O Deputado Federal Coronel Tadeu, do PL, apresentou sugestão para homenagear ex-presidente, mas, não mencionou os problemas da rodovia sexagenária.

O deputado federal da base aliada ao governo, Coronel Tadeu (PL-SP), apresentou projeto de lei (PL) 1911/2022 para alterar o nome da rodovia BR-153 para Costa e Silva, em referência ao ex-presidente do Brasil (1964-1985). 

Na imagem, o deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP)

Tadeu pede apoio aos parlamentares para a aprovação do projeto sob o único argumento de que “a BR-153 é a principal ligação do meio-norte do Brasil com a região geoeconômica Centro Sul do país”. Segundo o texto, a rodovia “é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil”

Sem discutir o mérito da homenagem a questão é; “SERIA ESTA A PRINCIPAL PRIORIDADE DA MENCIONADA RODOVIA ? ”

Inaugurada em 1º de fevereiro de 1959 a BR-153, também conhecida pelos nomes de Rodovia Transbrasiliana e de Rodovia Belém-Brasília, é a quinta maior rodovia do Brasil, ligando a cidade de Marabá (PA) ao município de Aceguá (RS), totalizando 3.585 quilômetros de extensão. Ao longo de todo o seu percurso, a BR-153 passa pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, terminando na Fronteira Brasil-Uruguai. Entre os municípios de Marabá e São Domingos do Araguaia a BR-153, apresenta coincidência de traçado com a BR-230.

A concessão do trecho paulista pertence a concessionária Triunfo Transbrasiliana desde 16 de setembro 2014, quando a BRVias (BR Vias Holding TBR S.A.) foi comprada pela Triunfo Participações e Investimentos. O trecho vai do Rio Grande (SP/MG) até Ourinhos (SP) com postos de pedágio em Onda Verde, José Bonifácio, Lins e Vera Cruz.

Justamente neste percurso que passa pela capital nacional do alimento, se concentra o maior índice de acidentes, pois, a pista não é duplicada e em alguns trechos não possui sequer acostamento. No que diz respeito a manutenção, o serviço prestado é de péssima qualidade com as esporádicas operações tapa buracos com a realização de remendos na camada asfáltica, o que sem duvida nenhuma contribui ainda mais para a péssima qualidade da rodovia, apesar das praças de pedágio.

Neste sentido trocar o nome não altera em nada o cotidiano dos motoristas e principalmente dos caminhoneiros em geral. Na realidade a sexagenária rodovia necessita de uma fiscalização mais efetiva e uma cobrança dos parlamentares pela duplicação da rodovia com a introdução de dispositivos de segurança como ocorre nas estradas sob concessão da entrevias.

Conhecendo a história da rodovia.

Os nomes de Rodovia Belém-Brasília e de Rodovia Bernardo Savão, são aplicados apenas no trecho localizado entre os entroncamentos com a BR-226 ( em Wanderlândia, TO ) e com a BR-060 ( em Anápolis, GO ). A rodovia já foi chamada de BR-14 até o ano de 1964. Entre Frutal (MG) e Wanderlândia (TO) a BR-153 integra o tradicional trajeto rodoviário que liga São Paulo (SP) a Goiânia (GO) e a Belém (PA).

A BR-153 é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá ) com a Região geoeconômica Centro-sul do país. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. Algumas importantes cidades brasileiras, assim como Marilia, São Jose do Rio Preto, Passo Fundo (RS), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Palmas (TO), Araguaíana (TO), Imperatriz (MA), Marabá (PA) e Belém (PA), a utilizam como o principal corredor de escoamento.

É também muito utilizada para chegar a regiões turísticas, tais como a estância de Calda Novas/Rio Quente (GO), as cidades históricas de Pirenópolis e Goiás Velho (GO), o Rio Araguaia, a Ilha do Bananal, o Rio Tocantins, o Jalapão, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (em Filadélfia, TO), a Chapada das Mesas ( no Maranhão) o lago de Serra da Mesa (lago artificial formado pela construção da Usina Hidrelétrica Serra d Mesa -em Goiás ), a região do Contestado ( no Paraná e em Santa Catarina), além dos Balneários de águas termais de Marcelino Ramos, Piratuba e redondezas. Além destas regiões, a BR-153 também é utilizada como rota de acesso a outras importantes capitais do país, tais como Brasilia, Macapá (via Balsa ), São Luis, Teresina e São Paulo.

Oficialmente, de acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão do Ministério dos Transportes responsável pelas estradas brasileiras, a BR-153 começa em São Domingos do Araguaia (PA) e termina em Aceguá (RS). Segundo sua assessoria de imprensa, ela só ganha o nome de Transbrasiliana no estado de São Paulo – o que está incorreto, já que o nome também é popular em Santa Catarina e no Paraná.

Por sua vez, os mapas rodoviários e alguns documentos oficiais denominam Transbrasiliana o trajeto Aceguá-Belém, o que inclui cerca de 2800 quilômetros da popular Belém-Brasília.  Até a pequena Wanderlândia, no norte do Tocantins, ambas as rodovias seguem como BR-153. Depois, esta faz um desvio até Marabá, enquanto a Belém-Brasília segue como BR-226 e, depois BR-010. Enfim, o fato é que não há consenso algum.

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