Lei criada em capital brasileira também procura tornar mais segura a contratação destes serviços e evitar ocorrências como a registrada na semana que passou.

A semana que se encerra foi marcada em Marília por um vídeo que registra o momento em que uma van misteriosa tentou abordar uma criança que estava na calçada aguardando o seu transporte escolar. Quando a mesma chamou seus responsáveis o mencionado veículo se evadiu do local tomando rumo ignorado.

Refletindo sobre o ocorrido e o crescimento da violência não só em Marília, mas em todos os grandes centros, nossa equipe de produção se colocou no moda pesquisa e conseguiu encontrar uma ótima sugestão, mesmo sabendo da soberba dos mesmos em aceitar. Como se vê é uma cópia, mas como na capital dos radares nada se cria e tudo se copia, então o expertise é copiar o que está dando certo. Vamos lá;

Pais de alunos que utilizam o transporte escolar poderão monitorar o trajeto dos filhos em tempo real por meio de GPS. É o que estabelece a nova lei, de autoria do vereador Leonardo Monjardim (Patriota) e sancionada pela Prefeitura de Vitória no dia 25 de julho. 

Na lei, o vereador afirma que o projeto tem como objetivo solucionar problemas trazidos ao gabinete, por pais preocupados com o traslado dos alunos, além de trazer mais segurança ao transporte de crianças e adolescentes. 

Além disso, a nova lei também procura tornar mais segura a contratação destes serviços segundo o autor. Outro detalhe importante é monitorar a velocidade praticada por alguns motoristas, levando-se em consideração algumas reclamações que já chegaram a nossa redação em algumas ruas.

“A ideia de elaboração desta proposição, inicialmente, surgiu a partir das demandas que chegam ao gabinete, que neste caso particular visa tornar mais seguro a atividade de contratação de serviço de transporte escolar para crianças e adolescentes e garantir ações efetivas de segurança, visando o tornar mais eficaz”, justifica o vereador. 

O projeto afirma também que os aparelhos podem ser instalados em telefones celulares e que pode garantir mais tranquilidade aos pais de alunos e também aos próprios funcionários. 

“Assim, os aparelhos portáteis de GPS, na maioria das vezes embutidos em aparelhos de telefonia móvel, têm revolucionado a forma como os cidadãos monitoram o trânsito e programam os seus deslocamentos. Assim sendo, o monitoramento do transporte escolar pelos pais e responsáveis de crianças e jovens que utilizam o serviço, irá transmitir uma maior tranquilidade e segurança ao confiar a vida dos filhos aos motoristas”.

Monitoramento do trajeto de alunos no transporte escolar também está em operação em Criciúma

Mais uma iniciativa da Secretaria de Educação de Criciúma que une a inovação e a segurança. O projeto GPSscola entrou em operação para monitorar os estudantes da rede municipal no transporte escolar. O trajeto pode ser acompanhado pelos pais ou responsáveis por meio de aplicativo no celular. A secretaria atende mais de 1,5 mil alunos através de ônibus escolares. O aplicativo estará disponível para IOS e Android (GPScola). O projeto foi apresentado em uma live da Administração Municipal no fim de maio.

Cada aluno recebeu um cartão com QR Code, que deve passar no leitor assim que entrar no transporte. Os pais ou responsáveis podem acompanhar em tempo real todo trajeto do seu filho. “É mais uma inovação que trazemos para a área da Educação. Percebemos que precisávamos trazer mais segurança para os pais durante o percurso. Ele pode acompanhar todo o trajeto e saber quando a criança entra e sai do veículo”, ressaltou o secretário municipal de Educação daquela cidade, Miri Dagostim.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação está acompanhando, por meio do georreferenciamento, o percurso de todos os estudantes. O órgão municipal também possui a rota de cada aluno e o aplicativo notifica quando o estudante embarca e desembarca do transporte. O espaço também tem indicadores das viagens para possíveis tomadas de decisão no futuro. A iniciativa tem três tipos de veículos: ônibus de 40 lugares, vans com 16 lugares e carros de quatro lugares.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é parceira na iniciativa. “Por meio da plataforma, o usuário pode acompanhar o trajeto em tempo real e saber quando o veículo está se aproximando do ponto de ônibus. Além disso, o pai pode avisar o motorista quando a criança não irá para escola e evitar ficar esperando, assim otimizar mais tempo. O usuário também tem acesso aos relatórios das viagens, dias e horários”, ressaltou o diretor de TI, Tiago Pavan.

Para segurança, os veículos com mais de cinco passageiros têm câmeras anexadas, as imagens ficam disponíveis pelo período de 30 dias. O aplicativo também tem um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações. Além de ter um espaço de chat no sistema. “O nosso projeto tem como intuito passar mais segurança para os pais sobre o deslocamento dos seus filhos. A secretaria está sempre empenhada em fornecer e melhorar o atendimento e acolhimento dos nossos alunos”, reforçaram a coordenadora geral e a gerente administrativa da Secretaria de Educação, Cristiane Uliana Fretta e Alexsandra Stols Pelegrim.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.