Conheça os alimentos que você deve evitar no Natal e durante o Ano Novo. Mantenha distância deles e afaste o azar, segundo algumas crenças.

As festas de fim de ano são marcadas por grandes banquetes e comidas deliciosas. Alguns atribuem significados aos pratos, enquanto outros optam apenas pelos que agradam ao seu paladar. Porém, segundo algumas culturas, existem alimentos que trazem azar se servidos nas festas de fim de ano.

Por que alguns alimentos dão sorte e outros azar na virada?

As simpatias de fim de ano existem há tanto tempo que esquecemos como elas começaram, só seguimos sem pensar muito a fundo. Afinal, se funcionar para atrair sorte e prosperidade quem é que vai reclamar, certo? No caso das superstições de comida, a explicação para a maioria está nos simbolismos.

É comum que ingredientes tragam símbolos e significados desde a antiguidade por causa de lendas de fórmulas que supostamente funcionaram para curar alguma doença, trazer alguma fortuna e assim por diante. Em outros casos, as comidas são associadas a deuses, como a romã na mitologia grega, ou simplesmente analisadas de acordo com suas características, como a lentilha verde e redonda como uma moeda.

Confira quais são esses alimentos e o que levou ao surgimento desses mitos. Lembre-se que são crendices populares, e você é livre para preparar a sua ceia como quiser!

Alimentos brancos dão azar

Vamos começar com uma tradição vinda lá do Oriente. Na cultura chinesa, as cores dos alimentos são um grande negócio, especialmente durante o Ano Novo. Enquanto cores vibrantes como o vermelho e o dourado simbolizam sorte e prosperidade, os alimentos brancos são evitados.

Ou seja, o branco está associado à morte e ao luto, e, portanto, é considerado um presságio de má sorte nessas festividades. Então, se você quiser seguir essa tradição, é melhor deixar aquele arroz branquinho ou aquela fatia de pão de fora do seu prato de Ano Novo.

Peixes necrófagos

De acordo com a mesma tradição chinesa, nem todos os peixes são criados iguais quando se trata de sorte. Embora peixes em geral sejam considerados um bom sinal, há uma ressalva: fique longe dos peixes necrófagos ou daqueles que se alimentam de restos do fundo do mar

Esses peixes são vistos como portadores de problemas e má sorte. Logo, melhor escolher bem o seu prato de peixe este ano!

Lagostas e crustáceos

E por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre lagostas e crustáceos. Embora deliciosos, esses animais marinhos têm uma má fama em algumas culturas. Desse modo, na Áustria e em partes da Europa Oriental, acredita-se que comer lagosta na véspera de Ano Novo traz má sorte.

Isso porque esses animais se movem para trás, simbolizando retrocesso e dificuldades para o ano que está por vir. Da mesma forma, camarões e caranguejos também são considerados de má sorte.

Quais alimentos trazem azar no Ano-Novo?

E sobre o que não pode comer? Para começar, não existe nenhuma regra restrita sobre o que é permitido ou proibido ter. Tudo depende das suas crenças e se quer ou não seguir os costumes de fim de ano. Agora, se você é supersticioso e quer evitar qualquer símbolo ou alimento que possa trazer azar, você só precisa evitar dois tipos de comida: aves e frutas com espinhos.

Por que não pode comer aves na virada?

Pode parecer irônico, mas o peru de Natal, o Chester temperado natalino e o frango de todo dia podem ser ótimos na celebração dos dias 24 e 25 de dezembro, mas devem ser evitados na semana seguinte durante a virada. O motivo está no fato de que essas aves são animais que ciscam para trás e, por isso, elas simbolizam retrocesso.

Como a expectativa de todo mundo é que o ano seguinte vá para “frente” e traga novidades e coisas boas, muitas pessoas não comem frango no Ano Novo para evitar qualquer tipo de contratempo indesejado nos próximos 12 meses. Mas não precisa se preocupar que essa superstição vale apenas para a festa da virada. No resto do ano pode fazer as suas receitas com frango prediletas sem medo.

Por que não pode comer frutas com espinhos na virada?

A crença sobre as frutas com espinhos serem ruins para o Ano-Novo é menos conhecida do que a tradição de evitar as aves, mas ainda diz respeito a alimentos com um símbolo negativo para esta época do ano. Na natureza, os espinhos são mecanismos de defesa das plantas e podem ter esse símbolo de força.

Mas, no Ano-Novo, os espinhos lembram os obstáculos que temos que superar. Como ninguém quer passar por dificuldades, ou melhor, situações espinhosas, vale a pena deixar frutas com espinhos por dentro ou por fora, como abacaxi, pitaia e pequi, de fora da sua ceia do dia 31. Em vez disso, prefira frutas que dizem trazer sorte, como uva, romã e maçã.

Que carnes pode comer na ceia de Ano-Novo?

Se não pode comer frango e outras aves no Ano-Novo, o que servir como prato principal da ceia da virada? Qualquer outro tipo de carne serve, mas a mais indicada é a carne de porco. O porco é um animal que anda sempre para frente com seu nariz levantado, cheirando tudo ao redor em busca das melhores oportunidades. Por causa disso, pratos como o pernil recheado e
tender de Ano Novo, são bem tradicionais desta festa.

peixe é outro animal que está sempre nadando em frente e traz bom presságio para o ano seguinte, além de um bom sabor para a sua ceia. O bacalhau de Ano Novo é tão popular quanto o que é servido em outras festas como a Páscoa. Mas qualquer um serve, então pode optar por
Tipos de peixe-branco mais em conta para uma receita de peixe ao leite de coco, por exemplo. A carne vermelha de boi não faz parte de nenhuma tradição, nem positiva e nem negativa, então é mais uma opção de carne para sua ceia.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.