A assessoria e imprensa da Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou no final da manhã desta segunda-feira, dia 12 de julho, mais nove mortes por Covid-19, chegando a 843 óbitos pela doença no município, incluindo os falecimentos ocorridos durante o final de semana.

Apesar da correria para tentar se destacar na faixa etária por idades no programa de vacinação, deixando bem claro, que a única medida efetiva de combate ao maldita vírus, é somente a vacina, fica cada vez mais evidenciado que houve uma falha nas medidas que poderiam ter amenizado os casos de contaminação e das mortes ocorridas, principalmente daquelas que ocorreram nas filas de espera.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, segundo o boletim informativo de numero 473, a cidade possui 32.811 casos positivados para a Covid-19 e 843 óbitos confirmados com três mortes ainda suspeitas. Já não estão sendo mais divulgados o número de pacientes em livre transmissão. Confira ao lado.

Em um trabalho minucioso de pesquisa, e com o único objetivo de se realizar um comparativo que possa servir de alerta para a administração municipal, nosso reportagem checou os boletins informativos divulgados também nesta segunda feira (12) em algumas cidades com a mesma densidade populacional de Marília, ou com números aproximados. Confira a disparidade.

Araraquara, soma 26.716 casos confirmados de Covid-19, e até o momento, 538 óbitos.

População de Araraquara é de 233.744 habitantes

Araraquara é um município que fica distante de Marília aproximadamente 233 quilômetros e ficou muito comentada nos veículos de comunicação do Brasil pela realização de seus Lockdow’s e outras medidas de contenção e combate ao coronavírus. A cidade é formado pela sede e pelos distritos de Bueno de Andrada e Vila Xavier. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 238 339.  

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 48 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 15,43% de 311 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 51,68% de 89 amostras, sendo, destas, 46 positivados.

Araraquara soma, portanto, 26.716 casos confirmados de Covid-19. Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e também nas barreiras sanitárias, foram aplicados um total de 222 testes no dia 11 de julho, com 4 positivados, sendo 2 de outros municípios.

Araraquara registrou, até o momento, 538 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um homem de 50 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 1 de julho.

Araraquara já aplicou, até o momento, 159.669 doses, sendo 117.322 da primeira dose, 40.168 da segunda dose e 2.179 de dose única. Araraquara registrou, até o momento, 538 óbitos decorrentes de Covid-19.

São Carlos, soma 23.960 casos confirmados de Covid-19, e até o momento, 460 óbitos.

Morar em São Carlos: conheça os bairros com o melhor custo de vida

São Carlos  é um município localizado na região Centro-Leste, e a uma distância rodoviária de 271 quilômetros da cidade de Marília. Com uma população estimada em 2020 de 254 484 habitantes, é a 14ª maior cidade do interior do estado em número de residentes. O município é formado pela sede e pelos distritos de Água Vermelha, Bela Vista São-Carlense, Santa EUdóxia e Vila Nery.

A cidade é marcada por um dado muito importante na realidade dos dias de hoje. O município de São Carlos, registrou nos últimos sete anos aumento no número de profissionais com doutorado. Hoje, são mais de 2.530 doutores na cidade – em uma proporção aproximada de um doutor para cada 100 moradores, média quase 10 vezes maior que a nacional.

O último boletim divulgado, ocorreu no dia de ontem, domingo (11/01 ), onde a Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirmou mais duas mortes por COVID-19, totalizando 460 óbitos.

Trata-se de um homem de 89 anos, internado em hospital privado desde 06/07 e de um homem de 55 anos, internado em hospital público desde 09/07. São Carlos registra até o momento, 23.960 casos positivos para a doença,

Americana soma 24.100 casos confirmados de Covid-19, e até o momento, 734 óbitos.

Americana, cidade do interior de São Paulo. Relíquia da imigração americana  no Brasil. – Jornal Vida Brasil Texas

Americana é um município da Microrregião de Campinas. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 344 quilômetros da capital nacional do alimento. Em 2020, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 242 018 habitantes

O último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou 24.100 positivados para o COVID-19. O número de óbitos até a data de hoje é de 734 vítimas fatais.

De acordo com o sistema Vacivida, do governo estadual, Americana já aplicou 157.354 vacinas, sendo que 40.215 moradores estão totalmente imunizados, o equivalente a 16,62% da população.

