Ministra Rosa Weber se aposentará em outubro

Amigo do presidente Lula (PT) e “fiel escudeiro” do petista, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino (PSB) é um dos nomes mais cotados para assumir a cadeira da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, de acordo com o blog de Andréia Sadi, no G1. A magistrada se aposentará em outubro deste ano.

O nome de Dino ganhou proeminência na disputa em razão de uma jogada política que Lula poderá fazer a fim de não desagradar os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

O atual ministro da Justiça é nome preferido de Mendes e Moraes, e uma vez que Lula satisfaça a vontade destes, poderá indicar para a Procuradoria-Geral da República (PGR) um nome de sua preferência, sem ter de, necessariamente, agradar aos ministros do STF.

Os magistrados querem para a PGR Paulo Gustavo Gonet Branco, mas se Lula der tudo o que eles querem, ficará refém de um Judiciário forte e entrosado em demasia. Por esta razão, o petista poderá indicar para a PGR Antonio Carlos Bigonha, se optar, de fato, por Flávio Dino para o STF.

Fator que também colabora para a escolha do ex-governador do Maranhão para a vaga de Rosa Weber é que existe uma ala do PT que acredita que, uma vez que Dino vá para o STF, deixará livre o caminho para a sucessão presidencial quando Lula deixar o Planalto.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS COM INFORMAÇÕES DO G1

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.