A Polícia Militar, instituição com mais de 190 anos de existência, está presente no município de Marília desde o início de sua história. Há 86 anos, instalou-se na cidade um Destacamento Policial da Força Pública do Estado de São Paulo, à época subordinado à 2ª Companhia do 4º Batalhão de Caçadores, sediada em Bauru. Em 1958, esse Destacamento passou a ser a Primeira Companhia, sendo instalada à Rua Bandeirantes nº 40, local onde hoje está situado o edifício João Paulo II.

         Em abril de 1970, ocorreu a unificação da Guarda Civil com a Força Pública e, consequentemente, a criação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Assim, foi instalado em Marília o 37º Batalhão de Polícia Militar.

Polícia Militar começa a usar drone em operações na cidade - Notícias sobre  giro marília - Giro Marília Notícias

              No dia 02 de abril de 1971, foi inaugurada a nova sede do Batalhão em Marília, à Rua Capitão Alberto Mendes Júnior, que em 1975 passou a denominar-se 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, como é chamado até os dias atuais.

Registros de 'pancadões' explodem na região do 9º BPM/I • Marília Notícia
giro marília - Vídeo - PM de Marília escolta equipe e auxilia transplante  em São Paulo - Colunista polícia solidária - Colunista - Giro Marília  Notícias

Unidade tradicional da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o 9º BPM/I é responsável pelas Atividades de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública em 25 municípios da região Centro-Oeste Paulista, a saber: Marília, Vera Cruz, Garça, Gália, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Fernão, Oscar Bressane, Echaporã, Parapuã, Oriente, Pompeia, Quintana, Herculândia, Tupã, Iacri, Arco Íris, Queiroz, Bastos, Quatá, Borá e Rinópolis; prestando serviços à população por meio dos Programas de Policiamento de Rádio Patrulha, Policiamento com Motocicletas, Policiamento de Trânsito e Policiamento de Força Tática.

O Batalhão conta com os programas de policiamento comunitário, radiopatrulha, rondas ostensivas com apoio de motocicletas, força tática, policiamento escolar, além das modalidades a pé, montado e com apoio de cães. 

Sérgio Nonato volta ao comando do 9º Batalhão - Agora no Interior

 Além de realizar o policiamento ostensivo, o 9º BPM/I e realiza ações de natureza social e programas educacionais, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência) e o JCC (Jovens Construindo a Cidadania). Conta ainda com projetos sociais executados por policiais militares voluntários, que trabalham em seus horários de folga, a fim de reforçar a cidadania e resgatar a dignidade de pessoas carentes, visando sua inclusão social.

Força Tática de Marília é homenageada pelo Comando Geral da PMESP –  Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Desta forma, fica evidenciado que a preocupação principal do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, seja cumprindo sua missão constitucional através do policiamento ostensivo preventivo, seja realizando ações institucionais ou inerentes, que visem o bem estar e segurança da sociedade com o empenho total de seus militares junto à comunidade com o foco da promoção da paz, do bem-estar social e da justiça.

Batalhão da PM de Marília e região conquista prêmio de qualidade • Marília  Notícia

Merecedor de destaque entre as organizações policiais militares que buscaram reconhecimento pela excelência na gestão pela qualidade, com base em critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, foi agraciado com diversas certificações do Prêmio Polícia Militar de Qualidade (PPMQ), concedidas nos ciclos dos anos de 2003, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2016, 2017, 2018 e, no último ciclo, em Grau Prata, em 2019.

O 9º BPM/I coloca-se à disposição de toda a comunidade, e a agradece pela interação em prol da Segurança Pública, fator preponderante para a manutenção da ordem e tranquilidade na região. Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA desde já, se congratula com os valorosos heróis deste batalhão que prezam pela segurança de Marília e região com honradez, valentia, bravura, princípios e sintonia com a comunidade. Aproveita a oportunidade para reiterar aqui os votos de elevada estima e distinta consideração pelos seus 51º aniversário em nossa cidade e região.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.