uma ‘oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo’. Oi?

Tudo bem que o ‘hermano’ ‘viajou’ um pouco na sua previsão… Mas, hoje, isso pouco importa. O fato é que a data tem relevância e, acabou sendo adotada em vários países do mundo, inclusive pela Organização das Nações Unidas. A ONU escolheu o dia 30 de julho. A decisão foi proclamada durante a Assembleia Geral da Organização em 2011, com o objetivo de que ‘a amizade entre povos, culturas e indivíduos inspire a paz no mundo’.

Karnal lembra que uma boa amizade precisa de tempo

Para o escritor e historiador Leandro Karnal, ter amigos é fundamental na busca da felicidade. “Amigos são essenciais e, ao mesmo tempo, um dom e uma conquista. Um dom porque surgem inexplicavelmente …e permanecem em nossas vidas. E uma conquista porque implicam no cultivo constante. “No Brasil, temos o hábito de chamar de amigo uma pessoa que acabamos de conhecer. Mas, a verdade é que a amizade precisa de tempo. Não é possível ter muito amigos, porque os amigos implicam história, convivência, biografia, viagens, dificuldades, risos e lágrimas em conjunto. Um amigo é essencial. Quem encontrou um amigo, diz a Bíblia, encontrou um tesouro”, disse Karnal em uma palestra no auditório da Federação das Indústrias (Fiemg) em São Paulo.

Argentina tomou a frente oficializando a data

O país que, pioneiramente, instituiu o Dia do Amigo foi a Argentina, em 1979, como a gente já citou acima. A partir daí, outras nações foram adotando a ideia. O Uruguai instituiu o Dia do Amigo ainda nos anos 1970; Peru e México em 1980, e no Brasil a data foi oficializada nos anos 1990.

A amizade sempre inspirou e inspira escritores e filósofos ao redor do mundo. Conheça algumas das frases mais famosas sobre o tema:

  • A amizade é um amor que nunca morre”. – Mario Quintana
  • “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.” – Sócrates
  • “A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.” – Carlos Drummond de Andrade
  • “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.” – Platão
  • “Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz…” – Machado de Assis

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.