Marília realmente é uma cidade privilegiada quando o assunto é esporte, mesmo sem o merecido apoio da administração municipal. No último final de semana ( 7 à 10 de setembro ), a cidade de Praia Grande foi sede do Campeonato Pan-americano de Powerlifting. A competição foi realizada no Ginásio da Secretaria de Esportes e Lazer localizada à Rua João Balbino Corrêa, 251 – Bairro Tupi.

Lá estava Antonio Pereira, em meio aos quase 250 atletas que tinham como único objetivo o podium das medalhas. Antonio ´na realidade é da cidade de Mococa, mas, durante a semana trabalha em Marília e realiza seus treinamentos especiais na academia Forma e Força, zona norte da cidade.

Apenas para atender a disputa, o Powerlifting, também é chamado de levantamento básico onde o objetivo competitivo é realizar uma repetição máxima com três tentativas no agachamento, supino e levantamento terra. O intuito da modalidade é melhorar o rendimento das manifestações de força máxima e de potência muscular.

Este Pan-americano foi promovido pela Global Powerliting Committe que é uma das maiores Federações do Esporte de Força do Mundo, presente em 50 países. Esta foi a grade programada de competições;

Dia 7 – 9h
Teen – Jr -Master – Equipado

Dia 8 – 9h
Open

Dia 9 – 9h
Feminino (Todos Raw e Equipado)
Deadlift Feminino (Todos)

Dia 10 – 9h
Supino Raw (Todos)

O Campeonato Pan-americano de Powerlifting teve o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Praia Grande e a entrada foi gratuita. Já o nosso atleta como já citamos, é de Mococa, distante 382,5 quilômetros de Marilia. O mesmo presta serviços para uma empresa terceirizada em uma grande indústria alimentícia da cidade.

Nossa reportagem conseguiu com exclusividade uma entrevista com o novo campeão que nos relatou a sua alegria, gratidão aos patrocinadores e as dificuldades enfrentadas para competir.

“Não é fácil, mas, todo sacrifício valeu a pena. Como eu já falei, eu sou de Mococa, mas trabalho e treino durante a semana aqui em Marília com o meu Professor Marcos que também é aqui da cidade e da academia onde eu realizo os treinamentos. O apoio que eu tenho é da Ideia uniformes, da Leão D. da cidade de Mococa, da Canhão da cidade Monte Alto e assim a gente vai lutando e tentando se superar a cada competição”, comentou.

Para Antonio Pereira, o podium já não é tão estranho em seu curriculum. Ele já foi 12 vezes campeão paulista, 9 vezes campeão brasileiro, campeão Sul Americano e agora campeão do Pan Americano, sendo que em 2014 conquistou o vice campeonato mundial.

O que é o Supino Raw 

Supino é um movimento que integra o powerlifting, que mede a força dos membros superiores. Para a realização desse movimento, cada atleta tem até três chances.

O campeonato consiste em levantar a maior quantidade de peso possível, em um movimento completo do supino reto, seguindo as normas da competição e respeitando os colegas. O participante poderá inscrever-se nas categorias de supino de acordo com o peso. No caso de Antonio Pereira, o mesmo levantou 220 kilos raw, de acordo com a sua categoria que é até 125 kg de peso corporal. 

O próximo desafio será em nos dias 8 e 9 de outubro na cidade de São Sebastião, também na baixada santista, onde Antonio Pereira lutará pelo tricampeonato nos jogos abertos.

DIRETO DO PLANTÃO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.