Uma mudança recente no cálculo do score da Serasa vem beneficiando muitos brasileiros. Isso porque além dos critérios já utilizados anteriormente para o cálculo, agora alguns outros requisitos também estão sendo levados em consideração.

Ou seja, agora a análise de crédito também observa dívidas ou pendências; responsabilidade com crédito e relacionamento com as empresas. Por conta dessa mudança, muitas pessoas tiveram a sua pontuação de score elevada repentinamente, isso porque o histórico de dívidas tornou-se menos relevante. Agora, os bons hábitos como bom pagador são mais importantes para a pontuação.

Dessa forma, a companhia também avalia se o consumidor paga as suas contas em dia e o tempo de atraso no pagamento, caso ocorra.

A importância de ter uma boa pontuação

Manter uma boa pontuação na Serasa é muito importante, pois é por meio da plataforma que muitas instituições irão avaliar se podem confiar no seu perfil de pagador para te oferecer seus serviços, como empréstimos, cartões de crédito e financiamentos.

Caso a sua pontuação seja muito baixa, as empresas podem avaliar seu perfil com alto risco de inadimplência. Sendo assim, quando você solicitar algum dos seus serviços, é muito provável que ele seja recusado.

Além disso, mesmo que seu nome não esteja “sujo” na Serasa, uma pontuação ruim ainda pode prejudicar suas solicitações de crédito. Isso acontece porque mesmo estando em dia com seus pagamentos, a sua conduta como pagador pode ser ruim.

Como é avaliada a pontuação de score na Serasa

O cálculo de score é uma medida criada pela Serasa para avaliar se a pessoa paga suas contas em dia ou não. Por meio desse cálculo, as empresas conseguem avaliar se é possível confiar no cidadão para oferecer os seus serviços.

A pontuação, que vai de 0 a 1000, é avaliada da seguinte forma:

  • Baixo: 0 a 300 pontos;
  • Regular: 301 a 500 pontos;
  • Bom: 501 a 700 pontos;
  • Muito bom: 701 a 1000 pontos.

Se você quer conferir como anda seu perfil de pagador e se a sua pontuação mudou depois dessa nova fórmula de cálculo, basta acessar o app da Serasa, disponível para Android e iOS, e fazer login com o seu CPF. Se ainda não tiver uma conta, basta cadastrar um perfil no site. A pontuação aparece na tela inicial do aplicativo.

Aumento do score de crédito: confira o requisito para seu score subir

O aumento do score de crédito é importante para quem pretende realizar um empréstimo, fazer um financiamento ou ter as melhores taxas de juros no mercado financeiro. Isso porque ele funciona como um termômetro da capacidade de pagamento de uma pessoa.

Porém, é comum alguém possuir uma boa movimentação financeira e não ter o score de crédito alto. Por isso, separamos essa dica infalível para o aumento do score de crédito. Confira conosco!

Como funciona a queda ou o aumento do score de crédito?

Órgãos de proteção ao crédito como o SPC, Serasa e outros acessam o histórico do consumidor ao longo dos anos para criar um ranking que vai de 0 a 1000.

Quanto mais próximo do score máximo, maiores as chances de créditos mais baratos e da capacidade de adimplência de um consumidor. Por outro lado, o contrário indica cuidados com as finanças.

Para se chegar ao número do score de crédito, são avaliadas informações como, por exemplo: inadimplência, protestos em cartórios de dívidas, cheques devolvidos, ações judiciais e outros.

Dica infalível para aumentar o score de crédito

Primeiramente, é importante explicar que não existe nenhuma maneira milagrosa de aumentar o score de crédito do dia pra noite. Ou seja, é um procedimento que deve ser regular e frequente, por isso, desconfie de golpes que prometem mudar o seu score rapidamente.

A dica aqui é sobre o cadastro positivo, ativo no mercado financeiro desde 2021 e que pode dar aquela turbinada no score dos adimplentes. Isso porque ele registra nos órgãos de proteção as suas boas práticas de pagamento, como, por exemplo:

  • O uso consciente do cartão de crédito e pagamento em dia;
  • Quitação de contas recorrentes, como água, luz e internet em seu nome;
  • Antecipação de contas e outros.

Como todos os itens somam pontos a favor para o aumento do score, usar o cadastro positivo é uma ótima forma de ampliar o seu índice de pagamento.

Como fazer o cadastro positivo?

O Cadastro Positivo é simples de fazer e precisa apenas do acesso ao app ou site do Serasa. Ao acessar, você precisa autorizar que instituições tenham ciência do seu histórico. Além disso, é importante manter os dados atualizados.

Por sua vez, o SPC também possui o Cadastro Positivo e se cadastrar em ambas plataformas irá contribuir para o aumento do seu score de crédito. Por fim, lembre-se que apenas essa medida não é suficiente, por isso, mantenha as contas em dia, negocie possíveis inadimplências e faça um consumo consciente do seu dinheiro e crédito.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.