Agentes federais, a partir de investigação em Ribeirão Preto (SP), cumpriram 20 mandados em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (16) 20 mandados de busca em quatro estados contra uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro obtido com contrabando, descaminho e tráfico de drogas.

Com base em investigações realizadas pela delegacia de Ribeirão Preto, 85 agentes federais realizaram diligências em dez cidades de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba no âmbito da Operação Pallium.

Joias, armas e relógios estão entre os materiais apreendidos pela força-tarefa. Prisões não tinham sido confirmadas até a última atualização desta notícia. Os investigados devem responder por associação criminosa, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Operação Pallium

As investigações, segundo a Polícia Federal, apontaram que a organização criminosa contava com uma rede de “laranjas” e empresas de fachada que ajudavam a movimentar recursos financeiros obtidos ilegalmente por meio de crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas.

Isso ocorria, de acordo com os investigadores, por meio de operações financeiras entre pessoas físicas e empresas e de uma estratégia conhecida como “dólar-cabo”.

Ela consiste em depositar, por meio de doleiros, os recursos de origem ilícita em contas no exterior e depois obter a compensação por meio de depósitos em reais no Brasil. A força-tarefa desta quinta-feira visou obter mais indícios sobre as práticas apuradas no esquema. Haveria ramificações na região de Marília?

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.