Lenda do rock, músico teve meningite bacteriana e morreu ‘pacificamente’, de acordo com a família

O guitarrista Jeff Beck, um dos maiores ícones do instrumento na história do rock, morreu na última terça (10), aos 78 anos, em Surrey, na Inglaterra, após contrair uma meningite bacteriana. A informação foi divulgada pela conta oficial do britânico no Twitter.

“Em nome de sua família, é com profunda e intensa tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”, diz a publicação. “Após contrair repentinamente uma meningite bacteriana, ele morreu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda.”

Beck nasceu em 1944, em Wallington, no sul de Londres. Ele começou a carreira como músico de estúdio até que, em 1965, assumiu o posto de guitarrista da banda Yardbirds, substituindo Eric Clapton. O grupo, ícone do rock inglês nos anos 1960, ficou marcado na história por ter em suas formações três dos grandes guitarristas do gênero. Além de Beck e de Clapton, o integrante do Led Zeppelin, Jimmy Page, também fez parte da banda.

Beck ficou pouco tempo nos Yardbirds – apenas 20 meses -, mas foi durante sua passagem que o grupo lançou suas músicas mais conhecidas, como o álbum “Roger the Engineer”, de 1966. Ele saiu da banda no mesmo ano, após algumas rusgas com outros integrantes em uma turnê pelos Estados Unidos.

Mas foi com o Jeff Beck Group e em carreira solo que o músico fez fama, a partir do fim da década de 1960. O álbum “Truth”, de 1968, marcou a estreia solo do guitarrista, influenciando o que seria o heavy metal, anos depois.

Morre Jeff Beck, um dos maiores guitarristas de todos os tempos - Foto: Reprodução Instagram/jeffbeckofficial
Jeff Beck é o deus do rock para Alice Cooper

O Jeff Beck Group, logo em sua primeira formação, a banda contava com Rod Stewart, então desconhecido, como vocalista, e Ron Wood, que viria a tocar nos Rolling Stones, na guitarra. Eles lançaram álbuns no começo dos anos 1970, com diferentes formações.

Mas Beck se afirmou como artista solo na década de 1970, com seus álbuns mais famosos -“Blow by Blow”, de 1975, produzido por George Martin, e “Wired”, de 1976. Foi a era que marcou sua transição para um estilo de rock mais instrumental, na fronteira com o jazz, obtendo sucesso comercial apesar disso.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.