Acusação envolvia os senadores Jader Barbalho e Renan Calheiros, os ex-senadores José Sarney, Edison Lobão, Romero Jucá e Valdir Raupp e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Em 2023, a própria PGR passou a defender a rejeição da denúncia.

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou a denúncia contra integrantes do chamado “quadrilhão do MDB”, feita em 2017 pela Procuradoria-Geral da República. 

A acusação da Lava Jato envolvia os senadores Jader Barbalho e Renan Calheiros, os ex-senadores José Sarney, Edison Lobão, Romero Jucá e Valdir Raupp e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Em 2023, a própria PGR passou a defender a rejeição da denúncia, ao afirmar que foi feita com base apenas em delação premiada. O pacote anticrime, aprovado no Congresso Nacional, impede essa prática.

A defesa de Edison Lobão, José Sarney, Romero Jucá e Valdir Raupp afirmou que a acusação era uma denúncia política. A defesa de Renan Calheiros afirmou que a denúncia era vazia, equivocada e símbolo da criminalização da classe política. A defesa de Sérgio Machado não quis comentar.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.