A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.

Após polêmica, Porto Alegre terá passe livre no domingo de eleição

Porto Alegre terá passe livre no domingo (2) de eleição. A informação foi apurada pelo colunista de GZH Jocim’ar Farina H e divulgada no Gaúcha +, da Rádio Gaúcha, por Paulo Germano. O impasse se dá desde quarta-feira, quando o tema veio à tona, mesmo tendo sido aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Sebastião Melo, em dezembro de 2021.

Ontem, quinta-feira (29), no final da tarde, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Idenir Cecchim, o prefeito Sebastião Melo, e o procurador-geral Marcelo Dornelles, concederam entrevista coletiva, na sede do Ministério Público, para anunciar a solução para o impasse envolvendo a gratuidade do transporte público municipal. Para usufruir do benefício, o usuário precisará apresentar o título de eleitor na roleta.

Em princípio, quem irá bancar os custos do funcionamento no dia será o cofre municipal. Contudo, o Executivo se reunirá com as concessionárias que operam em Porto Alegre.

Prefeito do Rio também anuncia transporte gratuito para eleitores no domingo (2)

notice

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou em seu perfil no Twitter que os eleitores e eleitoras da cidade terão direito a transporte público gratuito, das 6h às 20h, no próximo domingo (2), dia do primeiro turno das eleições deste ano.

“Vamos fortalecer a festa da democracia.  No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio NÃO SERÁ COBRADO.  Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos.  Vamos exercer nosso direito democrático”, diz a postagem de Paes.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.