A cidade de Marília, a exemplo de outros grandes centros, tem se tornado o paraíso de golpistas que só nos últimos 3 meses provocaram um prejuízo que hoje ultrapassa a casa dos 300 mil reais para vítimas das mais diversas classes sociais.

Neste Dia do Consumidor, considerado a Black Friday do primeiro trimestre, é comemorado nesta sexta-feira (15/3) e foi recentemente incorporado pelos lojistas brasileiros como uma estratégia no calendário de vendas. De acordo com uma pesquisa da Nuvemshop, plataforma de e-commerce, o faturamento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), entre os dias 12 e 15 de março de 2023 chegou a R$ 37,4 milhões. Sendo que cerca de 34% desse valor foi atingido apenas no dia do consumidor.

Apesar da alta demanda e facilidade do público em aderir o e-commerce, uma pesquisa, divulgada pela OLX e outras empresas (AllowMe, iCarros, Itaú, Único, Who e Zoop), apontou que mais de 80 mil pessoas foram vítimas de golpes na hora das compras on-line, apenas entre janeiro a setembro de 2023.

Para Frederico Vargas Neto, diretor e coordenador de tecnologia da empresa Pampili, que comercializa calçados para crianças, os lojistas estão cientes das ameaças e prezam por implementar medidas de precaução constantes, porém ainda é necessário que os clientes se eduquem acerca dos perigos da internet. “Em um ambiente cada vez mais digital e dinâmico, é fundamental que os consumidores estejam cientes dos riscos e desafios que enfrentam durante o Dia do Consumidor”, explicou Frederico.

Medidas de proteção

Os especialistas Alexandre Assis, chefe de tecnologia da Social Digital Commerce, Joyce Pereira, executiva de experiência do consumidor, Rafael Figueiredo, especialista em contratos virtuais e CEO da D4Sign e Gabriel Scherer, sócio da QI Tech e especialista em tecnologia antifraude, falaram sobre medidas que o consumidor deve realizar para se proteger contra golpes e fraudes no Dia do Consumidor.

Confira:

  • Cheque a confiabilidade do site: verifique se a denominação da URL (link de um site) tem o item de segurança Https, representado pelo símbolo de um cadeado ao lado da sigla; Verifique se o site tem erros de digitação e é responsivo; localize o selo de certificação de segurança, geralmente disposto no rodapé dos sites; Use o siteconfiavel.com para verificar as métricas e a veracidade do site em que você deseja comprar.
  • Compras no Pix e Cartão de Crédito: verifique os dados da pessoa que vai receber a sua transferência; Tenha conhecimento de seus direitos caso sofra um golpe, entrando em contato com a sua instituição financeira.   
  • Sempre leia o contrato antes de assinar: apesar de comum, a prática de não ler contratos é perigosa. Os contratos são uma garantia para o vendedor e para o comprador, por isso ambas as partes devem estar em acordo com os termos. Se tiver alguma cláusula que necessite de esclarecimentos ou discorde, é importante verbalizar antes da assinatura.
  • Adicione barreiras de segurança: use biometria e autenticação em dois fatores no seu celular e outros dispositivos; Evite usar conexões de wi-fi públicas; Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos; Nunca compartilhe códigos de verificação; Se você receber uma mensagem suspeita afirmando ser de seu banco, não responda. Em vez disso, relate suas suspeitas nos canais oficiais.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.