Partidos e federações tem até 5 de agosto para se decidir candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador

TUDO ACONTECE AGORA. Até o momento ocorreram apenas anúncios de pré-candidaturas e muito marketing, passeios e reuniões. A partir de agora, grandes movimentações prometem varar a noite mariliense com negociatas e acordos que fogem a malícia do eleitor. OS INTERESSES PESSOAIS E PARTIDÁRIOS ACIMA DE TUDO. DEPOIS O POVO.

Fato é que, até o dia 5 não estranhem se houver desistência de candidaturas em prol de apoio para outras, assim como também acordos de pré-candidatos a prefeito, renunciando para ser vice de alguém. É NA CALADA DA NOITE QUE TUDO ACONTECE. JÁ TEMOS INFORMAÇÕES DE QUE ATÉ FINAL DESTE MÊS, PELO MENOS UMA SERÁ ANUNCIADA E um grande escândalo poderá vir a tona. SÓ ESTÁ COMEÇANDO.

Previstas no calendário oficial das eleições, as convenções partidárias são parte importante do processo eleitoral no Brasil. Elas ocorrem a cada dois anos, às vésperas das eleições municipais ou gerais. Os eventos oficializam a posição de cada partido no pleito e definem quem serão os candidatos a vereador, prefeito e vice, deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senadores, além de governador, presidente e seus vices.

Veja, abaixo, as respostas às principais dúvidas sobre as convenções:

O que são as convenções partidárias?

As convenções partidárias são reuniões obrigatórias organizadas por partidos políticos para discutir assuntos como a formação de coligações, a preparação das campanhas eleitorais e a escolha de candidatos para cargos eletivos.

No caso das eleições municipais, as convenções decidem quem irá concorrer para prefeito, vice-prefeito e vereador.

No caso das eleições gerais, são decidos em convenção os candidatos a deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senadores, governador e vice além de presidente e vice.

Nas reuniões, também é feito um sorteio para definir o número de identificação dos candidatos na urna. Os partidos têm o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior e os candidatos também podem manter seus números, desde que tenham disputado o mesmo cargo.

Deputados federais, estaduais e vereadores podem solicitar um novo número ao órgão de direção de seus respectivos partidos, independentemente do sorteio.

Ainda pode ser deliberada, na convenção, a definição de gastos máximos para cada cargo em disputa.

Quando ocorrem as convenções partidárias?

Conforme estabelece o Calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos e federações poderão realizar convenções entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, data determinada na Lei n° 13.165/2015.

Os partidos políticos podem realizar, antes das convenções, as prévias eleitorais para saber a opinião dos filiados sobre a escolha de candidatos para os cargos. Lembrando que em Marília dizem que existe um tal de TEATRO, onde somente o diretor leva vantagem.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.