Presidente Prudente soma 31.195 casos confirmados de Covid-19, e até o momento, 798 óbitos.

Cardápio digital em Presidente Prudente, SP | OiMenu - Cardápio digital

Presidente Prudente é um município situado a 175 quilômetros de Marília. Sua população estimada no ano de 2020 era de 230·371 habitantes.

Consta na última divulgação da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) sobre os dados de coronavírus, a Covid-19, que foram recebidos na ultima quinta-feira (08) 246 diagnósticos, sendo 146 negativos e 100 positivos. Assim, a cidade contabiliza 31.195 confirmações da doença, com 798 óbitos no município.

Itapevi soma 11.698 casos confirmados de Covid-19, e até o momento, 638 óbitos.

141 Vista aérea da cidade de Itapevi , trem antigo cruza cidade - YouTube

Itapevi é um município da Microrregião de Osasco, situado na região metropolitana de São Paulo. Pertence a Zona oeste da Grande São São Paulo e está a 406 quilômetros de Marília. Localiza-se a 35 quilômetros da Praça da Sé, marco zero da capital paulista. Também é conhecida como “cidade dos telhados novos”, “cidade das rosas”, ou como pode-se ler na parede da estação de trem do município, “cidade esperança”. População estimada. 240.961 pessoas

A Prefeitura informou que ainda na sexta-feira (09), que o município contava com 385 casos em investigação com isolamento domiciliar, 14.778 descartados, 11.698 confirmados, 636 óbitos confirmados com coronavírus, 1 óbito em investigação, 240 óbitos descartados, 10.887 curados, 122.436 doses recebidas e 95.495 vacinados.

Nesta segunda (12) e terça (13), pessoas em Itapevi poderão ser vacinadas contra a Covid-19 pessoas de 37 anos. Na quarta (14) e quinta (15), a liberação é para o público de 36 anos e na sexta (16), para moradores de 35 anos. Outra novidade é que no sábado (17) será realizado mais um Dia D da campanha, com vacinação para todos os públicos autorizados. A imunização, exclusivamente na próxima semana, acontece de segunda a sábado, das 8h às 16h, mas as senhas são distribuídas até as 15h.

Aonde erramos ???

Esta é a grande pergunta que fica para a situação em que se encontra a cidade. Com o avanço da vacinação, já se registra uma queda nas internações, mas, as sequelas das erratas continuam sendo sepultadas nos cemitérios da cidade.

Erramos quando presenciamos bares lotados, sem distanciamento e com pessoas sem máscaras e não denunciamos. Erramos quando ficamos sabendo de uma festa clandestina e não denunciamos. Erramos quando não se atentamos as medidas preventivas, como lavar as mãos com água e sabão e posteriormente o álcool gel.

Porém, nem tudo é culpa nossa. Como já citamos aqui por reiteradas, vezes, a melhor maneira de se combater uma doença é investir na prevenção e não só medicação. Houve e há falhas gritantes na falta de fiscalização nas aglomerações do transporte coletivo e na falta de um número maior de rondas noturnas em bares e lanchonetes.

Uma das grandes erratas a ser registrada foi a omissão nos feriados prolongados que ocorreram na capital paulista. Marília foi uma das únicas cidades de médio porte a não realizar barreiras sanitárias, e o resultado não poderia ter sido outro; o estouro no caso de contaminados.

O município é considerado um polo industrial e como tal, recebe diariamente centenas de caminhoneiros. Possui um comércio forte e uma boa rede hoteleira, com isto, recebe também dezenas de vendedores diariamente, mas, mesmo assim, nunca houve a realização sequer de uma operação de blitz sanitária com exames imediatos.

É inadmissível um terminal urbano com um fluxo de mais de 50 mil pessoas por dia, não haver totens de álcool gel disponibilizados nas plataformas, além claro, de tuneis de sanitização e distribuição gratuita de máscaras. Nossa redação chegou a receber fotos de recipientes vazios de álcool gel no interior dos ônibus sem qualquer fiscalização, conotando total omissão por parte de quem deveria fazê-lo, bem ao contrário do que ocorreu em Maringá, Curitiba, Jaú e tantas outras. O ditado é antigo ; “É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR”, afinal, dinheiro para isto chegou.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.