É sempre bom recordar e o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, apesar de ser um dos caçulinhas em meio há mais de um duzia de portais de notícias na cidade, se tornou especialista nesta sessão flash-back das informações, principalmente do polêmico e demagogo meio político que impera há décadas na terra de Bento de Abreu.

Retornando no túnel do tempo, chegamos na manhã do dia 7 de março de 2018, portanto há mais de 5 anos, quando a administração municipal convocou uma coletiva de imprensa para anunciar o projeto executivo do Contorno da rodovia BR-153 em Marília. O ato foi amplamente divulgado com fogos de artifício e chuva de confetes pelos veículos de comunicação patrocinados com verbas publicitárias. Ocorre que, como quase tudo em Marília, não passou de mero discurso, pois até a presente data, nenhuma palha foi movida neste sentido.

A construção sem dúvida nenhuma é de substancial importância, pois tiraria o fluxo da zona urbana, mas foi apresentada sem quaisquer garantia, pois os autores do projeto não se sabiam de onde sairia o dinheiro, e deixaram bem claro, que não existia prazo para início ou término da tão sonhada obra. Segundo levantamento realizado, em caso de aprovação seriam necessários pelo menos dois anos para desapropriações e licenças e mais cinco anos para execução.

A BR-153 é a quarta maior rodovia do país e liga o Rio Grande do Sul ao Pará, mas é descontinuada quando passa por Marília. Os usuários da rodovia federal, quando chegam no município, precisam acessar a SP-333 e a SP-294 para voltar à BR-153 em qualquer um dos sentidos, Sul ou Norte. Na realidade, foi mais um protocolo de intenções, onde se “faria necessário uma mobilização dos prefeitos da região e pelos menos um deputado “daquilo roxo” para brigar pela inclusão da obra do Contorno da BR-153 em Marília na agenda dos próximos anos.

Pelo que apuramos, a Transbrasiliana até demonstra interesse na construção, mas a obra não está no contrato e implicaria com certeza em aumento de tarifa de pedágios. A entrega do projeto executivo dela constava em contrato da concessionária Triunfo Transbrasiliana, iniciado em 2008 e com validade até 2033.

Em 9 de março de 2021, ano pré-eleitoral, um novo capítulo, onde ocorreu o lançamento do “Movimento Duplicação da BR153”. O encontro aconteceu no auditório do 2º andar da Prefeitura de Marília e sendo consta no site oficial, se tratava de uma iniciativa para acelerar a autorização e início das obras de duplicação e modernização de uma das rodovias mais importantes do Brasil, a famosa BR153. No pomposo evento, a presença do prefeito Daniel Alonso, anfitrião do evento, o deputado federal Capitão Augusto; e a então suplente a deputada estadual Dani Alonso.

Na cena final, coincidência ou não, em decisão publicada na portaria de 29 de março de 2023 o Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento administrativo que visa acompanhar e fiscalizar as atividades relacionadas ao Projeto deste Anel Viário, acrescentando ainda; duplicação, terceiras faixas, investimentos obrigatórios, manutenção da via e o mau estado de conservação da pista de rolamento da rodovia Transbrasiliana (BR-153) em Marília. Enfim, uma novela que não se acaba e expões cada vez mais a cidade aos inúmeros registrados na RODOVIA DO CONTORNO OU TRANSTORNO, como queiram, que na realidade deveria ser transformada em via urbana.

SE AQUI NÃO ACONTECE: Cidade de Assis e Lins já trabalham na implantação de seus respectivos acessos facilitados (Anel Viário).

Se em Marília a coisa não anda, cidades de menor porte fazem acontecer, como, por exemplo, Assis, distante 93 quilômetros de Marília. Mesmo com a noite mais fria do ano, cerca de 70 pessoas, participaram na terça-feira, 17, da reunião promovida pela gestão pública do município de Assis, na chácara do ex-vereador José Luiz Garcia, visando apresentar para os moradores da região, das Águas do Matão, Pavão, Jacu e Cabiúna, o Plano de Construção do Anel Viário que ligará as regiões Sul e Norte da cidade.

A Supervisora Técnica de Planejamento, Sônia Spera apresentou o projeto, e explicou aos presentes, todos os processos para a construção dessa grandiosa obra, que vai permitir o crescimento da cidade de forma planejada e organizada. Ela ressaltou ainda que os recursos municipais a serem utilizados já estão previstos no Plano Plurianual e devem respeitar todos os protocolos ambientais. 

“Esta é uma obra com visão no futuro, pois estamos projetando uma cidade organizada e garantindo a mobilidade urbana segura e de qualidade para toda a população, além de trazer o progresso para essa região” destacou Sônia.

O prefeito, José Fernandes comentou que a obra de construção do Anel Viário (Eixo Sul e Eixo Leste) estará obedecendo todas as normas ambientais e estruturais, e todas as leis vigentes. “Assis não pode perder a oportunidade de avançar e desenvolver, e contamos com o bom senso dos vereadores, pois esse projeto depende da autorização da câmara para que a prefeitura faça a aquisição dos recursos para execução da obra” explicou. 

Mais sobre o projeto:

O anel viário de Assis, terá 10,7 quilômetros de extensão, com início no acesso à Rodovia Miguel Jubran, perto do antigo Frigorífico Cabral, passando por diferentes bairros até chegar ao loteamento Damha.

O investimento para infraestrutura é proveniente do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento na Modalidade Apoio Financeiro (FINISA) e o valor total da obra é estimado em R$ 40.000.000,00 e serão executadas em etapas, com projetos de desapropriações, obras de drenagem e sinalização viária.

Obra em Lins abrirá um novo corredor de desenvolvimento.

A empresa Renea Infraestrutura S.A. chega ao quarto mês de obras (terraplanagem e infraestrutura para escoamento de água) na Perimetral do Elefante Gastão Luiz Schueler Moura, também chamada de anel viário.

Segundo o contrato assinado com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), no valor de R$ 34.315.731,89, o prazo de execução é de 12 meses, a contar do dia 25 de novembro do ano passado. O prefeito dr. João Pandolfi disse ontem que visitou o canteiro de obras há alguns dias e ficou animado com o ritmo do trabalho.

A obra está inserida no lote 23 – Estrada Vicinal LIN-251 – trecho SP-300/Aeroporto com extensão total de 8,680 quilômetros. A estrada nasce na cabeceira do aeroporto Lucas Nogueira Garcez e vai até a Rodovia Marechal Rondon. A obra, porém, foi iniciada a partir da rodovia.

Área empresarial

O prefeito disse em coletiva de imprensa que na atualização do Plano Diretor está reservada uma importante área nas margens da Perimetral para a instalação de empresas. O anel viário vai desviar o tráfego de caminhões pesados das ruas centrais cidade, mas, também, abrirá uma artéria de desenvolvimento naquela região.

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