Quando fizer o bem, faça aos poucos. Quando for praticar o mal, fazê-lo de uma vez só. Frase célebre de Nicolau Maquiavel, Filósofo, historiador e um mago para a conduta de muitos atores políticos

Maquiavel inaugurou a ideia de valores políticos medidos pela prática e utilidade social – um discurso que pode ser apropriado por governantes que roubam, mas fazem.

Em O Príncipe, ele mostra que a quebra de promessas, a mentira, a dissimulação e até o assassinato de inimigos são intrínsecos à política, embora não recomende adotar a maldade como regra (apenas porque a maldade pode enfurecer o povo e trazer instabilidade, o que não é desejável). Os fins justificam os meios, frase que não consta no livro e que nunca foi escrita por Maquiavel, se tornou o melhor resumo do seu pensamento. Com um adendo importante: a política talvez seja um fim em si mesma.

Essa introdução se justifica para entender melhor o que está acontecendo na vizinha cidade de Vera Cruz, distante de Marília, pouco mais de 17 quilômetros. Para se voltar a cena, vale qualquer coisa. Não importa os meios, o importante e conseguir chegar ao poder.

Nesta hora, não importa quem está na frente, pois o rolo compressor do mal, segue a risca os ensinamentos de Maquiavel. Deixa se a entender que “na política não tem lugar para bonzinho e ponto final”. SERÁ?

Uma iniciativa do Prefeito Davoli em inaugurar uma unidade de saúde em uma região com demanda comprovada e, ao mesmo tempo, homenageando um dos maiores benfeitores da cidade com reconhecimento da classe médica de toda a região, acabou por gerar um vídeo maldoso de um pretenso pré-candidato a vereador agredindo verbalmente o renomado médico Dr Rafael Marchioni.

Nas redes sociais, este foi o assunto principal da semana, onde os munícipes se manifestaram de forma revoltada com a postagem ofensiva do autor e, ao mesmo tempo, enaltecendo a iniciativa da administração municipal em prestar uma homenagem ainda em vida a este ilustre octogenário, conceituado profissional da área médica, com uma folha inquestionável de serviços prestados a toda a população.

Pai adotivo de 4 filhos, Dr. Rafael Marchioni coleciona histórico na maioria dos lares da cidade. Com sua simplicidade e cordialidade sempre atendeu a todos e ao longo de sua vida construiu um legado de conduta proba se aliando a pessoas íntegras com o visão do bem comum

Médico Dr. Rafael Marchioni de Vera Cruz emite carta aberta repudiando ataques injustificados

Comunidade e colegas de profissão manifestaram apoio ao médico alvo de críticas infundadas, após homenagem do Prefeito Davoli da cidade de Vera Cruz

Em meio à controvérsia desencadeada pelos recentes ataques proferidos pelo senhor Carlos Santos, em um vídeo no YouTube, que ofendeu a honra do respeitado Dr. Rafael Marchioni, o médico decidiu manifestar-se publicamente através de uma carta aberta.

Esta carta veio como resposta aos comentários difamatórios e desprovidos de fundamento proferidos por Carlos Santos, popularmente conhecido como “Carlão da Laje”.

O motivo da polêmica foi a homenagem prestada ao Dr. Rafael pelo Prefeito Davoli, que decidiu nomear uma nova unidade de saúde na Zona Sul da cidade em sua honra. A justificativa do prefeito foi a crença de que é essencial homenagear pessoas da comunidade em vida, um gesto que recebeu apoio da comunidade.

Na carta, Dr. Rafael expressou sua profunda decepção diante das palavras ofensivas de Carlos Santos, destacando que tais ataques não atingem apenas a sua pessoa, mas também desrespeitam toda a comunidade de Vera Cruz e todos aqueles que, como ele, dedicam suas vidas ao serviço do próximo.

“Repudiamos os ataques desferidos contra o Dr. Rafael Marchioni por um indivíduo sem escrúpulos, que acha que pode ofender todas as pessoas de bem de nossa cidade”, destacou trecho da carta. O médico reforçou seu compromisso com a comunidade, assegurando que continuará a exercer sua profissão com dedicação e comprometimento.

A carta de Dr. Rafael recebeu apoio unânime da comunidade de Vera Cruz, assim como de seus colegas de profissão, que ressaltaram a integridade e o profissionalismo do médico ao longo de sua carreira. Nas redes sociais e em manifestações públicas, inúmeras pessoas expressaram solidariedade ao médico, condenando veementemente as ações de Carlos Santos.

Diante desse cenário, a comunidade de Vera Cruz reafirmou seu apoio irrestrito ao Dr. Rafael Marchioni, reconhecendo seus inestimáveis serviços prestados à cidade e repudiando veementemente qualquer forma de ataque ou difamação contra ele e outros cidadãos de bem.

NO CONCLUSIVO. Quantos e quantas pessoas se foram deste mundo sem uma digna homenagem em vida? Após uma lápide fria teria algum valor? Será que a mesquinharia política está acima da valorização de um ser humano que passou a vida se dedicando ao próximo?

Por sua vez, fico vislumbrando o tanto que gratificante seria receber a homenagem em vida. Imagina saber que passaria a dar nome a um local. Só poderia fazer bem a esta pessoa. Por isso, penso que todas as celebrações são merecidas, principalmente, se o homenageado conseguir participar. É uma regra universal. Não vale apenas para ídolos. Mas, para toda a sociedade, especialmente, parentes e amigos. Pense nisso.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.