Caminhoneiro parou para prestar socorro e fez o teste de bafômetro, que deu negativo.

Mais um final de semana que se inicia e com ele a nossa preocupação com o movimento nas rodovias que circulam a nossa região, seja estadual ou federal. O risco é constante e em muitas vezes a desatenção pode ser um um dos motivos da ocorrência de diversos acidentes que poderiam ter sido evitados.

Em nossa patrulha pelas estradas, o informe de mais um acidente com vítima fatal. Um idoso morreu atropelado ao tentar atravessar a rodovia Marechal Rondon (SP-300), em Bauru, distante 105,8 quilômetros de Marilia. O acidente ocorreu na noite que passou, sexta-feira (16).

Segundo a Polícia Rodoviária, um caminhão que seguia sentido Agudos e atingiu o idoso que caminhava no acostamento. A vítima de 81 anos morreu no local. Normalmente, a pessoa idosa é como uma criança e as vezes acaba não sabendo calcular o risco do distanciamento de um veículo ao atravessar uma rodovia, avenida ou até uma rua comum.

DISTRAÇÃO x VELOCIDADE

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, providenciou uma tabela aproximada de tempo e velocidade que tanto serve para o motorista como para o pedestre. Toda e qualquer atenção se faz necessário, pois, distrações podem ser agravadas de acordo com a velocidade, a região e a condição da via, além da quantidade de carros que trafegam por ela. Logo na sequência aos rigores da lei em seu capitulo específico.

Para facilitar o entendimento dessa relação, confira a seguir quantos metros você percorre ao longo de apenas “1 segundo” de acordo com a sua velocidade.
1 segundo a 50 km/h: ≈ 14 metros (equivalente a ≈ 3 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 70 km/h: ≈ 19 metros (equivalente a ≈ 5 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 100 km/h: ≈ 28 metros (equivalente a ≈ 7 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 120 km/h: ≈ 33 metros (equivalente a ≈ 8 carros populares enfileirados)

Art. 69 Capítulo IV – DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS

Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele, observadas as seguintes disposições:

I – onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;

II – para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista:

a) onde houver foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes;

b) onde não houver foco de pedestres, aguardar que o semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos;

III – nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas:

a) não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos;

b) uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres não deverão aumentar o seu percurso, demorar-se ou parar sobre ela sem necessidade.

Portanto, as regras servem tanto para os pedestres como para os condutores.

O pedestre é instruído a fazer a travessia na faixa, quando ela está presente em até 50 metros de distância. Porém, em casos em que não há faixa de pedestres, deve-se atravessar perpendicular ao eixo da via, e antes de atravessar, deve-se certificar que não há veículos passando.

Ao atravessar uma rua se faz necessário então, que se leve em conta uma distância razoável para evitar atropelamentos. Apenas para finalizar, o caminhoneiro parou para prestar socorro e fez o teste de bafômetro, que deu negativo. A Polícia Civil investiga as causas reais do acidente.

DIRETO DAS ESTRADAS COM INFORMAÇÕES DO VIGILANTE RODOVIÁRIO.

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